Que a aliança é parte fundamental dos matrimônios mais tradicionais todo mundo sabe. Porém, o anel solitário também tem uma participação importante na vida dos casais, especialmente dos americanos. Afinal, nos E.U.A. a tradição do anel de noivado é muito forte. E agora no Brasil a tendência de usar aliança com solitário só aumenta.

Por isso, vamos falar um pouco sobre essa forma de incorporar o anel solitário na aliança e criar um novo estilo. O relacionamento de um casal envolve muitas etapas. E praticamente em todas elas, é usado um bem material que possa simbolizar o momento vivido. E através desse objeto é simbolizado o amor e as fases vividas pelo casal. Entretanto, esse objeto pode variar de cultura para cultura, de acordo com as tradições de cada região.

Tipos de alianças no Brasil

A história da aliança é longa e varia entre culturas e regiões. Por isso, aqui no Brasil, as alianças são as joias escolhidas para simbolizar a vida de um casal nas diferentes fases. Então, inicialmente, no namoro é usada a aliança de prata no dedo anelar da mão direita.

Aliança de Namoro
Geralmente, o primeiro passo do casal é usar a aliança de prata durante o namoro

Posteriormente, é entregue a aliança de ouro no momento do pedido de casamento. Então, durante o noivado, a aliança prata do namoro é substituída pela nova. Por isso, a aliança de ouro passa a ser usada no dedo anelar da mão direita.

Aliança de Casamento
No casamento, geralmente, os noivos utilizam a mesma aliança dourada do noivado

Então, no momento do casamento o casal tem duas opções: uma delas é manter a mesma aliança do noivado e a outra é comprar uma nova aliança de ouro. Entretanto, a joia passa a ser usada no dedo anelar da mão esquerda. E o homem e a mulher fazem o uso da aliança.

De qualquer forma, essa é a forma mais tradicional de se usar a aliança no Brasil. Entretanto, atualmente os casais tem incorporado nos hábitos uma tradição americana de presentear a noiva com o anel solitário, no momento do noivado e a peça pode ser uma joia ou semijoia.

Alianças nos Estados Unidos

Nos E.U.A e em alguns outros países de cultura ocidental, a tradição envolve o anel solitário como forma de formalizar o pedido de casamento. Então, geralmente, durante o namoro o casal não usa aliança propriamente para simbolizar a união. Porém ao fazer o pedido de noivado o solitário se torna o ponto alto da simbolização do relacionamento.

Por isso, os noivos investem em anéis de diamantes ou outras pedras preciosas. E segundo a tradição americana, ao comprar o solitário estima-se que o noivo deve gastar entre um e dois salários. Porém, hoje em dia, apesar de vermos solitários exuberantes das celebridades, essa tradição já não é tão aplicada para todos.

Então, do noivado até o dia do casamento as noivas usam apenas o anel solitário na mão esquerda. E após o casamento as noivas geralmente passar a usar a aliança e o anel solitário na mesma mão. Um fato curioso é que diferente dos brasileiros, os homens americanos só usam alguma joia para simbolizar o relacionamento, após o casamento.

Tendência de aliança com solitário

Então, tendo como referência a cultura americana, os brasileiros passaram a incorporar o anel solitário durante o noivado. E logo a peça se tornou objeto de desejo de muitas mulheres. E assim como as americanas, após o casamento, as noivas brasileiras passaram a usar a aliança com solitário.

Aliança com solitário
O solitário pode ser combinado com a aliança e o aparador

Afinal, o anel de noivado é uma peça tão nobre que não merece ser guardado após o casamento. Então, as mulheres passam a usar as duas joias em uma combinação muito estilosa. Inclusive, algumas até incorporam uma terceira joia, que são os anéis aparadores.

Aliança com aparador
As alianças com solitário ou aparador tem se tornado tendência entre as noivas brasileiras

No Brasil, a aliança com solitário pode ser usada de duas formas: pode copiar o modelo tradicional de usar aliança com solitário no mesmo dedo anelar da mão esquerda. Já a segunda opção é usar o anel solitário do dedo anelar da mão direita e a aliança de ouro no dedo anelar da mão esquerda. E a combinação fica linda e super estilosa!

Algumas celebridades sabem bem como usar o essa combinação! Veja esses lindos exemplos e se inspire:

Jessica Biel Anel de Noivado
Jessica Biel usa um lindíssimo solitário com aparador e aliança de casamento
Kate Middleton Anel Solitário
Kate Middleton também usa o anel solitário de safira com aparador de diamantes e com sua aliança
Leighton Meester Anel de Noivado Aliança
Leighton Meester faz a combinação entre anel solitário com aliança
Zara Phillips Anel Noivado
A neta da rainha Elizabeth II Zara Phillips também usa a aliança dourada com o solitário
Meghan Markle Anel Aliança
Meghan Markle também segue a tradição da realeza e usa o anel solitário com a aliança de ouro

Conheça alguns dos nossos lindos anéis solitários! 

Anel Solitário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *