Dia do Papa

O Dia do Papa é comemorado no dia 29 de junho. É uma data muito importante da celebração católica, pois homenageia o principal líder da igreja com mais fiéis de todo o mundo. No Brasil, então, essa cerimônia é muito mais importante. Somos uma das nações com o maior número de católicos por habitantes em todo o planeta.

O Dia do Papa foi feito para mostrar a força dessa entidade para o Vaticano e também para a humanidade. Além de cuidar da igreja, o Papa tem um efeito moralizante e internacional muito forte. Ele é recebido em países não católicos e é tratado como chefe de estado. Independente da religião que predomina naquele estado.

Dia Do Papa
Dia Do Papa

Por isso, comemorar o Dia do Papa é dar valor ao líder que o homem que ocupa esse cargo é e enfatizar também a importância da igreja católica para a humanidade. Por mais que como qualquer outra instituição, ela seja alvo de críticas históricas e atuais.

O Dia do Papa e a história por trás disso

Para a igreja católica o início do papado começou com São Pedro, que eles definem como o primeiro Papa. Com isso, o Dia do Papa é uma data milenar. Existe há quase dois mil anos. Uma das instituições mais antigas de toda a humanidade.

Porém, a criação da igreja católica é um pouco contraditória. Apesar do símbolo de Pedro como primeiro Papa, a igreja teve como fundador o rei Constantino. Um imperador pagão que usou da fé alheia para conseguir conter o seu povo que estava muito rebelde. A igreja não gosta muito de tocar nesse assunto, já que a criação da religião não teve como foco a fé das pessoas, mas sim o uso dessa fé para garantir a manipulação do povo por um rei corrupto.

Dia Do Papa
Dia Do Papa

Apesar disso, o Papa se tornou uma instituição histórica muito importante. Com o passar dos anos o chefe do Vaticano, ou o bispo de Roma, como também é chamado, passou de ter o seu poder exclusivamente ligado à igreja para também influenciar políticas internacionais em todo mundo. Foi assim do primeiro ao atual e 266° Papa da história do catolicismo.

A curiosidade sobre o atual Dia do Papa

Uma novidade que aconteceu nos últimos anos do Dia do Papa e que pela primeira vez ocorre na igreja católica é a existência de dois pontífices vivos. Um atuando, no caso do Papa Francisco, e outro aposentado, no caso do Bento XVI.

Essa situação é muito interessante, porque a própria igreja coloca o Papa como o único enviado vivo para administrar e gerenciar a palavra de Deus pelo mundo. Mas, neste momento, existem dois líderes religiosos. Apesar de um deles não estar exercendo a função.

Dia do Papa
Dia do Papa

Muito disso teve mais a ver com questões políticos e jurídicas do que religiosas. Vários escândalos escondidos por anos pela igreja católica começaram a aparecer, como o caso dos padres e bispos pedófilos e a corrupção no Banco do Vaticano. Bento XVI acabou sendo envolvido a esses crimes de maneira indireta, o que fez os cardeais decidirem pela escolha de um novo Papa que moralizasse a igreja. O que ocorre de fato com o Papa Francisco, amado por todos os crentes católicos.

You cannot access the app till you log in to www.facebook.com and follow the instructions given.

Lançamentos de Semi Joias!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.