Guardar as joias é algo necessário para quem as têm, sobretudo pelo seu valor, delicadeza e facilidade em perdê-las. Por esse motivo, separamos 5 dicas caseiras de organizador de joias. Confira! Além de serem objetos especiais, muitas encerram grande afetividade, sendo um presente especial de alguém amado. Contudo, nem sempre é fácil organizar joias de forma prática e acessível. Sendo assim, confira aqui dicas importantes para preservá-las e guardá-las com criatividade!

1 – Porta-joias tradicional

organizador de joias tradicional
Foto: Freepik
Uma coisa comum em toda casa de mãe ou de avó é aquele porta-joias com uma bailarina de corda: provavelmente todo mundo já viu uma dessas. Não se trata de algo caro, mas bastante acessível e disponível em qualquer loja. Pode ser uma forma interessante de organizar joias, sobretudo porque os porta-joias vêm com gavetinhas ou vários compartimentos. Ali, por exemplo, você pode separar os brincos em um lugar e as correntes em outro. Por ser um item barato, também, você pode ter vários guardados no mesmo lugar, com cores diferentes. E, assim, fazer uma separação por tipo de joia. Por exemplo:
  • Colocar as joias com ouro ou pedras preciosas em um porta-joias específico, de forma a sempre saber onde está aquele anel ou brinco para um momento especial;
  • Guardar anéis em um porta-joias, e em outros, guardar por categoria os brincos, as correntes e os broches.
  • Separar porta-joias específicos para bijuterias banhadas a ouro ou as tradicionais michelins.

2 – Organizador de joias: gaveteiros

Muitas pessoas costumam guardar suas joias em gaveteiros sem organizá-las devidamente. Contudo, em se tratando de coisas especialmente delicadas, é importante organizar joias de forma a não danificar ou perdê-las. Sabia que existem formas criativas de organizar joias em gaveteiros?

3 – Organizador de joias feitos com papel

porta joias de papel
Foto: Freepik
Em muitas lojas de arte em papel, que estão se tornando cada vez mais presentes em todas as cidades, existem organizadores específicos para joias pequenas com compartimentos, ideais para guardar em gaveteiros. Nelas, você pode colocar os pares de brincos no mesmo espaço, pequenas correntes e coisas afins, sem precisar desorganizá-las. Alguns separadores vêm com compartimentos para anéis e colares maiores.

4 – Gaveteiros para lingerie, ideal para bijuterias maiores

Aqueles pequenos gaveteiros para lingerie, popularmente conhecidos como porta-calcinhas, também podem servir para organizar aquelas bijuterias maiores, como maxi colares, que ainda estão muito na moda. Como os maxi colares não são delicados e tampouco perecíveis, é uma forma interessante de guarda-los sem ocupar muito espaço em seu guarda-roupa.

5 – Organizador de joias na parede

organizador de joias na parede
Foto: Freepik
Outra forma interessante de desocupar espaço e organizar joias devidamente é apostar em ganchos de parede ou em quadros com ganchos fáceis de fazer, aliás. Nestes ganchos você pode colocar as peças de joalheria menos delicadas ou mais pesadas, bem como braceletes e pulseiras. Uma forma criativa, ainda, de aproveitar espaço e organizar joias é aplicar pequenos ganchos em um cabide de madeira. Neles, você poderá colocar as mesmas joias que colocaria em um quadro, por exemplo.

Não deixe de organizar joias, pois é muito fácil!

Em suma, são cinco formas criativas de organizar joias: em porta-joias, em separadores para gavetas, em gaveteiros de lingerie, em quadros e em cabides com ganchos. Muito fácil! Organize já e mantenha a sua coleção bem guardada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *