Existe mais de um tipo de ouro, você sabia? Por isso, o valor das alianças de ouro pode variar muito. Abaixo você vai descobrir quais são os tipos de ouro, qual é o melhor, quanto custa uma aliança e como cuidar dela.

O ouro é um metal nobre que simboliza pureza, riqueza, ostentação e prosperidade. Por isso que, em uma competição, o melhor atleta ganha uma medalha de ouro ou alianças de ouro são usadas para simbolizar o casamento.

Tipos de ouro

Muitas pessoas quando ouvem a palavra ouro já pensam naquela joia amarela, brilhante, mas o ouro pode ter outra cor. Sabia?

A cor da joia vai ser definida pela quantidade de ouro e de outros elementos presentes em sua composição. Assim, ela pode ser amarela, acinzentada, esverdeada, rosé etc

Ouro puro

É o ouro da sua imaginação, aquele dos desenhos animados e filmes. Em síntese, ele possui 100% ouro em sua composição e é vendido como ouro 24k (quilates) ou ouro 999.

Similarmente, o ouro 18k (ou 750) também é considerado puro, porém sua composição não é 100% de ouro. Dessa forma, as joias de 18k possuem 75% ouro em sua composição e 25% de outros metais.

Existem peças de ouro compostas com menos de 18k, porém é preciso ficar atento à composição das mesmas, visto que joias com menos de 14k possuem qualidade muito inferior e não são consideradas de ouro de acordo com os padrões brasileiros.

Ouro branco

Além do ouro, possui em sua composição prata, níquel e paládio. A combinação desses metais gera uma joia de cor acinzentada. Joias de ouro branco são discretas e elegantes.

Ouro rosé

É composto por ouro, prata e cobre, sendo este último o responsável pela cor da joia. Joias feitas em ouro rosé são delicadas e combinam com qualquer ocasião.

Banhado a ouro x folheado

Apesar de serem comumente usados como sinônimos, banhar uma joia e folhear são processos diferentes.

Uma joia folheada a ouro recebe uma aplicação de ouro, mas não é mergulhada no metal. Assim, é um processo mais delicado e restrito, que funciona melhor quando feito em objetos planos, como canetas e talheres.

Alianças de ouro e pombinhos de ouro.
Alianças tradicionais.

Ao banhar uma joia em ouro, você de fato mergulha a peça no ouro e executa um processo chamado galvanoplastia. É um procedimento mais fácil de ser aplicado a joias do que o de folhear. Assim sendo, é mais comum nos dias de hoje.

Se quiser descobrir se sua joia é de ouro, leia o post “Anel de ouro – não se engane, descubra se seu anel é verdadeiro”.

Melhor tipo para alianças de ouro

Se compararmos todos os tipos, o melhor deles para fazer alianças de ouro é o 18k. Ficou surpreso? Vou te contar o motivo!

O ouro puro, ou seja, o 24k é extremamente maleável e a joia pode ser amassada facilmente.

Por outro lado, o ouro 18k é menos maleável e mais resistente. Isso devido a sua composição ser de 18 partes de ouro e 6 partes de outros metais. Esses outros metais é que dão resistência a joia.

Quanto custa uma aliança de ouro?

O valor das alianças de ouro pode variar tendo em vista os tipos de ouro, a espessura da joia e, também, o designer que criou a peça. Resumidamente, quanto maior for a espessura da aliança e a fama da joalheria, mais cara será a joia.

Assim, uma aliança de ouro 18k com 1mm de espessura pode custar a partir de R$700, em uma joalheria famosa. Já uma aliança com 4mm de espessura, custa a partir de R$1.150.

Leia também:
Aliança de compromisso: 7 dicas para acertar na compra!
10 Brincos Pequenos de Ouro Para Completar Seu Look!

É possível encontrar alianças de ouro de boa qualidade e mais baratas? Sim, faça uma boa pesquisa na internet e nas joalherias da sua cidade. Após, compare os valores e reputação das lojas. É muito importante comprar em lugares confiáveis.

Em nossa loja, vendemos modelos de meia aliança banhada em ouro e aliança por valores com ótimo custo x benefício e qualidade comprovada. Se quiser conferir, acesse nosso site oficial.

Dicas para cuidar das alianças de ouro

Apesar de o ouro ser um metal nobre, ele não se dá bem com o cloro. Assim, ao tomar um banho de piscina ou de mar, tire sua joia.

Aconselhamos, também, tomar cuidado ao passar cremes e perfumes. O ideal é tirar a joia, aplicar o produto e depois recolocá-la.

Conseguiu tirar suas dúvidas e está pronto para pesquisar as alianças de ouro? Boa sorte na compra!

One thought on “Alianças de ouro: quanto custa? Qual o melhor tipo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *