Enredo animado, bons atores e uma boa história! Isso seria o suficiente para que a novela das 7 fosse um sucesso. Entretanto, um outro elemento foi incorporado na trama e ganhou certo destaque. E é justamente por isso que nesse post vamos falar sobre as joias da novela O Tempo Não Para.

Joias da novela o tempo não para
Reprodução: TV Globo

A novela das 7 O Tempo Não Para é uma daquelas produções leves perfeitas para se divertir. Além disso, a trama também propõem uma reflexão sobre a mudança do comportamento da sociedade ao longo dos anos. Entretanto, além dessa narrativa original, o que tem chamado muito atenção na novela é um assunto bem familiar para nós. As joias da novela O Tempo Não Para estiveram entre as mais buscadas. Conheça a história das joias de crioula!

História da novela

Um dos pontos altos da trama foi quando a personagem Cesária conseguiu recuperar suas joias. Na novela todos passam 132 anos congelados. Isso porque no século passado uma família tradicional paulista e seus escravos sofreram um acidente de navio que os mantiveram congelados por anos.

O tempo não para novela
Reprodução: TV Globo

Após esse período, a família ressurge no século XXI e precisam aprender a se adaptar à modernidade. Dessa forma, uma das membras da embarcação, a escrava Cesária, acaba perdendo no mar seu baú com uma quantidade expressiva de joias, compradas a duras penas por ela.

Então, ao ressurgir no século XXI, Cesária consegue recuperar suas joias, com o auxílio do biólogo Marino, que encontra as peças no mar. A partir desse dia, a vida de Cesária e de sua família ganha um novo rumo!

Joias de crioula

Além do sucesso da personagem ter sido admirado pelos telespectadores da novela, outro aspecto que chamou atenção foram as joias da ex escrava. As peças possuem características próprias de um período histórico brasileiro e são chamadas joias de crioula.

O tempo não para joias de crioula
Reprodução: TV Globo

Entre o fim do século XVII e o início do século XVIII, essas peças começaram a fazer parte de um grupo de mulheres negras que haviam sido vítimas da escravidão. Dessa forma, as joias de crioula se destacaram como um marco para liberdade.

Joias de crioula joias da novela o tempo não para
Reprodução: TV Globo

As joias de crioula eram usadas por mulheres que após a libertação, ascenderam na sociedade. Dessa forma, essas mulheres contrariavam o padrão estabelecido na época onde predominava o racismo e o machismo. As joias de crioula eram usadas como um símbolo da liberdade e independência dessas mulheres.

Venda das Joias de Crioula

As joias de crioula eram vendidas em Salvador por mulheres que se inseriam no comércio, Dessa forma, as peças eram produzidas a partir do lucro das vendas de peças anteriores. Além disso, elas eram confeccionadas por ourives renomados e sempre a partir do ouro ou da prata.

Joias de crioula livro
As Joias de Crioula fazem tanto parte da história brasileira que há um livro dedicado à elas/ Reprodução

Estética das Joias de Crioula

As Joias de Crioula eram peças feitas com inspiração em joias coloniais. Entre elas as que mais se destacaram foram as joias de balangandãs. Essas peças possuem diversos amuletos pendurados nas extensões das joias. Esses amuletos e patuás são usados para atrair boas energias e espantar as más. Por isso, essas joias são consideradas joias de proteção.

Joias da novela o tempo não para
Reprodução: Lilian Pacce

Joias de Crioula nas novelas

Além de ser um dos elementos protagonistas da novela das 7, as joias de crioula apareceram em outras tramas também. A novela Segundo Sol que se passa em Salvador também teve peças desse estilo incorporadas no figurino das atrizes. Principalmente entre os acessórios de Karola, que usava muitas pulseiras e colares.

Acessórios Karola Segundo Sol
Reprodução: TV Globo

Outras joias da novela

Com exceção das Joias da Crioula, não há outras joias de grande destaque na produção. Um ponto interessante a se notar é o estilo mais clássico de Marocas. Afinal ainda há muitas referências em seu passado. Por outro lado, está o estilo ultra moderno de Betina, que não economiza nos visuais impactantes.

Joias da novela o tempo não para Betina
Reprodução: TV Globo
Joias da Novela o Tempo não para Carmen
Reprodução: TV Globo
Joias da Novela o tempo não para coronela
Reprodução: TV Globo
Joias da Novela o tempo não para damasia
Reprodução: TV Globo
Joias da Novela o tempo não para mariacarla
Reprodução: TV Globo
Reprodução: TV Globo

Joias de Juliana Paiva

Fora da novela a atriz que dá vida à Marocas, Juliana Paiva, também chamou atenção por suas joias. Em julho desse ano, a atriz foi ao lançamento da novela com joias lindíssimas!

Joias da Novela o tempo não para Juliana Paiva

As peças eram assinadas pela designer Luciana Salem e são avaliadas em torno de um milhão de reais. Juliana Paiva estava impecável em look exclusivo de Dolce & Gabbana. Quem preparou o look arrasador foi o stylist Dudu Farias.

Parece que o look poderoso e as joias magníficas de Juliana Paiva trouxeram muito boa sorte para a novela, não é mesmo? Afinal, a atriz está arrasando como a protagonista de O Tempo não Para!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *