Crucifixos para usar todos os dias!

Tendência fortíssima nos anos 80, o crucifixo voltou com tudo em 2013 e se tornou um acessório atemporal. Diferentemente de antigamente, onde o objeto era referência ao mundo gótico, hoje ele é totalmente reinventado. O acessório tem o poder de incrementar qualquer look, até mesmo os estampados e coloridos.

A peça ficou eternizada pela diva Madonna, que usa e abusa do crucifixo desde a década de 80. Aliás, seus clipes sempre eram alvos de polêmicas por usarem elementos do cristianismo.

Madonna colares de crucifixos
Madonna usando colares de crucifixos

Hoje, o crucifixo aparece em quase tudo: colares, anéis, pulseiras, bolsas, sapatos, estampas de camisetas, entre outras infinidades de roupas e acessórios. E não pense que ele ainda é sinônimo de look preto. É possível abusar do objeto em todos os estilos, do romântico ao punk. Não acredita? Dê só uma olhada nessa composição aqui:

crucifixos
colar longo com crucifixo grande

E não é só a Madonna que tem o crucifixo como acessório queridinho. Diversas celebridades abusam do símbolo em colares, anéis, pingentes e estampas. Rihanna, Madonna, Katy Perry, Gisele Bundchen, Anitta, Isis Valverde e as irmãs Olsen são alguns exemplos de celebridades que se renderam ao acessório. As blogueiras também não poderiam ficar de fora da tendência. Várias delas, como Lia Camargo, amam a peça.

Veja algumas produções e inspire-se:

crucifixo
Rihanna usando crucifixo de diamantes
colar de crucifixo
Crucifixo com colar longo
crucifixo
colares longos com crucifixos
crucifixo
Anitta crucifixo com banho de ródio negro
colar com crucifixo
Isis Valverde com colar crucifixo
colar de crucifixo
Blogueiras usando colares de crucifixo

E se engana quem pensa que só as mulheres gostam de usar o acessório. Diversos homens adoram ostentar um colar de crucifixo no pescoço. Neymar, Bruno Gissoni, Jesus Luz, Luan Santana e Paulo Gustavo são alguns exemplos. O humorista Paulo Gustavo até já contou que tem uma coleção inteira de colar de crucifixo tamanha a sua paixão pelo símbolo. Veja alguns dos famosos:

colar de crucifixo
Neymar Jr usando colar cruficixo
colar de crucifixo
crucifixo
colar de crucifixo
Homem com colares de crucifixo
colar de crucifixo
colar de crucifixo para homens

Além do crucifixo, outros artigos religiosos são bem comuns no mundo da moda. Frequentemente vemos diversas pessoas (incluindo celebridades) ostentando escapulários, imagens de santinhos, pombas representando o “Espírito Santo”, frases religiosas, etc. Seja em acessórios ou em roupas, os símbolos sempre estão no mundo fashion. Há quem use apenas como forma de compor o visual ou como proteção ou devoção.

O fato é que os artigos religiosos, principalmente os crucifixos, vão bem em qualquer ocasião, de um evento formal ao dia a dia. Para as festas, o melhor é optar por modelos maiores e que contenham pedrarias. Já em ocasiões mais discretas, os finos e básicos costumam ser a melhor pedida.

Mais adiante te daremos mais detalhes sobre como usar o crucifixo. Primeiro, vamos conhecer um pouquinho mais de sua simbologia e significado?

O significado religioso do colar de crucifixo

O colar de crucifixo é um acessório que tem um simbolismo religioso muito forte para os cristãos. A cruz passou a ter significado logo após a morte de Jesus Cristo e, até hoje, é comum vermos o objeto em qualquer ambiente cristão, como as igrejas e templos.

De acordo com a história cristã, na época de Jesus todos os seus seguidores eram muito perseguidos pelo resto da população. Vez ou outra, eles precisavam se organizar e se encontravam escondidos. Como uma forma de amenizar a perseguição, eles resolveram adotar um símbolo que os identificasse. Assim, todos os seguidores poderiam se reconhecer facilmente. O símbolo adotado foi um peixe e um colar de crucifixo no pescoço.

Devido a isso e ao fato de Jesus ter morrido em uma cruz, os cristãos tem a cruz como o principal símbolo do cristianismo. No entanto, a cruz cristã possui as letras I.N.R.I que significa “Iesus Nazarenus Rex Iudaeorum” (Jesus de Nazaré, Rei dos Judeus). Portanto, somente o crucifixo com esses dizerem têm um significado religioso. Os outros – como os usados no mundo da moda – são simples e não possuem nada escrito.

crucifixo religioso
crucifixo ouro

O colar de crucifixo no mundo da moda

Como já falamos por aqui, a moda de usar o colar de crucifixo surgiu nos anos 80 com a cantora Madonna. Antes, eles tinham dois significados antagônicos. Ou eram usados por pessoas muito religiosas ou por quem tinha um estilo gótico e até rebelde. Seu uso era quase restrito às roupas pretas e sóbrias.

No entanto, isso mudou. Em 2012, a semana de moda da São Paulo Fashion Week já avisava o que vinha por aí. Vários estilistas usaram e abusaram das roupas e acessórios à base do crucifixo. Um dos que chamaram mais atenção foram os de oncinha. Não há quem não tivesse agradado da novidade.

Já em 2013 – ano em que objeto voltou a ser tendência se tornando algo atemporal –  o colar de crucifixo, enfim, apareceu reinventado nas lojas. Surgiram diversas peças delicadas e românticas. As pessoas começaram a utilizar o acessório em todos os estilos e roupas. Aliás, o símbolo começou a aparecer em tudo o que é lugar (e não mais somente no colar): anéis, pulseiras, blusas e até saias e calças ganharam a cruz.

crucifixo
colares crucifixo da moda

Hoje, é possível usar o crucifixo com roupas coloridas, estampadas e delicadas. A peça é bem adaptável a todos os estilos e muito fácil de ser combinada. E se você não é uma pessoa cristã, não tem porque se preocupar. A peça era usada antes mesmo de Jesus Cristo. Além disso, dá para optar por um modelo que não tenha nenhuma frase ou inscrição religiosa.

Aliás, a cruz faz parte da história de diversas culturas – não só as dos seguidores do cristianismo. Uma das mais antigas vêm da Índia, onde o objeto significa “boa sorte” na antiguidade. O crucifixo também está presente na cultura fenícia, persa, etrusca, grega, escandinava, celta, australiana, chinesa, tibetana, entre tantas outras.

Como usar o colar de crucifixo

O colar de crucifixo é o acessório mais comum quando falamos de cruz. Os mais compridos são excelentes para quem quer alongar a silhueta. Eles ficam ótimos quando combinados com uma camisetinha básica e um fundo neutro – já que, desse modo, o acessório ganha ainda mais destaque. No entanto, você também pode utilizar a peça em roupas estampadas e coloridas.

Só tenha cuidado para não escolher uma blusa ou um colar muito extravagante, para que os dois não “briguem” entre si. Se for optar por um colar de crucifixo com pedrarias coloridas, por exemplo, tenha cuidado ao escolher o tom de sua blusa ou vestido.

colar de crucifixo
crucifixo
colar de crucifixo
crucifixos

A escolha (ou não) do colar de crucifixo com pedrarias vai depender da ocasião. Os muito brilhantes e chamativos são ideias para a uma festa ou evento. Já os delicados e mais neutros podem ser usados em absolutamente todos os lugares: da balada à academia. Escolha um modelo que combina com você e que realce o seu estilo pessoal.

Já em relação ao tamanho do colar de crucifixo, a escolha depende do gosto pessoal de cada pessoa. Os maiores são ideias para à noite, mas podem ser facilmente usados no dia a dia. Os pequenininhos são indicados para todas as ocasiões, mas são especialmente eficazes para transformar aquele look básico do dia em algo cheio de estilo e atitude.

colar de crucifixo
colares da moda semi joias online

Se você ficou interessada em adquirir o seu primeiro colar de crucifixo – ou se quer renovar o seu guarda-roupa – conte com a gente. Aqui na Waufen temos diversos modelos para todos os gostos. Nossas peças são banhadas a ródio branco ou negro, folheadas a ouro 18k, ou feitas com prata fina. Também temos opções cravejadas com zircônias nas cores de diferentes pedras preciosas, como esmeralda, turmalina e rubi.

Nos preocupamos em oferecer o que há de mais novo no mundo da moda. Por isso, não se preocupe: aqui na Waufen você estará sempre linda e atual! 🙂

No images found.

 

Colar de cruz com madreperola dourado inspired! #waufen #semijoiasfinas #semijoiasdeluxo #madreperola www.waufen.com.br

Uma foto publicada por Waufen Semijoias (@waufen) em

1 thoughts on “Tudo o que você precisa saber sobre o crucifixo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *