Recentemente, uma tradição dos tempos passados voltou com tudo. Rapidinho, a moda virou hit entre as noivas mais antenadas. Estamos falando do anel aparador, que nada mais é do que um anel usado junto com a aliança. Ele pode ser glamouroso ou discreto, desde que seja usado exatamente no mesmo dedo da aliança.

Antigamente, a tradição de dar esse acessório à noiva era comum e perdurou por várias gerações… A proposta de dar outro anel junto com a aliança era agregar valor e deixá-lo mais belo. Apesar de o costume ter se perdido com o tempo, a partir de 2014 o acessório foi trazido de volta e quem adora joalheria certamente incorporou a peça aos looks.

Aparador delicado

Como essa é uma tendência que ainda está voltando, muitas pessoas ainda desconhecem a função ou propósito do uso do aparador. Por isso, nesse post vamos explicar tudo o que sabemos sobre a peça. Dessa forma, será possível saber se essa proposta fashion é adequada para você ou não.

O anel aparador não tem significado especial. A sua proposta é ser um anel feito para ser usado na mesma mão da aliança de casamento ou noivado. Então, o anel dá um charme a mais na mão e ressalta a exuberância da aliança.

Qual a função do anel aparador?

Embora, tenha mais a finalidade estética, o aparador também tem a função de “aparar” o anel de compromisso. Isso acontece porque ele deve ser colocado logo abaixo da aliança, bem juntinho. Portanto, essa função pode ser bem útil para quem emagreceu ao longo do noivado ou casamento. O anel aparador pode evitar a perda da aliança, quando ela está larga no dedo.

Aparadores para aliança

Muita gente também herda as alianças de suas mães, avós.. e por aí vai. Nesses casos, nem sempre os anéis ficam perfeitos nos dedos. Se você não quer ajustar a peça, o anel aparador é a solução ideal. Isso porque ele é capaz de segurar as alianças, trazendo uma firmeza.

Tipos de anel aparador

Hoje, há inúmeras opções de anel aparador no mercado. Dependendo da proposta do design , ele pode ser chamativo ou discreto. Se a sua aliança já for graciosa por si só, a dica é utilizar um modelo mais simples, como os aparadores de aro liso. Por outro lado, se os anéis de compromisso forem mais sóbrios o aparador pode dar um toque a mais de elegância. Então, é melhor apostar em uma cheia de pedraria e brilho.

Aparador Aliança

Materiais do anel aparador

Assim como outros acessórios, o anel aparador pode ser confeccionado de diversas formas. Prata, ouro, aço, metal com pedras naturais ou zircônias são alguns materiais que compõem os anéis. Quem não tem medo de arriscar, pode compor looks misturando os banhos dos anéis e até mesmo suas texturas.

Como escolher o anel aparador ideal?

A escolha de um anel aparador praticamente segue as mesmas regras da escola da aliança. É necessário observar o tamanho, a qualidade do metal e o estilo. Por isso, é fundamental ter em mente os detalhes da aliança e do anel, para ver se há harmonia.

Então, uma dica é comprar um aparador mais discreto, caso o seu anel de compromisso tenha pedrarias e brilhos. E se a aliança for lisa, o melhor é comprar um aparador com mais destaque.

Aliança e aparador

Se o preço é uma preocupação, saiba que existem diversos modelos de aparadores em semijoias. Além de serem tão lindos quanto joias, os anéis aparadores em semijoia possuem uma qualidade excelente. Então, ele pode ser uma ótima opção para quem procura uma peça por um valor mais acessível.

Então, para facilitar veja como harmonizar o modelo certo de aparador de acordo com o tipo de aliança:

Aparador
  • Aliança grossa – as melhores opções de aparador são os fininhos, de bolinhas e também os solitários
  • Aliança fina – o aparador grosso com pedrarias é o modelo ideal
  • Aliança lisa – modelos grossos e com pedrarias em destaque ornam melhor com esse tipo de aliança
  • Aliança com pedraria – já as alianças mais chamativas combinam com aparadores lisos e sóbrios ou aparadores fininhos
  • Aliança em ouro amarelo – quando o banho é amarelo você pode usar uma aparador de cor igual ou um prateado
  • Aliança em ouro branco – o ouro branco orna com todos os outros tipos de banho e também com pedrarias coloridas
  • Aliança em ouro rose – a aliança em rose fica ainda mais linda quando combinada com um solitário ou com zirconias brancas

Como usar o anel aparador?

Usar o anel aparador é muito simples e não tem segredo! Como ele é um tipo de anel de apoio a outro, existem duas formas mais conhecidas de usá-lo. Uma delas é colocar a aliança primeiro e em seguida o aparador. Desse jeito,  o anel de compromisso não vai “dançar” no dedo. O aparador trará uma estabilidade à joia.

Anel Aparador

Um outro jeito de usar o anel é quando você quer transformar sua aliança básica em um poderoso anel statement. Nesse caso, você pode colar um anel comum, a aliança e o aparador. Ou então, colocar a aliança entre dois anéis aparadores. Fica lindo e super valoriza a aliança!

Para fazer combinações com aliança e anel aparador é bom lembrar que o objetivo é destacar a aliança. Mesmo que a aliança tenha um modelo liso e o anel aparador é cheio de pedrarias, a proposta é trazer essse glamour para aliança.

Modelos de anel aparador

Veja alguns outros tipos de anéis que podem ser ótimas opções de aparadores. Através desses anéis é possível embelezar ainda mais a aliança, transmitir uma mensagem ou imprimir um pouco mais do seu estilo na aliança. Afinal, geralmente, a aliança é uma peça mais neutra. Confira os modelos:

Anel aparador

 

Então, agora com todos esses modelos lindos disponíveis cabe a noiva a escolha! Lembrando que é super importante levar em consideração o estilo pessoal, na hora de escolher o acessório. Além disso, se assegurar de que o aparador harmoniza com a aliança, para criar uma proposta mais interessante.

Leia também: A história e o significado da aliança de casamento

One thought on “Aprenda a usar o anel aparador e veja modelos lindos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *