Tipos de corrente
FOTO: Freepik.

Na joalheria existem muitos termos específicos que às vezes precisam de um esclarecimento. Um desses pontos é justamente a diferença entre os tipos de correntes que encontramos disponíveis. Então, se você ama usar colares, mas não entende muito os termos relacionados à eles, acompanhe o post para sanar todas suas dúvidas sobre esse assunto!

Já para um primeiro esclarecimento, vale dizer que o termo mais comum utilizado para denominar esses tipos de correntes é malha. Portanto, falamos que a malha de tal corrente é x, y ou z. Esse termo serve para se referir especificamente ao tipo de corrente, suas formas e o aspecto final que elas têm. Então, ao falar sobre um tipo de colar temos alguns aspectos a considerar:

  • Banho da peça– pode ser ouro, prata, ródio etc
  • Composição– pode ser metais nobres como ouro e prata, aço ou outros materiais
  • Malhas da corrente– diversos tipos de formação que compõe a corrente
Tipos de corrente
Existem vários tipos de corrente, é importante levar em conta seu estilo e a ocasião para fazer uma escolha
Tipos de corrente elos
Alguns tipos de malhas de correntes

Muitos desses tipos de correntes são criados nos primórdios da Era Comum, inclusive na época do renascimento por ourives italianos. Outras são mais contemporâneas a nossa época. Entretanto, cada uma tem uma beleza diferente que se sobressai. Então, entre essas formações, há nove tipos principais de malhas que vamos apresentar a seguir:

Groumet

Esse é um dos diversos tipos de corrente mais populares. A corrente é composta de elos longos, que podem até mesmo serem duplos e também apresentam uma característica bem marcante. São elos com espessura mais grossa.

Corrente Groumet
A corrente estilo groumet se tornou uma das mais populares

Cartier

Corrente Cartier
Então esse é um exemplo de corrente ao estilo Cartier, um clássico!

A corrente Cartier foi criada por Louis Cartier e é dona de um estilo muito único. A Cartier foi precursora de muitas ideias incríveis que se tornaram ícones na alta joalheria. Uma delas foi justamente esse tipo de corrente. Na corrente Cartier, os elos são levemente achatados e ao longo de toda corrente eles são do mesmo tamanho.

Elo Português

O elo português é dono de uma beleza adorável! A malha é composta por diversos elos redondos posicionados de formas diferentes. Pode se dizer que ficam intercalados elos na vertical e outro elos na horizontal, criando um aspecto muito interessante.

Corrente elo português
O colar com sequência tripla de bolinhas fica ainda mais charmoso na corrente elo português

Veneziana

A malha veneziana é bem delicada e cheia de brilho! Ela tem elos interligados, formando uma conexão delicada em que quase não sobra espaço entre um elo e o outro, eles ficam bem unidos.

Corrente Veneziana
O estilo veneziana cabe em muitas propostas diferentes, sendo um estilo muito versátil

Corda

A corrente do estilo corda segue e mesma lógica da corda real. É um tipo de elo sofisticado e mais trabalhado, a aparência é de vários elos bem unidos, formando várias duas extensões interligadas.

Colar Ouro Estilo Corda
Esse modelo bem trabalhado e não tão comum é a corrente estilo corda

Rabo de rato

A corrente do estilo rabo de rato passa a ideia de um cordão único. As várias partes são interligadas de modo a formar um fio único. Então  Atualmente, esse tipo de malha é bem popular por ser usado nas pulseiras pandora. A maior vantagem desse elo é sua alta flexibilidade.

Corrente Rabo de Rato
Esse estilo de malha se popularizou com as pulseiras pandora

Americana

Esse estilo é bem parecido com o elo português, mas a diferença está nos elos ovais. A malha americana também apresenta elos levemente retorcidos, o que traz um charme especial.

Corrente americana
Os elos dispostos dessa maneira formam a corrente estilo americana

Singapura

A corrente singapura é formada por um conjunto de elos interligados ornando com elos tortos dando um efeito super bacana de torcido.

Corrente estilo Singapura
A corrente Singapura é delicada e toda trabalhada, dando um efeito de contorcido

Fígaro

Esse tipo que também pode ser conhecido como Piastrine tem a característica principal de ter três pequenos anéis conectados à um elo maior. Por isso a peça tem um efeito bem interessante.

Colar Figaro Piastrini
O colar mais longo que Thássia usa segue o estilo fígaro ou piastrini, um modelo mega atual

Então agora, você já sabe as diferenças entre os tipos de corrente, você pode escolher a que mais combina com seu estilo e com as ocasiões que irá usa a peça. Você encontra diversos colares em semijoias finas que possuem os diferentes tipos de elo em banho ouro amarelo, ródio, ródio negro e ouro rose.

Leia também: Quilate ou carat – saiba o que usar e quando usar esses termos

4 thoughts on “Entenda as diferenças entre os tipos de corrente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *