Joias Camafeu e seu romantismo através dos séculos! Até me emociona escrever sobre eles e as semi joias de prata 925 vintage pois antigamente diferente de hoje a moda massificada tudo tinha um sentido, um porque e as joias usadas seguiam a mesma linha!

Semi Joias Camafeu e seu romantismo inigualável depois de séculos!

Semi joias camafeu
Semi joias camafeu

Como falar de semi joias vintage sem lembrar dos amáveis Camafeus? A palavra Camafeu proveniente do latin significa pedra esculpida! A técnica é usada para formar uma figura em alto relevo entalhada ou esculpida tirando partido da existência de camadas sobrepostas de cores diferentes. Tradicionalmente essa técnica é feita em broches e pingentes.

Semi joias camafeu
Semi joias camafeu

Por volta do ano 300 A.C. surgiram os primeiros camafeus em Alexandria, no Egito e eram muito utilizados em adornos para roupas e joias! Gregos e romanos apreciavam intensamente o camafeu e passaram a produzir imagens de deusas e deuses, cenas mitológicas e figuras femininas que eram as suas preferidas. Jovens mulheres usavam camafeus com a figura do deus Eros como um sedutor convite ao amor, no período Helenístico, pois o mesmo era conhecido como cupido.

O camafeu é produzido a partir de várias outras pedras tais como ágata, ônix, sardônica entre outras. Muito dos colares eram pendurados em fita de veludo e não as tradicionais correntes o que fazia da jóia uma peça delicada, feminina e sensual e com um toque de mistério!

Semi joias camafeu
Semi joias camafeu

Ao longo dos tempos os camafeus decorava não somente joias mas também copos, baixelas, taças e vasos! Apreciado por nobres e pessoas ricas dos séculos XV e XIX, o camafeu tornou-se acessórios prediletos e ditou a moda entre as mulheres da época, que começaram a usar em vestidos, blusas e com uma fita de veludo em volta do pescoço.

Semi joias camafeu
Semi joias camafeu

Há dois grandes centros de produções de camafeus no mundo que são conhecidos como referencia mundial na arte de camafeus até hoje! Uma delas é a pequena cidade italiana Torre del Greco, localizada na Baía de Nápoles, a cidade utiliza diferentes tipos de corais e conchas para a produção.

Outro grande centro é Idar-Oberstein, na Alemanha. Nesta cidade, os camafeus são produzidos a partir da ágata que é encontrada em abundancia na região, além da cornalina e do ônix!

Semi Joias Camafeu
Semi Joias Camafeu
Semi Joias Camafeu
Semi Joias Camafeu
Semi Joias Camafeu
Semi Joias Camafeu

Na época em que não existia as fotografias, num gesto de saudades familiares mandavam entalhar o rosto ou perfil de parentes e a utilizavam em colares, podendo tê-los simbolicamente perto do peito!

E por falar em camafeus quem não lembrou do famoso doce de nozes? O doce foi chamado de camafeu, pois seu formato lembra o da própria joia. O camafeu é um doce muito tradicional no Brasil, por ser um doce nobre também é muito comum fazê-lo para as festas de casamento, seja como sobremesa, ou como lembrança da celebração.

semi joias camafeu
semi joias camafeu

Depois de tanto romantismo nada como um fim doce! O que acharam da historia dos Camafeus meninas?

semi joias camafeu
semi joias camafeu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *