Com certeza você já viu milhares de dicas na internet sobre como limpar prata e como limpar ouro. Inclusive, aqui mesmo no blog nós já falamos sobre isso mais de uma vez. Porém, você já parou para pensar em quais são as melhores formas para limpar semi joias? Provavelmente não, certo? Por isso, nesse post, nós que adoramos semijoias, vamos te contar o que você pode fazer e o que você não pode fazer para limpar semi joias.

Claro, que limpar prata e limpar ouro é uma urgência que surge logo que a peça começa a ficar com um aspecto menos nobre, escuro ou esverdeado. Isso porque ninguém espera que uma joia possa ficar dessa forma. Entretanto, assim como qualquer outro objeto as joias também sujam. Especialmente, quando são submetidas a condições adversas. E com dicas fáceis é  muito fácil limpá-las e recuperar seu aspecto nobre.

Com as semi joias não é muito diferente. Embora a maioria das peças sejam feitas em liga metálica, elas possuem camadas generosas de banho de metais nobre. Por isso, elas possuem esse aspecto brilhante e sofisticado, como as joias. Porém, as semijoias também sujam com o passar do tempo e com o uso intenso.

E quase sempre quando elas começam a mudar de aspecto, é porque a peça está suja e com uma limpeza básica é fácil recuperar sua aparência deslumbrante. Mas como as semijoias possuem essas camadas de banho, limpar semi joias é um pouco mais delicado. Então, veja como limpar semi joias e preservá-las melhor.

Como limpar semi joias com facilidade

Então, vamos direto ao ponto: para limpar semi joias você não vai precisar de nada extraordinário. Nada de misturinhas ou produtos caseiros que usamos diariamente ou para limpeza de prata e ouro. Para limpar semi joias você só vai precisar de uma flanela. O ideal é usar a flanela mágica, pois ela tem um pozinho que facilita a limpeza das semijoias. A flanela mágica pode ser encontrada facilmente na internet e também em algumas joalherias. Veja o passo à passo:

  • Passe a flanela mágica sobre a peça fazendo movimentos suaves
  • Cuidado com a pressão colocada na flanela, passar o pano muito forte pode danificar o banho
  • Pense que sua intensão é tirar uma sujeira superficial, então faça movimentos leves nas partes principais da semijoia
  • Não utiliza água ou produtos químicos

Atenção com os produtos nas semi joias

Na hora de limpar semijoias não é recomendado usar nenhum tipo de produto. Mesmo que para peças de prata, truques como creme dental branco ou bicarbonato de sódio sejam excelentes, para semijoias eles não são recomendados.

Produtos químicos como álcool, acetona, removedor ou desinfetantes podem danificar sua semijoia, de modo que não haja chance de recuperar. Portanto, não use esses produtos na suas peças.

Além disso, cosméticos também podem danificar e muito as suas peças. Por isso, evite passar perfume, cremes e maquiagem na região da semijoia. Dessa forma, você vai evitar danos futuros.

Armazenamento correto das semi joias

Antes de se preocupar com a limpeza, pense que é super necessário guardar as semijoias corretamente. Então, evite deixá-las todas juntas em amontoados. Procure manter cada peça separada e de preferência em saquinhos ou caixinhas individuais. Então, uma boa dica é mantê-las nos próprios saquinhos de suede,como os da Waufen

Dessa forma, evita que a peça embarace caso seja um colar, ou que as pedras percam seu brilho intenso. Além disso, se evita danos maiores como amassados e arranhões. E ao guardar a semijoia já usada, se você puder fazer a limpeza antes é ainda melhor. Pois, a peça não é guardada suja.

Tendo esses cuidados suas semijoias vão durar muito mais tempo. Além disso, a beleza e o brilho serão preservados por muito mais tempo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *