Muitos pessoas tem dúvidas de qual a diferença entre semijoia e bijuteria e antes de continuar é importante lembrar que não importa se seja uma semijoia mais fina ou uma bijuteria mais simples, ambas tem seu lugar em seu look, mas é imprescindível saber suas diferenças para evitar cair numa roubada.

As bijuterias

As bijuterias são acessórios feitos com principal objetivo de ter um preço mais atraente e para isso é necessário utilizar metais menos resistentes assim como trocar o banho de ouro por pintura que simula o mesmo, o mesmo valendo para prata por exemplo.

Normalmente isso não é um problema, somente uma característica… talvez você até prefira usar uma bijuteria para ir a lugares que sejam mais perigosos ou até para comprar aquele acessório feminino da moda que é mais passageiro – você sabe que vai passar após o verão.

Mas lembre-se que por não ser folheada a peça vai oxidar mais rápido e as pedras são de plástico e normalmente coladas, nesse caso você pode correr o risco de ainda perder o brilho de suas peças.

bijuterias podem lhe causar alergias
bijuterias podem lhe causar alergias

Mas o maior problema é que para reduzirem ainda mais o preço da bijuteria, os fabricantes (principalmente chineses) tem usado insumos que além de baratos são nocivos para nossa saúde, como o cádmo e níquel. Estamos falando de produtos que podem induzir alergias e até cancêr e por isso são proibidos nos Estados Unidos.

Atenção especial para crianças… muitos pais gostam de dar bijuteriais baratas para as crianças e essa é de longe a pior opção!

As Semijoias

As semijoias por outro lado sempre recebem banho de materiais nobres como como ouro, paladium e prata, tudo para aumentar a durabilidade e reduzir problemas com sua pele. Suas pedras não são de plástico e normalmente em cristais ou zircônias.

Semijoias podem ser tão belas como joias
Semijoias podem ser tão belas como joias

Aqui todo o processo de fabricação é mais cuidadoso com diversos tipos de limpezas como lixas e banho eletroquímico que tornam essas peças mais lindas, resistentes e antialérgicas. A aplicação das pedras tem todo procedimento de colocação e ajuste que evita a perda delas.

Afinal, qual a diferença?

Em termos gerais as principais diferenças são o método de fabricação e os materiais que tornam as semijoias mais resistentes e belas por natureza. Exatamente por isso as semijoias costumam ter garantia enquanto as bijuterias não.

No entanto é importante ressaltar que atualmente temos que observar os padrões de mercado e entender que grande parte das bijuteriais à venda são chinesas com utilização de material de baixa qualidade e por vezes de procedência duvidosa, o que pode causar danos à sua saúde.

Na dúvida opte por semijoias de fontes seguras que ofereçam garantia e sempre desconfie de preços baixos demais… Na Waufen oferecemos Anéis, Brincos, Colares e Pulseiras todos com garantia e certificação de procedência… aproveite e confira nossas novidade em semijoias!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *