Diferença entre a prata 925 e 950
FOTO: Freepik.

Hoje nós trouxemos a vocês uma dúvida bastante comum das nossas clientes sobre as joias em prata: qual a diferença entre a prata 925 e 950 ?

Apesar de parecer complicado, é muito fácil entender a diferença entre elas, mas para isso, é preciso entender a legislação e também sua composição. 

Por isso, nesse post, vamos explicar tudo pra você, e ainda te ajudar a limpar as suas peças de prata do jeito certo.

Então, tá esperando o quê? Começa logo a leitura!

Entendendo a Prata de Lei

O primeiro passo para entender a diferença entre os tipos de prata é saber um pouco mais sobre a Prata de lei, e para isso temos que voltar até o século XV.

Nessa época, o rei de Portugal Dom Afonso II criou uma lei que punia severamente quem alterasse o teor da mistura da prata. Segundo a legislação, a prata deveria ter, no mínimo, 80% de pureza.

A partir daí, as leis e regulações mudaram um pouco, chegando ao que temos hoje no Brasil.

Como é a lei no Brasil atualmente?

Hoje no Brasil, as pratas 925 ou 950 são ambas consideradas pratas de lei, como te explicaremos a seguir.

Isso quer dizer que ambas têm qualidade excepcional, alta durabilidade e brilho. Além do banho do metal precioso, as peças costumam receber camadas de um verniz especial que impede a oxidação (que gera as manchinhas) por aproximadamente 12 meses.

Mas afinal, qual a diferença entre a prata 925 e 950?

Entender a diferença entre a prata 925 e 950 é mais simples do que você imagina. A distinção entre elas tem a ver com a quantidade de pureza em sua composição.

Mas vale lembrar que ambas são de extrema qualidade e durabilidade, além de serem consideradas “prata de lei”, conforme a legislação.

Prata 925

A Prata 925 possui em sua composição 92,5% de prata pura e 7,5% de outros metais, como o cobre e o latão.

Prata 950

Já a Prata 950 é de maior qualidade, já que tem 95% de prata pura e somente 5% de outros elementos.

Tanto a prata 925 como a prata 950 são ideais para a fabricação de joias e semijoias. A única diferença é em relação ao escurecimento.

A 950, por ser mais pura, tende a manchar um pouquinho mais que a 925, criando o aspecto de prata envelhecida.

Mas saiba que isso é completamente natural. Por ser um metal muito sensível, diversos fatores causam o escurecimento da prata, como a poluição, produtos de limpeza domésticos, quantidade de ácido úrico no corpo, entre outros.

Em outras palavras, ambos os tipos de pratas podem escurecer e diversos fatores podem influenciar nisso. No entanto, a prata 950, por ter mais prata em sua composição, tem uma maior tendência ao escurecimento.

Sendo assim, Colares em prata 925 vão demorar mais para escurecer do que colares em prata 950.

Mas se você tem uma joia feita de qualquer tipo de prata, não se preocupe!

Não importa o tipo de prata, se houver o escurecimento, há diversas maneiras de limpar a peça. E elas são, inclusive, maneiras bem práticas e com praticamente nenhum custo. Vamos ver isso a seguir!

Como limpar peças de prata 925 ou 950

Sabia que, para limpar peças de prata, apenas uma mistura com bicarbonato de sódio e água pode resolver seu problema? Não acredita? Então veja o passo a passo de como fazer isso na prática:

  1. Esquente água

    Comece esquentando um pouco de água. Não precisa ferver, a água pode estar apenas quente.

  2. Faça a Mistura

    Misture 1/4 de bicarbonato de sódio para cada duas colheres de sopa de água. Misture até formar a consistência de pasta.

  3. Aplicação

    Aplique a mistura com ajuda de uma esponja na peça de prata desejada.

  4. Enxágue.

    Enxágue a peça com água morna.

Outra sugestão bem prática é forrar um recipiente com papel alumínio, e então, em uma panela, colocar mais ou menos 200 ml de água para ferver.

Depois disso, basta acrescentar no recipiente bicarbonato, uma colher de vinagre branco e água, e colocar as peças na solução. Posteriormente, enxague as peças em água corrente e depois enxugue com um pano limpo.

Agora que você já sabe a diferença entre a prata 925 e 950 (e sabe como cuidar delas) basta escolher o modelo que mais combina com o seu estilo.

Sendo assim, confira abaixo os modelos de joias de prata que temos para você, e faça uma boa escolha!

2 thoughts on “Qual a diferença entre a prata 925 e 950? Entenda de uma vez por todas

  1. Lea says:

    Tenho um bracelete de alta joulheria de uma grande marca francesa , comprado há uns 7 anos e é de Prata 925. NUNCA manchou , apenas possui os riscos próprios do uso prolongado ao longo do tempo.
    Há menos tempo, comprei outro de grande joalheria americana , também em Prata , 950 e é notável o escurecimento das bordas da peça
    Na época ganhei o produto da marca que serve para polir todos os objetos em prata da marca . Um produto miraculoso. Retira todo o escurecimento da peça é ela fica como nova..
    Realmente a explicação foi muito útil.

  2. Nilcéa Bernardino Figueiredo says:

    Eu limpo as minhas peças com sabão de côco.não sei se é correto.mais ficam como novas.
    Eu gosto muito de peças de prata.e as informações dada por vcs foi de grande valor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *