Muitos símbolos místicos e religiosos tomam conta da nossa vida e às vezes a gente nem sabe o porquê. Cada um deles traz uma história própria e por isso quem os usa deve saber o que eles representam. Então, vamos falar sobre  a Estrela de Davi. Uma das peças místicas mais utilizadas pelos adeptos da cultura cristã.

Estrela de Davi
FOTO: Freepik.

Por que a Estrela é associada aos judeus?

Embora seja conhecida como Estrela de Davi, a estrela de seis pontas ou hexagrama, já esteve presente por diversas civilizações. Estima-se que esse símbolo foi visto e há 4.000 a.C. Até hoje essa figura é usada em religiões de matrizes diferentes e com propósitos diferentes. Vamos ver mais sobre isso nesse post.

Hexagrama Antigamente
Porém, a difusão do símbolo foi ainda maior na cultura judaica, por alguns fatores históricos

Os judeus acreditam apenas no primeiro testamento da Bíblia, pois eles não identificam a figura de Jesus Cristo como messias. Por isso, houve a segregação de religião, formando-se os judeus e os cristãos.

Como o antigo testamento se tornou a única verdade a ser seguida, o Rei Davi foi uma figura que se destacou e ganhou prospecção perante os judeus. Dessa forma, segundo a tradição da religião, os soldados de Davi levavam em seus escudos o desenho da estrela. Isso simbolizava a proteção divina contra o mal.

Estrela de Davi Judeus
Casal de judeus em Budapeste usando estrelas amarelas no peito, após ordem em 1944 para que fizessem uso do adereço proeminentemente

Então a figura ganhou certa prospecção entre a comunidade, mas ela só foi reafirmada a partir de alguns episódios da história.

Entre eles estão quando a estrela se tornou símbolo da comunidade judaica de Praga, e tempos mais tarde tomou grande prospecção dentro da religião.

O próprio nazismo serviu para reafirmar o símbolo dentro da comunidade, pois o que serviu para marcá-los com desprezo, se tornou mais tarde motivo de orgulho e resistência.

A Estrela de Davi para os israelenses

O desenho da Estrela de Davi  está relacionado à um símbolo judaico conhecido como o escudo supremo de Davi. Esse símbolo é representado por uma estrela formada por dois triângulos. Um deles é virado para cima e o outro virado para baixo, formando então a estrela de seis pontas.

Davi e Salomao Estrela de Davi
Além do escudo, a estrela pode também representar o selo ou signo de Salomão, filho de Davi e o rei mais rico e sábio da Bíblia

Em hebraico, Davi é uma palavra formada por três letras: o Dalet, o Vav e o Dalet novamente. A forma da letra Dalet é triangular, esse é um dos motivos que faz a Estrela de Davi ser formada por dois triângulos. Este é o símbolo de duas das três letras que formam o nome do personagem bíblico.

Além do significado baseado na grafia em hebraico, alguns estudiosos indicam que há uma representação metafórica. Nesse caso, um dos triângulos simboliza o homem na trindade de corpo, alma e espírito.

No judaísmo, essa figura está associada à união união entre relacionados como feminino e masculino, céu e terra, entre outros.

Há ainda outras especulações como:

  • Os 12 lados da estrela podem significar as doze tribos que compõe Israel
  • A dualidade entre os triângulos seria o enfrentamento do bem contra o mal
  • Os dois triângulos representariam o espiritual contra o físico

Bandeira de Israel

Dentro do próprio estado de Israel existe uma divisão sobre o significado da Estrela de Davi na bandeira do país.  A Estrela simboliza de forma explícita, que Israel é um estado judeu. O que está longe de representar um estado laico, onde a religião não influencia o governo.

Bandeira Israel

Por isso, muitos israelenses são contra a permanência do símbolo na bandeira. Mesmo assim essa representação possui muito valor entre os judeus do mundo todo

A Estrela de seis pontas em outras religiões

Hexagrama através das religiões
Hexagrama através das religiões

Apesar de conhecermos a estrela como parte da religião judaica, a Estrela não é utilizada exclusivamente pelos judeus. Assim, temos a estrela de seis pontas ou hexagrama  presentes em outras religiões e seitas. Veja alguns exemplos:

Santo Daime

Essa doutrina religiosa é baseada na ingestão do chá de Ayahuasca, para encontrar os caminhos espirituais para o auto conhecimento. No Santo Daime a Estrela de seis pontas é usada associada a outros elementos, como a imagem da lua. Esse símbolo representa um grau de graduação atingido por um adepto.

Nesse caso, a pessoa passa por algo que eles chamam de fardamento, quando a pessoa é também ativa na religião. Então, o membro passa a usar um broche com a forma da estrela.

Hinduísmo

No hinduísmo a estrela de seis pontas também é usada. Ela representa os deuses: Brahma, Vishnu e Shiva.  Eles são, respectivamente, o criador, o preservador e o transformador. Juntos eles formam a trindade divina hindu.

Umbanda

A Umbanda é uma religião muito presente no Brasil. Ela sincretiza religiões de matriz africana com o cristianismo. No lugar dos santos católicos, na umbanda existem os orixás, e  cada um defende uma parte da natureza.

Em relação à estrela de seis pontas, os umbandistas tratam cada um dos pontos como símbolo de entidades da religião.  E assim a estrela serve como uma forma de proteção poderosa para o adepto. Afinal, se ele usa a estrela de seis pontas está com uma arma muito difícil de ser atacada por qualquer entidade do mal.

Maçonaria

Segundo a Maçonaria a estrela de seis pontas representa os dirigentes de uam Loja Maçônica. Portanto, as posições duas similares e uma elevada ou abaixo simbolizam a hierarquia entre esses membros dirigentes da maçonaria.

Cristianismo

No novo testamento da bíblia, a Estrela de Davi é mencionada como  uma poderosa força para vitória no juízo final. Em Apocalipse 22:16 existe a seguinte frase: “Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos atestar estas coisas a respeito das igrejas. Eu sou o rebento da estirpe de Davi, a brilhante estrela da manhã.”

Portanto, Jesus utiliza a estrela da manhã, associada com a descendência de Davi para se representar.

Estrela de Davi nos acessórios

Em hebraico Estrela de Davi é lida como Magen David. Se pensarmos na tradução da expressão, Magen é uma palavra que pode significar escudo, governante, defesa. Então, podemos deduzir que a Estrela de Davi serve para proteger as pessoas de males em geral.

Bar Rafaeli Estrela de Davi
A modelo israelense Bar Rafaeli com colar delicado da Estrela de Davi

Por isso, acreditamos que o colar com Estrela de Davi é mais um símbolo de proteção. A Estrela ajuda contra os males em geral, assim como um escudo. Além disso, ela dá forças a quem usa e também disposição para vencer os inimigos.

Lynda Carter Met Gala 2018
Penteado de Lynda Carter no MET Gala 2018, complementado com Estrela de Davi

Acreditamos que proteção nunca é demais.  Então, assim como o Hamsa, o Olho Grego e o Crucifixo, a Estrela de Davi só trará bem para quem faz seu uso!

Além disso, os símbolos místicos e religiosos são um must have dessa temporada. Especialmente, após acompanharmos as tendências de joias do Met Gala 2018. Então, agora que você sabe, não perca tempo! Faça seu mix com os colares da Waufen e fique in e muito protegida!

1 thoughts on “Descubra o significado da Estrela de Davi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *