Aliança ou Anel de Noivado?! Você sabe qual a diferença e como usar?

Quando um casal resolve noivar, muitas dúvidas aparecem. Qual será a data do casamento? Aonde vai ocorrer a cerimônia? Quantos convidados chamar? Em meio a esse turbilhão de pensamentos, uma das primeiras dúvidas é: comprar aliança ou anel de noivado?

Hoje em dia virou moda usar um anel com pedraria – principalmente o diamante – para noivar. No passado, as pessoas usavam a tradicional aliança mesmo. No dia da cerimônia, apenas era realizado o ritual de trocar o anel de mão – passava-se da mão direita para a esquerda.

A verdade é que não há uma regra, assim como tudo o que envolve casamento e amor. Não existe certo e errado. É claro que muitas mulheres amam e sonham com o dia que irão receber um lindo anel solitário de diamante. Ele é lindo, poderoso. A mulher se sente mais valorizada e, consequentemente, sua auto-estima aumenta.

No entanto, entre aliança ou anel de noivado o segundo também tem as suas vantagens. O anel solitário é usado somente pela futura noiva. Já o par de aliança pode ser usado pelo casal. Nesse sentido, os dois ficam completamente envolvidos na relação.

Não queremos dizer que o anel vai definir quem está realmente envolvido ou não. Mas, quando colocamos aquela aliança no dedo, a ficha do “meu deus, estou noivo” começa a cair de verdade. É um acessório que vem carregado de sentimento e emoção junto dele e é justo que os homens sintam isso também. Concordam?

aliança de casado
Alianças

Bom, mas há mulheres que não abrem mão do majestoso anel solitário. Como os pedidos de noivado costumam ser surpresa, uma dica é conversar com o seu namorado antes e expor qual é a sua vontade caso isso (o noivado) um dia vá acontecer. Fale de maneira espontânea e descontraída.

Seja qual for a decisão do casal, o que não falta são modelos lindos para vocês representarem o amor. Mais do que um enfeite, essa joia eterna irá simbolizar o compromisso dos envolvidos na relação. Por isso, aconselhamos que a escolha do modelo ocorra entre o casal.

Para te ajudar nessa missão difícil (mas deliciosa) traremos váárias dicas de modelos de aliança e anel de noivado para vocês se inspirarem. Essa é a hora certa para você iniciar uma conversa sobre o assunto com o seu parceiro, hein?

Anel de noivado (solitário)

Aqui no Brasil, o mais tradicional é usar aliança. O costume de dar um anel solitário à noiva no momento do pedido de casamento veio lá dos Estados Unidos. A moda começou a pegar e, hoje em dia, quase toda mulher sonha com um lindo anel com aquela pedrinha brilhante reluzindo em seus dedos. Se o presente for dado de modo surpreendente, melhor ainda. Homens, nós geralmente gostamos de surpresas, ok?

Esta joia é comum nos grandes filmes românticos e no dedo de várias celebridades. A pedra mais comum (e uma das mais belas) é o diamante, mas existem outras gemas que não ficam para trás nos quesitos elegância e beleza. Um exemplo é a exuberante zircônia, que fica lindo no dedo de qualquer mulher.

Abaixo, confira as principais opções:

1 – Diamante

Sem dúvida nenhuma o anel de noivado de diamante é um dos mais badalados mundialmente. Modelo clássico nas joalherias, ele é feito com seis garras que prendem a majestosa pedra. Embora seja simples, esse design se tornou um padrão nas joalherias. Ele faz com que a pedra seja realçada, trazendo ainda mais brilho e beleza ao anel.

2 – Rubi

Anéis de noivado com rubi foram por muito tempo considerados exóticos e, portanto, pouco usados. No entanto, nos últimos anos ele vem ganhando espaço no mercado, tornando-se o queridinho de muitas noivas. A pedra, que é mais usada em ouro branco, fica lindíssima em pessoas que têm a pele clarinha. As mais morenas logicamente também ficarão belas, mas o vermelho reluzente do rubi, contrastado com um dedo claro, proporciona um efeito sensacional.

aliança
solitários e alianças com pedra rubi

3 – Safira

Junto com o de diamante, o anel de safira é um dos mais cobiçados. Ele ganhou mais prestigio quando a princesa Diana apareceu com um lindo anel de noivado cravado com a pedra. Recentemente, Lady Kate também apostou na gema. Além de ser belíssimo, a safira tem um significado bem especial. Os antigos gregos acreditavam que a pedra significava lealdade, qualidade essencial para qualquer relacionamento fluir.

aneis solitarios
Anéis com pedra safira

4 – Esmeralda

Taí outra pedra que não tem só beleza, mas sim significado. Os gregos consideravam a esmeralda a “pedra do amor” e relacionaram a gema à Afrodite, Deusa do Amor. Além disso, ela era a queridinha da rainha Cleópatra. Sua cor esverdeada fica especialmente linda em peles morenas e negras.

anel de noivado
Aneis solitários com pedra esmeralda

Aliança

A aliança é o modelo mais tradicional e o ainda mais usado no Brasil. Além do preço costumar a ser mais em conta, uma vantagem da aliança é que ela pode ser usado pelo homem e pela mulher. É uma forma romântica e simbólica de demonstrar o seu amor por quem você deseja compartilhar a vida.

Além de observar a beleza da peça, é fundamental certificar-se de que ela é confortável e duradoura – já que o objetivo é que o acessório seja usado para sempre. Não há exatamente modelos da moda. O legal é que o casal escolha a mais bonita para eles. Existem opções de ouro amarelo, branco, foscos, com pedras, etc.

Se você ganhou um anel de noivado e quer usá-lo junto com a aliança, não tem problema nenhum! Fica super elegante usar os dois anéis (o solitário e a aliança) na mão esquerda. Se você quer um anel mais trabalhado, mas seu noivo não, vocês também podem optar por modelos levemente diferentes – o seu pode ter uma pedrinha a mais, etc.

A seguir, separamos algumas alianças lindíssimas para você se inspirar. Olha só:

1 – Redonda

As alianças redondas e amarelas ainda são o modelo mais procurado pelos brasileiros. Você pode optar por um modelo lisinho ou por um que contenha delicados detalhes. Apesar do amarelo ser o mais pedido, o ouro branco e rosê garantem elegância e estilo ao casal.

anel de noivado
Aliança

2 – Aliança com ponto de diamante

A aliança com ponto de diamantes é ideal para as mulheres que querem mais detalhes. O homem pode ficar com o modelo tradicional e a mulher com brilho. Fica lindo e moderno.

Se você quer algo mais chamativo, existem modelos com diversos diamantes cravados. Fica a escolha do casal.

Veja algumas opções e escolha a sua favorita:

anel de noivado
Alianças com diamantes
anel de noivado
Aliança rosé
anel de noivado
Aliança delicada com diamante

3 – Aliança com ouro amarelo e ouro branco

Ideal para quem quer fugir da aliança amarela sem abrir mão do tradicionalismo, a aliança com ouro amarelo e branco são lindas e costumam agradar tanto as mulheres quanto os homens. Existem modelos lisos e com pequenas pedrarias.

aliança de noivado
Aliança com dois banhos e pedra diamante

4 – Aliança com ponto de diamante

A aliança redonda com um ponte de diamante é ideal para as mulheres que buscam o modelo tradicional, mas gostam de um pouco de brilho. O ponto de diamante, nesses caso, é discreto e garante um ar sofisticado e elegante. A peça dos homens é igualzinha, o que muda é só a ausência de pedraria. Ótima para o casal que não abre mão de um par igual.

Os mais comuns são modelos nas cores amarelo, prata e rosê. É só escolher o que mais combina com vocês e pronto. Sejam felizes. <3

aliança
Aliança com dois banhos diferentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *