A Origem do dia dos Namorados!

O dia dos namorados, ou dia de São Valentim, como é conhecido em alguns países, é uma das datas comemorativas mais importantes. Depois do Natal e do dia das mães, é ela que aquece o comércio do mundo todo. Isso, é claro, criando momentos inesquecíveis para o casal. Mas, você já parou para pensar na origem da data do dia dos namorados?

Bom, existe a história histórica e a origem comercial, como te contaremos mais adiante. Mas independente de como tudo começou, o dia dos namorados é uma das datas mais lindas para as pessoas. É tempo de celebrar o amor, de fazer pedidos de casamento, e de presentear a pessoa querida com aquele mimo que ela já estava de olho.

E não pense que o dia 12 de junho foi escolhido por acaso. No Brasil, as pessoas que buscam por um novo amor lembram Santo Antônio, conhecido como o “santo casamenteiro”, que é homenageado no dia 13 de junho. Por isso, o dia dos namorados ficou sendo um dia antes desta homenagem.

Vamos conhecer um pouquinho mais da origem do dia  dos namorados? Vem com a gente!

origem do dia dos namorados
Amor

A origem do dia dos namorados

Origem histórica

A origem do dia dos namorados remete ao tempo antes de cristo. Acredita-se que na Roma Antiga, a data teve início quando o imperador Claudius proibiu o casamento entre jovens. Mas… por qual motivo? Bom, o imperador queria diminuir o número de casados para ter mais soldados em seu contingente.

Quem nunca ouviu falar a expressão “perdemos mais um soldado” se referindo aos amigos quando casam, não é mesmo? Apesar de, em nossa opinião, a frase ser de mau gosto, tem tudo a ver com essa história.

Bom, voltando a origem do dia dos namorados: insatisfeito com a decisão do imperador, o biscpo Valentinus desafiou a autoridade e começou a realizar casamentos de forma clandestina. Mas foi descoberto e condenado à morte. No entanto, acredita-se que na cadeia o bispo apaixonou-se por uma mulher cega, filha do carcereiro. Os dois teriam mantido um romance secreto durante toda a estadia de Velentinus na cadeia.

Acredita-se que o bispo tenha conseguido, por um milagre, recuperar a visão de sua amada. Antes de ser decapitado (no ano 270), ele teria deixado um bilhete à moça com a assinatura “from your Valentine” (do seu Valentinus). Foi a partir daí que surgiu a expressão Valentine’s Day (Dia de São Valentim).

origem do dia dos namorados
origem do dia dos namorados

Quem escolheu o bispo como o símbolo dos apaixonados foi o papa Gelásio I, no ano de 496. No entanto, toda a história da data ainda é incerta. Isso porque existem pelo menos três religiosos com o nome de Valentim, dois deles foram sepultados em Roma e um na África. A própria Igreja Católica deixou de comemorar o aniversário do santo, em 1969, por considerar suas origens – e até mesmo a sua existência – incertas.

Mito ou verdade, o fato é que em países como os Estados Unidos, por exemplo, a origem do dia dos namorados vem de toda a história romântica de Valentinus. A data homenageia o bispo que fazia aniversário dia 14 de fevereiro (é nesse dia que os casais apaixonados comemoram por lá).

Origem comercial

A origem do dia dos namorados também tem a sua versão comercial no Brasil. No final dos anos 40 um grupo de comerciantes paulistas estavam insatisfeitos com o número de vendas dessa época do ano. Devido a ausência de datas comemorativas no mês de junho, o comércio esfriava bastante.

A solução veio do publicitário João Dória que, na época, trabalhava na agência Standart Propaganda. Com o slogan “nem só de beijos vive o amor”, ele resolveu criar o dia dos namorados na véspera do Dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro.

A jogada deu super certo. Hoje, o dia dos namorados é uma das datas mais importantes para o comércio mundial. Nesse dia, todo casal quer demonstrar o seu amor dando pequenos mimos aos parceiros. É uma excelente forma de dar aquele presente que o seu namorado (a) já estava querendo.

dia dos namorados
dia dos namorados

Curiosidades sobre o dia dos namorados

A data mais romântica do ano é carregada de simbologia e significado. É nesse dia que muitas pessoas aproveitam e fazem os tão esperados pedidos de casamento. É uma excelente oportunidade para surpreender o seu amor com uma aliança e receber o aguardado “sim”.

A data já é bonita por si só e aproveitar esse dia especial para pedir alguém amado em casamento só torna o momento ainda mais singelo. Existem diversas formas de surpreender, como colocar uma aliança em um local inesperado ou realizar o pedido em meio a uma viagem romântica. O que vale é aproveitar o momento e demonstrar todo o seu amor!

Dia dos Namorados
Presente do Dia dos Namorados

Além dos tradicionais pedidos de casamento, outra curiosidade sobre o dia dos namorados é o fato de cartas enviadas a Julieta, a eterna amante de Romeu — personagens fictícios criados por William Shakespeare. É isso mesmo. Todos os anos mais de mil cartas são enviadas à cidade italiana de Verona, onde se passa a peça do poeta e dramaturgo.

Já no Japão a tradição é um pouco diferente da brasileira e da italiana. Por lá, as mulheres são as responsáveis por presentear os homens. Elas preparam quitutes e chocolates feitos por elas e entregam aos seus pretendentes. Mas não pense que os homens não dão nada às japonesas. Eles retribuem a gentileza, mas apenas um mês depois – no dia 14 de março. Vai entender, né?

Ideia de presentes para o dia dos namorados

Agora que você já conhece a origem do dia dos namorados (tanto a histórica quanto a comercial) é hora de falarmos da melhor parte: os presentes! Não adianta: em meados de maio os casais – principalmente as mulheres – começam a ficar ansiosas pensando no que vão ganhar.

origem do dia dos namorados
Dia dos Namorados

E nessa data o legal mesmo é caprichar. Em outras épocas do ano – como o Natal e aniversário, por exemplo – o ideal é dar algo que a pessoa esteja precisando. No entanto, os presentes para o dia dos namorados devem ser românticos e surpreendentes. Afinal, data especial requer presente à altura, não é mesmo?

Se você está na dúvida sobre o que dar de presentes para o dia dos namorados, saiba que as semijoias são opções certeiras. Não há mulher ou homem que não goste de ganhá-las. Além disso, as semijoias são opções bem mais baratas que as joias tradicionais. Você pode facilmente encontrar uma peça de altíssima qualidade por um preço mais do que justo.

Se está pensando em pedir a amada em casamento, os anéis solitários são as melhores opções de presentes para o dia dos namorados. Mas, se essa ainda não é o momento certo, repare nos acessórios mais usados pela pessoa amada e presenteie com um no mesmo estilo. As pulseiras, os maxi colares e os chokers estão super em alta e são excelentes opções.

origem do Dia dos Namorados
Presentes para o dia dos namorados

Em nossa loja virtual há modelos de semijoias para todos os tipos de namorados e namoradas. Temos a preocupação de confeccionar peças em diferentes estilos para agradar todo o tipo de cliente. Nossos acessórios são banhados a ródio branco ou negro, folheados a ouro 18k, ou feitos a partir de pratarias finas. Além disso, nossos designers são antenados no que há de mais novo no mundo da moda.

Se você quer mais dicas de presentes para o dia dos namorados, dê uma olhada aqui.

Lançamentos!

You cannot access the app till you log in to www.facebook.com and follow the instructions given.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.