Se você é apaixonado por essa arte corporal, mas ainda não teve coragem de fazer uma perfuração, saiba que com os cuidados corretos o piercing na orelha é um adereço que raramente te dará trabalho.

Claro que para isso é preciso seguir uma pequena lista de cuidados essenciais. O cuidado começa no momento de escolher a joia e também o profissional. Após isso, o período posterior a perfuração é muito decisivo para a cicatrização completa do furo e a adaptação do corpo ao novo acessório.

Embora, atualmente o uso de piercing na orelha ou em outras partes do corpo pareça algo estiloso e moderno, essa prática é muito antiga. Assim como as tatuagens, esse tipo de arte corporal já passou por muitas civilizações: maias, astecas, egípcios, indígenas, indianos, romanos e diversas tribos africanas.

Os piercings representavam castas sociais, status, poder entre outras coisas, dependendo da localidade em que era colocado. Sabe-se que o piercing na orelha foi considerado por muitas civilizações uma forma de mostrar riqueza e status social. Também, era interpretado como um símbolo de sensualidade.

As possibilidades de perfuração são diversas. Embora a orelha seja uma parte pequena do corpo, nela há muitas formas de se usar um piercing. As mais comuns são no lóbulo da orelha, na helix ou cartilagem (como chamamos no Brasil) ou no tragus.

As dores da perfuração variam de pessoa para pessoa. De acordo com a opinião de alguns Body Piercings, a orelha é uma das partes que gera menos dor à quem fura.

Cuidados Básicos para Piercing na Orelha

Então, para que você tenha seu piercing apresentamos algumas dicas de cuidados pré e pós perfuração. E também algumas sugestões de composições das peças na orelha, para quem se aventura em fazer mais de um furo, rs.

Conheça os pontos de sua orelha

Saber quais são os principais pontos da orelha e o que eles representam no corpo é um primeiro passo importante. Falamos sobre isso aqui no blog recentemente. No post, mostramos um mapa de emojis  feito pela revista Elle, que mostra de um jeito bem divertido os pontos da orelha e seus significados.

Escolha o profissional certo

Antigamente, qualquer um furava orelha das filhas, mãe, vó, vizinha… Furar o lóbulo pode até ser mais simples. Já outras partes da orelha, principalmente cartilagens, exigem o conhecimento de um bom profissional. Por isso, pesquise, tenha referências e faça sua perfuração em um profissional de confiança.

Saiba o material da joia escolhida

A peça que está em sua orelha também é algo que exige uma pesquisa anterior. As jóias são opções ótimas, porém não tão acessíveis. Um material muito utilizado é o aço cirúrgico, raramente ele dá alergia e sua duração é muito boa. Ele também não escurece, mesmo sendo usado diariamente, mas para isso tem que ter certeza que é aço cirúrgico e não outros materiais.

Respeite as regras de cicatrização

Há algumas regrinhas básicas que devem ser seguidas a risca por quem faz a perfuração.  O ideal é fazer uma boa assepsia do local diariamente, durante os primeiros 30 dias. Evite alimentos gordurosos como carne de porco, chocolate e frituras, pois eles prejudicam a cicatrização. Não troque a joia nos primeiros dias e evite tocar o local.

Faça limpeza necessária

Diariamente faça a limpeza do local, o ideal é usar o sabonete neutro. Também é bom fazer uma limpeza uma vez por semana com um antisséptico.

Piercing na Orelha de Pressão

Caso você queira usar um piercing, mas prefira algo que não cause uma mudança permanente em seu corpo, uma opção excelente são os piercings de pressão. Além de ser menos agressivos, eles permitem uma flexibilidade maior de onde usar. Você pode colocar em sua orelha de diversas formas, criando composições criativas e muito bonitas.

Os piercings de orelha de pressão permitem que você faça sua troca diária de acordo com seu look ou com a ocasião. Já com os piercings permanentes essa troca é um pouquinho mais complicada. Claro que é possível, porém exige um mais de esforço, já que não é tão simples tarraxar aquelas bolinhas pequeninas, rs.

Celebridades com Piercings na Orelha

O piercing na orelha já foi considerado um item radical, por ser frequentemente associado a tribos como punks, roqueiros e etc. Hoje em dia, ele ganhou uma conotação diferente e é considerado um acessório fashion, usado por muitas celebridades. Confira as celebridades que usam piercing na orelha:

Piercing de Emma Watson

Emma Watson optou pelo piercing no estilo espiral com três argolas bem coordenadas em uma das orelhas, contudo ela preferiu não mesclar com brincos dando um aspecto mais minimalista.

Scarlett Johansson e Seus Piercings Delicados

Scarlett Johansson optou por usar piercings mais discretos no red carpet de uma premiação norte americana. Certamente para cortes mais curtos de cabelo, essa tendência é incrível porque ajuda a exaltar os mínimos detalhes.

Rihanna

Rihanna é uma grande influenciadora de moda, além de uma grande artista renomada. Ela sempre aparece com novidades diferentes e por isso é fato de que Rihanna é uma das responsáveis supremas pela volta do piercing como tendência

Ivete Sangalo – Piercing Fake

Ivete caiu nas graças dessa moda puser trend e realçou seu visual usando piercings de pressão para combinar com seu hairstyle de rabo de cavalo.

É isso, esperamos que tenham gostado das dicas para o uso de piercing na orelha. E se você prefere esperar um pouquinho para fazer o furo, que tal usar o piercing fake pra ir se acostumando?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *