O ródio é um tipos de metal nobre pouco mencionado. Normalmente, os metais mais citados no mundo da joalheria são o ouro e a prata. Porém, esse metal surpreendeu a todos e agora é o metal nobre mais caro do momento. Seu preço cresceu 265%, apenas nos últimos dois anos.

Embora seja muito usado, esse metal nobre nem sempre é lembrado na joalheria. Além de ser usado em ligas metálicas para dar maior rigidez ao ouro e a prata, ele é um dos melhores metais para se banhar semijoias.

O metal também é um dos favoritos da indústria automobilística. Isso porque ele pode ser utilizado nos catalisadores do veículos para ajudar a diminuir a emissão dos gases poluentes. Portanto, o metal serve para finalidade de criar veículos mais sustentáveis, com menor emissão de gases tóxicos. Então, saiba o que é esse metal e porque ele está deixando o ouro e a prata para trás, quando se trata de valor.

O que é o ródio e pra que serve?

O ródio é um metal nobre da família da platina, um dos metais mais nobres de todos. Portanto, ele é um material super resistente e com dureza superior se comparado ao ouro e a prata. O metal tem uma cor igual a da prata e a da platina em sua versão mais pura.

Porém, também é possível dar tonalidades diferentes para o metal. A mais comum é a escura, transformando o metal em ródio negro. Esse metal tem diversas finalidades comerciais. Entretanto vamos destacar apenas os usos mais conhecidos:

Rodio
  • é muito usado nos catalisadores de veículos para diminuir a poluição
  • é usado em ligas metálicas para evitar a corrosão de peças
  • é utilizado na indústria de eletrônicos
  • muito utilizado na joalheria, em pequenas quantidade

Na joalheria especificamente, o ródio é usado de duas formas mais conhecidas. Uma delas é estar presente na composição das peças trazendo uma rigidez que o ouro e a prata não possuem. Já nas semijoias ele é um dos metais mais utilizados durante o banho.

Aumento do preço do ródio

O ródio não possui minas próprias para extração. Ele é apenas um subproduto da platina e como esse metal teve uma queda de preço, sua produção está diminuindo. Consequentemente, a produção do metal derivado da platina também diminuiu. No entanto, a busca pelo metal nobre só cresce, inclusive com grande interesse do mercado chinês.

Preço do ródio
Valor por onça do preço do ródio ao longo dos anos

Então, por conta da baixa produção e da grande procura, o preço do metal tem aumentado cada vez mais. Dez anos atrás o metal chegava a custar 10 mil dólares uma onça, que equivale à 28 gramas. Após um ano do preço elevado, o valor do ródio despencou no mercado, chegando a custar 1 mil dólares a onça.

Hoje em dia esse metal nobre custa 2,3 mil dólares a onça e provavelmente há chances desse valor aumentar cada vez mais. As regiões com maiores produções de ródio são na África do Sul e na Rússia.

Ródio nas semijoias 

O banho de ródio garante que a semijoia terá uma durabilidade boa, com brilho intenso e correndo menos riscos de ser danificada. O banho garante a boa aparência e também a qualidade das semijoias.

Banho de ródio

Por isso na Waufen, todas as nossas peças são banhadas ou com ouro 18K ou com ródio. Dessa forma, garantimos para os nossos clientes a compra de uma peça com aparência impecável. Além disso, com camadas generosas de banho de ródio, que asseguram a qualidade e durabilidade da semijoia.

Leia mais: O que é o banho de ródio? O brilho que enobrece as joias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *