As alianças fazem parte de uma identidade cultural muito antiga e que pertence a diversas civilizações. Elas representam o amor, o estar junto, o para sempre, o elo entre o casal. Por isso, usá-las é simbolizar uma relação que pretender durar pelo resto da vida, com muito carinho e atenção.

Por que usamos alianças no quarto dedo?

A escolha das alianças para representar essa força do amor não veio do nada. O próprio nome, o formato, o material que é feito. Tudo isso gira em torno dos significados ditos acima. A aliança é segurança, é força, é união, é amor. Por isso, ela foi escolhida entre tantos símbolos para representar o casamento. O ápice de uma relação amorosa.

Mas não é somente o tipo de acessório utilizado pelos casados o que importa. Mas também onde ela fica. As alianças obrigatoriamente devem ser colocadas no dedo anelar esquerdo. O quarto dedo da sua mão, que fica ao lado do mindinho.

Vena Amoris

A primeira e mais importante história que faz as alianças serem utilizadas no quarto dedo da mão esquerda é também a mais especial. De acordo com uma lenda bem antiga, a veia que está nesse dedo faz uma ligação direta com o coração. Por isso, a aliança deve ficar nele. Já que amor e coração tem tudo a ver, não é mesmo?!

Mito da submissão

Outro motivo bem antiquado e questionável é o de significado dos lados. Dizem que o lado direito significa o poder e o esquerdo a submissão. Por isso colocar a aliança nesse lado. Assim, as mulheres ficariam submissas aos homens. Uma falácia que não vale de nada nos dias de hoje.

Preservação da joia

Outra possibilidade é muito mais prática e objetiva. O anelar esquerdo é o menos utilizado dos dez dedos. Por isso, colocar a aliança lá é uma questão óbvia. Quanto menos você utilizar esse dedo, menos o acessório vai se danificar.

Dedos inseparáveis

Por último, existe uma teoria chinesa que afirma que os anelares são os únicos dedos inseparáveis. Devido a dificuldade motora que todos nós temos de mexê-los. Além disso, na tradicional cultural oriental deles, cada dedo significa um membro da família e o anelar é o que tem como símbolo o companheiro ou companheira.

Mas nem todo lugar é assim. Em alguns casamentos o dedo escolhido é outro. Em celebrações judaicas o escolhido é o dedo indicador, por exemplo.

Por a aliança é de ouro?

Uma questão que também apareceu em tempos de antiguidade e idade média é o uso do ouro para fazer as alianças. Por ele ser um metal nobre que praticamente não oxida nunca, o seu brilho e cor iam se manter por toda a vida do casal. Com isso, escolheu-se essa pedra para fazer as alianças.

Representação da aliança

O que importa, na verdade, é a construção de um amor forte e duradouro. Com muito respeito, carinho e atenção. Sem submissão de nenhuma das partes. O amor é horizontal e assim deve permanecer por toda a vida. Então, a aliança deve servir como uma símbolo material que representa todos os sentimentos positivos de ambas as partes do casal!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *