É super comum vermos algumas bijuterias que se passam por semijoias ou ate mesmo semijoias com preços muito acessíveis que até desconfiamos e nos perguntamos: “Será que aquela loja que eu estou acostumada a comprar meus acessórios está ganhando em cima de mim ou realmente existe alguma diferença que eu não estou notando?” Pois bem, vamos explicar para vocês o porque às vezes encontramos produtos que achamos ser semelhantes a preços muito mais baixos…

Semi joias baratas Vs semi joias finas

As semijoias mais acessíveis ou algumas preferem chamar até mesmo de semijoias “safadas”, por terem uma baixa durabilidade ou não ter uma aparência de jóia costumam nos fazer brilhar os olhos, afinal, quem nunca teve aquela festa de última hora e precisou correr atrás de vestido, sapato, bolsa e no final acabou ficando sem dinheiro para investir no que arremata o look final, sim, os acessórios!

Acho que toda mulher já deve ter passado por essa situação antes.. E daí vai naquela lojinha de bijuterias chinesas ou dos famosos xing ling que muitas vezes até te enganam e dizem que você está comprando uma semi jóia legítima quando na verdade não passa de uma biju arrumadinha. Ah! Algo muito importante é comentar que MUITAS pessoas tem preconceitos com bijuterias e semijoias chinesas…

semi joias finas
Brincos com zirconias de alta qualidade e banho de ouro rose

Gente, demos esse exemplo, por que nós sabemos que tem muita bijuteria e acessório por aí que são de baixa qualidade e não seguem as regras do cádmio, do níquel, entre outras que vamos explicar mais pra frente…

Mas na verdade elas não precisam ser necessariamente chinesas, acredite, tem muita porcaria que é feita no Brasil, nos Estados Unidos, na Turquia, na Tailândia e em vários outros lugares do mundo..

Portanto, abra sua cabeça, pois existe muita coisa boa na China, peças de altíssima qualidade, mas infelizmente por causa de alguns fornecedores, todos acabam pagando o famoso pato. Inclusive a China é conhecida por ser um dos países mais especializados nas cravações e micro cravações… É difícil vermos alguns fornecedores de fora cravarem tão bem zircônias como os chineses! Mas esse será de repente um assunto para um próximo post!

Voltando ao tópico inicial.. Listaremos aqui algumas informações que acreditamos serem bastante relevantes na diferenciação entre esses dois tipos de semi jóias…

Banho

Preste atenção, pois às vezes você pode estar sendo enganada achando que está comprando uma coisa mas na verdade está comprando outra. Antigamente a maioria das bijuterias não eram banhadas, hoje em dia é cada vez mais comum as mesmas serem banhadas, portanto, o banho já não é mais um parâmetro de diferenciação!

A diferença pode estar na camada de milésimos, pois quanto maior a quantidade de milésimos de banho que a peça tiver, teoricamente, maior durabilidade ela terá… Mas… Por que escrevemos teoricamente?

brincos bijuterias semi joias baratas
Brinco feito em cristais, com aparência de bijuteria

Falamos isso, por que muitas pessoas acham que por estarem comprando semijóias (seja ela de luxo, fina, de qualidade ou qualquer outra coisa que você quiser chamar) ela poderá raspar a peça em superfícies, tomar banho com a peça, passar perfume, desodorante, tintura e tudo mais que der na telha que a peça ficará intacta!

Não, até por que as semijóias não são feitas em metal nobre, mas sim em metal comum. Se quiser maiores informações para conservar sua sua semi joia por mais tempo, veja nosso informativo.

Então, o ideal é comprar sempre semijoias que tenham mais milésimos de banho. Mas como saber? Infelizmente isso só é possível através de um teste feito em laboratório. Já vimos inúmeros fornecedores dizerem que vendiam semijoias com 10 milésimos de camada quando na verdade não passava de no máximo 2 milésimos.

Então o ideal é arriscar e verificar o quanto tempo o banho da sua jóia durou.. Se você não utilizou nenhum produto químico ou nada que tenha danificado sua peça, o ideal é o banho durar de 6 meses a 12 meses. Depende do uso também.. As bijuterias e semijóias baratas tendem a descascar em prazo de tempo menor.

sobreposicao de colares zirconias semi joias
Mix de colares da Waufen, semi jóias finas com zircônias e banhadas

Material do metal

Dificilmente uma semijóia de alta qualidade terá presença de metais pesados ou metais que possam prejudicar a sua saúde. Na maioria dos casos, quando a peça for muito barata, desconfie..

O famoso latão pode acabar levando alguns outros tipos de metais bem mais inferiores e que podem até causar alergias, irritações…

As semi joias finas são aquelas que não possuem níquel algum em sua composição. Isso o seu fornecedor deverá ser capaz de responder, pois inclusive é proibido produzir ou importar peças que tenham níquel em sua composição, mas nós sabemos que infelizmente alguns fornecedores ainda continuam arriscando a saúde de seus clientes e colocando níquel nas peças.

aneis cravejados semi joias
Anéis com diferentes cores de zircônias de alta qualidade

Outra mudança recente foi a porcentagem de cádmio e chumbo estabelecido pelo Inmetro. O documento divulgado proíbe a comercialização de bijuterias e semi joias com “concentrações de cádmio e chumbo iguais ou superiores respectivamente, em peso, a 0,01% e 0,03%, do metal presente no produto individualmente considerado”.

Em geral, essas substâncias nocivas ainda são utilizadas por serem itens que barateiam o custo de produção, portanto, é aquela famosa frase: “O barato sai caro”. Por isso sempre desconfie se a sua semi jóia for muito barata em relação às demais do mercado…

ear cuff zirconias prata rodio semi joias
Ear cuff cravejado de zircônias cristais com banho de ródio

Pedras

Outro fator incrivelmente relevante são as pedras x zircônias. Muitos vendedores utilizam-se do artifício de enganar os seus consumidores e clientes! As semijoias finas SEMPRE devem ser feitas de zircônias!

As peças mais baratas muitas vezes são cristais ou strass e isso modifica completamente a aparência da peça, pois dá um ar de bijuteria ou de um acessório mais barato para a peça.

Quer ter uma semijoia com cara de jóia? Aposte nas finas e de luxo! Todas são feitas com as famosas CZs que são as zircônias cúbicas, pedras reproduzidas artificialmente e que se assemelham em diamantes, impecáveis na aparência, onde podem ser adicionadas cores para simular outras pedras preciosas, recebendo daí o nome de pedra simulada.

colar zirconias champagne semi joias
Colar riviera de zircônias premium na cor champagne semi joias finas

Além disso, as semijóias de luxo costumam ter zircônias de qualidade AAA, AAAA e AAAAA, tipo uma classificação de hotel 5 estrelas mesmo. rs

Sendo que a zircônia A e AA são as zircônias de qualidade bem inferior e que devem ser evitadas, pois não tem tanto brilho e nem muita qualidade. Sua durabilidade também não é a mesma de uma zircônia que tem uma classificação de 3A’s a 5A’s. A zircônia 5A’s é a classificação máxima que uma zircônia pode ter e seu grau de qualidade, durabilidade e de brilho são muito maiores. As zircônias de maior qualidade são mais caras e por isso acabam encarecendo também a peça.

Para se ter uma noção, enquanto um diamante tem uma durabilidade 10 na Escala de Moh, a zircônia AAAAA tem uma durabilidade de 8,5. Já as de qualidade inferior são abaixo de 5, 6 na escala.

diversos aneis semi joias
Mix de anéis de luxo cravejados de zirconias

Brilho

O brilho de semijoias de alto nível são bastante diferentes das baratas, isso por que, além do fato da classificação da zircônia que comentamos acima ser um fator de muita relevância, o tamanho também acaba influenciando, pois uma micro zircônia, por exemplo, tem maior brilho devido ao impacto da zircônia na luz tornar-se ainda maior.

As micro zircônias são mais difíceis de serem cravadas na peça, por isso o preço das peças em micro zircônias acabam se tornando um pouco mais alto. Veja nossos conjuntos de brincos e colares com micro zircônias…

Reparem no brilho e aparência de jóia de nossas peças feitas em micro zircônias negras em nosso vídeo demonstrativo abaixo.

Qualidade e acabamento

Por fim, a qualidade e o acabamento de seus acessórios são diferentes também nos dois casos. As semijoias baratas não possuem um acabamento tão bom internamente, algumas peças apresentam relevos ou restos de metais deixando um visual muito feio quando olhado de outro ângulo. Já as semi joias finas possuem um ótimo acabamento interno.

A durabilidade e qualidade de seus acessórios também são diferentes nestes dois casos. As peças mais baratas acabam tendo uma durabilidade muito menor do que as semijoias finas que se bem conservadas e sempre armazenadas em seu porta jóias podem durar por muito tempo!

Por isso, por mais que o preço seja um pouco elevado entre semi jóias comuns e semi jóias finas, tente sempre investir em acessórios de qualidade e que possuem um melhor acabamento, melhor banho, melhor cravação e que tenham aspecto de jóias de verdade. E esperamos tê-las ajudado a identificar e diferenciar semi joias de qualidade das demais! 😉

Semijoias Baratas com qualidade

Na Waufen você encontra ótimas opções de Semijoias baratas com qualidade… são peças selecionadas de até 99 reais as quais conseguimos oferecer um preço especial, confira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *