O diamante está entre as pedras mais preciosas do mundo. E isso se dá pela sua beleza como nenhuma outra e podemos até dizer pela sua perfeição em todos os sentidos. Essa pedra está entre as que possuem maior dureza sendo considerado eterno e inquebrável. Então,vamos falar nesse post sobre o que é o diamante e se essa pedra pode quebrar ou não.

O diamante é também conhecido como a pedra da perfeição. Amplamente, utilizado em joias milionárias a peça tem um valor elevado comparado a outras pedras preciosas. Eles são parte dos desejos da maioria das mulheres. Pois além de toda sua preciosidade, depois de lapidados eles se tornam peças incomparáveis.

Diamantes das Celebridades
Entenda como é uma das pedras preciosas favoritas das celebridades!

O que é o diamante?

O diamante é um tipo de cristal que faz parte da categoria de minerais nativos. Ele é considerado uma pedra preciosa, pois sua composição é perfeita em muitos sentidos. Basicamente, ele é o tipo triangular estável do carbono em forma alotrópica que cria um cristal.

Diamantes
A gema se origina a partir do carbono puro e as condições para seu surgimento são de temperatura extremamente elevada e muita pressão

Ele é o material natural com alta dureza. Segundo a Escala de Mohs, convenção adotada para essa medição, ele tem dureza de 10, que é o valor máximo que essa medida pode atingir.

Ou seja ele é uma pedra que não pode ser riscada com qualquer material. Portanto, apenas um diamante consegue riscar outro.

Além disso, o diamante é um cristal com índice de refração super alto. Por isso, a lapidação feita por um especialista garante um diamante totalmente brilhante. Afinal, cortado e lapidado da maneira correta a luz refrata de forma perfeita, dando toda beleza da pedra que nós já conhecemos.

Critérios para avaliar a qualidade do diamante

Há quatro formas de avaliar a preciosidade de um diamante. Então, para a pedra ser ultra preciosa e valiosa mesmo, alguns pontos são levados em consideração. Em inglês o critério de pureza do diamante é conhecido como os “4 C’s”: Carat, Collor, Clarity, Cut. Então definimos assim:

Diamante Como Medir Preciosidade
Existem quatro critérios principais para saber a preciosidade do diamante

Peso (Carat)

O peso da pedra é bem importante para a valorização dela. Assim como outras gemas, o diamante é medido em quilates e 1 quilate equivale 0,2 gramas.

Cor (Collor)

A cor da gema é super relevante para a preciosidade do diamante. Então, quanto “mais incolor” a pedra é significa que ela é melhor.

Pureza (Clarity)

O tamanho e as cores das inclusões internas fazem toda diferença para a pureza da pedra. Além disso, as características da superfície também são bem relevantes.

Lapidação (Cut)

A lapidação perfeita é aquela que não prejudica o brilho natural do diamante, ou seja, preserva seu brilho. O ideal é que seja feita a lapidação completa para que o máximo de luz possível entre na pedra. A lapidação perfeita é o segredo do brilho intenso.

O diamante pode quebrar?

Ele é um mineral mais duro do planeta e ele é conhecido como a pedra que dura para sempre. Por isso além de todo valor material, ganhar uma joia com diamante significa algo eterno.

Porém a pedra com maior dureza pode sim ser danificado de alguma forma. Infelizmente isso pode acontecer, mesmo com a enorme durabilidade da pedra.

Diamante pode quebrar
Embora seja o mineral de maior dureza, o diamante pode sim ser danificado

De acordo com uma entrevista cedida para o Daily Mail, Mike Martin diretor da empresa Blue Nile (Seattle), empresa online de vendas de diamantes, há algumas formas de preservar a pedra, pois ao contrário do senso comum o diamante não é invencível.

Dicas de preservação

Então, para que o diamante fique preservado de forma eterna realmente é necessário seguir uma lista de observações que garantem a “vida longa” a pedra. As dicas do diretor da Blue Nile (Seattle) são sobre o que fazer e o que não fazer com os anéis, brincos ou colares de diamante.

Saiba o que fazer com o diamante:

  • Ficar atento aos produtos de beleza

Dependendo da composição os produtos de beleza podem danificar a perfeição do diamante. Eles podem alterar o brilho das gemas ou o banho dos metais, desbotando a peça. Então o especialista recomenda, que as joias sejam removidas antes da aplicação de loções e cremes.

  • Retirar as joias antes de fazer algum trabalho manual

Parece uma solução simplista, mas fazer algum tipo de atividade pesada que utiliza as mãos pode causar um estrago a sua joia. Mike diz que atividades cotidianas como jardinagem, faxina ou exercícios físicos já podem ser suficientes para estragar a gema.

  • Fazer inspeções regulares na pedra

O especialista diz que é bom fazer inspeções na peça de acordo com a frequência do uso da peça. Sempre que usá-la é bom assegurar que a pedra está intacta.

Examinar Diamante Regularmente
Verificar o diamante regularmente é uma forma de preservar sua beleza

Veja o que não fazer com a gema:

  • Não negligencie a pedra

Mike alerta os donos das pedras para que não negligenciem com sua preciosidade. Ou seja, é preciso preservar o diamante com a devida importância que ele tem.

  • Não esqueça de limpar a joia

É extremamente necessário limpar a peça para sua preservação, especialmente de seu brilho. Deve-se evitar o acúmulo de oleosidade e poeira na peça, para sua maior durabilidade. Então, o diretor conclui as dicas dizendo que embora os diamantes sejam duráveis, eles necessitam de cuidados.

Então já sabe, a eternidade da sua joia de diamante também depende de você. eternamente. Assim como devem ser as peças que tem como maior destaque o diamante, gema de maior dureza em toda natureza!

Agora se você é apaixonado pelo encanto dos diamantes, mas busca algo parecido a zircônia é uma ótima pedra para acessórios. Além do preço bem mais em conta, elas possuem dureza entre 7 e 8 mohs e um brilho maravilhoso para sua semijoia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *