Mesmo não sendo tão popular como ouro e prata, o ródio é um metal milagroso! E seu banho faz toda diferença nos acessórios. Por isso, vamos saber um pouco mais sobre o que é banho de ródio nas joias e semijoias e tudo sobre esse metal incrível que enobrece a aparência das joias.

Com certeza você já notou que no mundo das semijoias, o banho de ródio é bastante frequente. Isso porque esse é um metal importante. Ele é da família da platina, por isso as peças com banho de ródio tem uma cor prateada viva e brilhante.

Então, o banho de ródio compreende um processo de várias etapas em que as joias e semijoias são submetidas. Para adquirir o brilho e acabamento desejados, as peças são submersas em substâncias químicas e condições térmicas especiais. Confira um resumo das etapas do banho:

  1. Limpeza das peças
  2. Selagem das peças com submersão no cobre alcalino
  3. Passagem pelo cobre ácido para nivelar as peças
  4. As peças passam por um banho antialérgico
  5. Banho do metal nobre desejado: ouro, ródio, prata
  6. Banho final para acabamento

Entre todas essas etapas as peças são lavadas nos banhos d’água específicos e também passam por água corrente. Para que elas sejam preservadas o tempo todo.

Ao final desse processo, às peças banhadas em ródio adquirem um brilho intenso e também uma camada de proteção, que assegura a durabilidade da peça. Por isso, as semijoias banhadas em ródio são super brilhantes, com tons vivos do prateado.

Entenda o processo do banho de ródio de uma semijoia por completo:

Benefícios do Banho de Ródio

O banho de ródio também pode ser usado em uma joia de prata 925 como também pode deixar o ouro branco mais vívido ou dar uma nova tonalidade a peça. No caso das semijoias esse processo extenso também é realizado em diversas etapas. Através dessa parte final e tão importante, que vem a nobreza das semijoias.

Veja alguns dos principais benefícios que o banho de ródio traz aos acessórios:

Brilho

O ouro branco em seu estado natural tem uma tonalidade intermediária. Então, embora ele seja um metal nobre ele não tem uma cor tão vibrante. Por isso, as joalherias recorrem ao banho de ródio como uma etapa final da produção da peça. O brilho do ródio dá um belo aspecto e preserva por mais tempo as peças.

Por exemplo, na imagem a baixo, à direita temos o anel de ouro amarelo, no meio anel de ouro branco e à esquerda o anel com ródio e a diferença de brilho e cor são grandes não são?

Anéis com banhos diferentes
Foto: Reprodução/Pinterest

Assim como preserva o brilho, o banho preserva também as peças. Ele evita arranhões e outras manchas que podem alterar a aparência. Entretanto, o banho de ródio não pode ser submetido a qualquer condição.

banho de rodio prata ouro branco
Foto: Reprodução/Pinterest

Afinal, assim como outros metais ele tem resistência parcial. Por isso, deve-se evitar o uso de peças banhadas em ródio ao executar tarefas como: cozinhar, serviços domésticos, jardinagem etc.

Liga com Outros Metais

O ródio também é colocado nas ligas de joias em prata, para proporcionar uma melhor rigidez ao metal, que quando puro é muito mole. Por isso, além de proteger por fora o ródio é um metal que garante a firmeza de joias feitas de metais mais moles.

joias prata rodio blog waufenDurabilidade do Banho de Ródio

As peças banhadas em ródio conservam uma aparência bonita por muito mais tempo. Porém, a durabilidade do banho de ródio depende da frequência em que a joia é usada e sob quais condições. Por exemplo, uma aliança banhada em ródio e usada todos os dias vai preservar o banho por menos tempo.

Geralmente, peças usadas com frequência tem a duração do banho por cerca de 24 meses. Agora, com uso não frequente o banho vai durar muito mais tempo, podendo chegar a até 10 anos.

Anel duplo solitário e meia aliança rodio branco semi joia

Vale a Pena Banhar Peças Usadas?

O banho de ródio só vale a pena quando você tem a possibilidade de fazê-lo com certa periodicidade. Fora isso não é tão recomendado, porque não é apenas um banho que vai deixar a peça brilhando para sempre.

Agora se você quer submeter a peça aos banhos de ródio regularmente, o interessante é que o responsável pelo procedimento, remova todo banho anterior. Isso vai garantir uma peça muito brilhante e conservada.

Colares Banhados Waufen
COLARES COM BANHO DE RÓDIO WAUFEN

Então, agora você já sabe da eficiência incrível desse banho nas joias em prata 925 e semijoias. Por isso, na hora de comprar seu acessório, lembre-se do poder desse metal nobre. Você vai se surpreender com o brilho e beleza das joias.

Na Waufen, você encontra opções atuais, clássicas e lindas de brincos, pulseiras, colares e anéis banhados em ródio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

até 70% OFF

Descontos de até 70% OFF em peças selecionadas...