Dia de São Francisco de Assis!

O Dia de São Francisco de Assis (04 de Outubro) nunca foi tão importante como agora. O santo católico é famoso por seu jeito mais sóbrio de viver. Em que dispensa as riquezas da vida para poder se tornar uma pessoa mais fraterna e solidária. São Francisco é um exemplo para milhões de fiéis, pois escolheu viver entre os mais pobres para poder dar a eles o mínimo de dignidade.

Em uma vida que a desigualdade social é tremenda e pessoas morrem de fome pelo mundo inteiro, as ideias de São Francisco de Assis devem ser repassadas e praticadas por todos nós. Se os grandes empresários se juntassem para reverter a situação de miséria do mundo, com certeza não existiria mais gente passando fome ou sem ter onde morar.

São Francisco de Assis
São Francisco de Assis

De acordo com estudos internacionais, 7% da população mundial mais rica tem mais dinheiro que os outros 93%. No Brasil, o número é mais alarmante ainda. 1% da nossa população tem mais dinheiro que os outros 99%. E o que vemos é um governo que atua sempre para ajudar os mais ricos, deixando os pobres no meio da miséria, sem ter ao menos o que comer.

A importância de comemorar o Dia de São Francisco de Assis é essa. Ele não fazia caridade, não era um filantropo. Mas sim uma pessoa que largou a riqueza e o luxo para poder dar o mínimo de dignidade aos pobres. Era como se um bilionário chegasse hoje em dia e doasse toda a sua fortuna para acabar com a fome da África, por exemplo.

Dia de São Francisco de Assis
Papa Francisco

Por isso esse santo é tão especial. Tanto que deu nome ao atual Papa, que leva em seus discursos uma crítica forte ao estilo de vida que possuímos, ao modo como as coisas são postas, ao desrespeito ao meio ambiente, à fome e à miséria e também ao preconceito. Papa Francisco veio para mudar o estilo da igreja católica governar os seus fiéis. Veio com a ideia de São Francisco de Assis. O homem que transformou a sua vida em solidariedade.

O que fazer no Dia de São Francisco de Assis

Infelizmente, não fazemos parte dos 1% de mais ricos que poderia transformar a realidade de fato do povo brasileiro para melhor. Porém, no Dia de São Francisco de Assis podemos fazer a nossa parte e ajudar da forma que pudermos. É um ótimo dia para levar seu filho a uma creche na periferia, ou um orfanato e levar brinquedos para que ele e os novos colegas dessas instituições brinquem e se divirtam. Também leve lanches, histórias e muita alegria.

Outra possibilidade bem bacana é tornar a vida de velhinhos em asilos mais alegre. Vista-se de algum personagem, junte um grupo de amigos e vá para lá contar histórias, fazer brincadeiras, dançar e se divertir. Fazer a alegria de alguém em um dia tão importante, é uma forma legal de tentar, pelo menos um pouco, devolver todo o privilégio que possui.

Dia de São Francisco de Assis
São Francisco de Assis

Você também pode visitar lugares mais pobres ainda, como lixões, cidades com seca, periferias extremas. E fazer um trabalho voltado para acabar com a fome naqueles lugares. Não só levar comida no Dia de São Francisco de Assis, mas também tomar alguma atitude que possa mudar a vida daquelas pessoas. Por exemplo, se você sabe fazer sabão para vender, ensine aquelas pessoas, dê os primeiros materiais e equipamentos e ofereça para vender as primeiras levas de produtos. Com o passar do tempo, esse seu trabalho vai dar frutos reais e no lugar da simples e ineficaz filantropia, uma verdadeira forma de sair do lugar de miserável vai surgir para essas pessoas.

Dia de São Francisco de Assis
Dia de São Francisco de Assis

Homenagear o Dia de São Francisco de Assis é assim. Fazendo o bem sem escolher a quem!

Cannot call API for app 380204239234502 on behalf of user 2723276091283122

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *