Cheio de sentido e significados, o Anel de Claddagh é uma tradição irlandesa muito linda e romântica. Por isso, se você nunca ouviu falar dele, mas gosta de se deliciar com lendas culturais tão profundas, você precisa conhecer essa.

Profundamente romântico, o uso dessa joia vai além de casais apaixonados porque ele também pode simbolizar amizade verdadeira e lealdade. Com uma narrativa quase que folclórica, os elementos desse anel configura de maneira profunda o relacionamento interpessoal.

Anel de Claddagh e sua História

O nome Claddagh veio de uma pequena região localizada em Galway na costa oeste da Irlanda, onde existia uma grande aldeia de pescadores. Quando em sua embarcação com tripulantes da marinha, um pescador chamado Richard Joyce que estava de casamento marcado, teria sido raptado por piratas e vendido como escravo a um ourives turco.

joias de prata 925 turmalina banner
brincos pequenos de prata 925 turmalina banner

Muito apaixonado e vivendo anos como escravo e longe da sua amada, ele aprendeu a arte de confeccionar joias e como resultado decidiu criar um anel que representasse seu amor na esperança de entrega-lo para sua noiva quando se reencontrassem um dia.

Após anos de escravidão ele teria sido libertado e voltado para os braços de sua amada. Da mesma forma, ela o estava também esperando fiel, leal e cheia de amor por todos os anos que ficaram separados.

 Anel Claddagh Tradicional irlandês
FOTO:Reprodução/Pinterest

Significado dos Elementos do Anel Irlandês

O anel de Claddagh consiste em duas mão segurando um coração com uma coroa em cima. Sendo assim, O ‘heart’ (coração) simboliza o amor; a ‘hand’ (mão) simboliza a amizade; a crown (coroa) simboliza a lealdade eterna.

FOTO:Reprodução/Pinterest

Como Usar o Anel Claddagh

Segundo a tradição, é possível você ter algumas referencias em relação ao posicionamento afetivo da pessoa que usa o anel de Claddagh, só de olhar para a sua mão. Funciona assim:

  • Usar o anel Claddagh na mão direita com a coroa para dentro significa que a pessoa está disponível.
  • Usá-lo na mão direita com a coroa para fora significa que a pessoa está comprometida.
  • O anel na mão esquerda com a coroa para fora representa que a pessoa tem um amor sem fim por alguém e é correspondida.
joias de prata 925 tanzanita banner
brincos pequenos de prata 925 tanzanita banner

Curiosidade:

Na Europa durante a Idade Média era muito comum o uso de anéis com as duas mãos se tocando e o coração no meio. O nome deste tipo de joia era Fede (nome italiano de origem romana) e as mãos simbolizavam o selar de um pacto. No entanto o Anel de Claddagh tem o diferencial da coroa, representando a lealdade.

Anel Fede Europeu
FOTO:Reprodução/Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *