Aliança de compromisso.
FOTO: Freepik.

Uma dúvida que pode surgir nos casais é o que leva a aliança de compromisso ser prata. Essa dúvida surge, especialmente, pelo fato da aliança de noivado e a aliança de casamento serem quase sempre de ouro.

Por isso nesse post, vamos contar porque a aliança de namoro é sempre de prata ou pelo menos prateada. 

Aliança de namoro X Aliança de compromisso

Segundo a tradição, a aliança de compromisso é usada no dedo anelar da mão direita. E posteriormente a aliança de noivado substitui a antiga aliança de namoro, quando o compromisso fica mais sério.

A aliança de compromisso simboliza um amor recente, porém sério o suficiente para ser oficializado através da joia. E quase sempre a peça é feita de prata. E, certamente, há um significado por trás dessa escolha.

Antes de saber por que a aliança de compromisso é prata, vamos esclarecer um ponto nesse artigo. Os termos aliança de namoro e aliança de compromisso são sinônimos. Portanto, falar sobre aliança de namoro é o mesmo que falar sobre uma aliança de compromisso.

Geralmente, essa é a primeira joia que o casal troca com um propósito: demonstrar o amor e a fidelidade através de um elo material. Elas representam uma forma espontânea e legítima de um casal confirmar seu compromisso.

Significado da aliança de compromisso

Assim como a aliança de casamento significa o elo, a fidelidade e o amor infinito do casal, a aliança de compromisso também representa esses sentimentos. Entretanto, como o acessório aparece em um período inicial na vida do casal o ouro não é utilizado. Tradicionalmente, o metal nobre escolhido para a aliança de compromisso é a prata.

A prata também é um metal muito nobre, como já é conhecido. E peças feitas de prata 925 ou 950 são classificadas como joias. Por outro lado a prata é muito mais acessível do que o ouro, afinal ela é encontrada com muito mais abundância no mundo e por isso tem um preço mais atraente.

De acordo com a opinião de alguns especialistas da joalheria, a prata é escolhida para a aliança de compromisso por ter esse caráter de joia e também por ter um preço mais acessível, que permite que o casal invista no anel, ainda durante o namoro.

Aliança namoro prata
Segundo a tradição, durante o noivado e casamento a aliança é de ouro. Por outro lado a aliança de compromisso é quase sempre de prata

Além disso, trocar alianças de prata é um ato simbólico muito importante. As alianças de compromisso de prata representam que a peça é uma joia, portanto tem seu valor material. Além de todo o significado simbólico por trás da peça, que demonstra união, afeto e compromisso de ambas as partes do casal.

É recomendado que a aliança de compromisso seja de prata. Entretanto, hoje em dia a aliança pode ser uma semijoia com banho de ródio, feita de aço cirúrgico ou de tungstênio. Mas para seguir a tradição por trás da peça, independente do material de composição, a aliança de compromisso deve ter a cor prateada.

Alianças de noivado

Além da importância de marcar o vínculo do casal desde o momento do namoro, a aliança é uma maneira de informar à todos sobre o compromisso entre duas pessoas. Então, historicamente, a aliança de casamento é de ouro. É mais comum ver o banho do ouro amarelo, porém existem alianças de ouro branco e também de ouro rose.  A aliança de noivado, geralmente, é a mesma que a do casamento.

A única diferença é que a após o matrimônio confirmado a aliança que antes era usada no anelar da mão direita, passa a ser usada no anelar da mão esquerda. Então, a primeira aliança a ser trocada pelo casal é a aliança de compromisso. Depois no pedido do noivado, são trocadas alianças já de ouro, que provavelmente serão as mesmas do casamento. Tudo depende da vontade dos noivos.

Anel Solitário

O anel solitário já faz parte do pedido de noivado de culturas norte americanas e europeias. Entretanto, no Brasil fazer o pedido de casamento com o anel solitário ainda não é muito popular. Algumas noivas optam por usar a aliança de noivado e também o solitário. Ainda assim, há uma tendência das brasileiras aumentarem cada vez mais o uso do solitário.

Aliança de namoro alternativa

Entre alguns apaixonados que com certeza curtem misturar uma tradição com modernidade, vemos uma tendência de usar piercings no lugar da aliança. Diferente da tatuagem, os piercings podem ser removidos com mais facilidade e sem deixar cicatrizes permanentes na pele dos casais. Alguns casais arriscam fazer as tatuagens. Embora seu valor simbólico seja muito grande, em caso de um término inesperado o processo para remoção é longo e um pouco caro.

Piercing foto casal
Alguns casais escolhem o piercing para substituir o par de alianças/ Reprodução: piercings foto

No caso dos piercings, mesmo sendo um acessório “permanente”, se houver término é mais fácil tirá-lo e com certeza menos doloroso. E por outro lado, o piercing tem uma vantagem sobre o anel.  Caso você o use, não é necessário tirar e por o acessório a todo momento. Por isso, esse é o acessório perfeito para os apaixonados mais radicais e intensos. Será que essa moda pega?

Leia também: A história e o significado da aliança de casamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *