O seguro de joias é uma realidade de várias pessoas que possuem um belo acervo de peças preciosas e que precisam protegê-las de alguma forma, ainda mais se não quiserem guardá-las em um banco. Esse tipo de serviço é essencial para aqueles que têm diversas obras da joalheria dentro de casa, para usar em um evento ou outro mais importante.

Seguro de Joias

seguro de joias
coração safira

Ter o seguro de joias é essencial para evitar que sua casa seja roubada e você perca o valor material daquelas peças para todo o sempre, por isso é bom sempre pensar muito bem e analisar como funciona esse tipo de serviço. Assim, você não vai passar por estresses futuros e vai conseguir ter as suas joias tranquilamente, podendo utilizá-las, sem medo de ser roubada.

Por que fazer um seguro de joias?

Muita gente inclui as joias dentro da apólice de seguro residencial, mas isso quase sempre é uma péssima escolha. Isso porque o seguro residencial serve para proteger a estrutura da casa e não o que dentro dela. Normalmente, joias, móveis, obras de arte, não fazem parte do que a seguradora protege. Quando existe a opção de colocar as joias no pacote é apenas quando elas estão guardadas dentro do cofre. Para isso, não precisa lá muito de seguro, o ideal mesmo é salvar as suas peças de possíveis assaltos e furtos não só dentro de casa, mas na rua também.

seguro de joias
diamantes

Por isso, é bom contratar um seguro de joias bem específico para o seu estilo de vida. Se você usa muito na rua, adquira um que te assegure roubos e furtos fora da residência, se é mais em eventos fechados e que acontecem poucas vezes, um mais simples já resolve. Mas o ideal mesmo é separar os seguros para que você não perca as suas joias de forma alguma.

Quanto custa um seguro de joias?

O principal problema para se adquirir um seguro de joias está exatamente aí. É muito caro, muito mesmo. Ele é associado a grandes compradores de joias, não a você que tem algumas peças em casa. Normalmente, para as pessoas normais, que não são empresários do ramo ou colecionadores, por exemplo, eles oferecem pacotes mais simples e com preços bem altos.

seguro de joias
seguro de joias

Mas isso é uma questão bem nacional, falta ainda o interesse das seguradores em fazer seguro específico para pessoas comuns poderem guardar bem as suas joias. Em países mais desenvolvidos, como os da Europa, esse estilo de seguro de joias já existe. Você pode comprar, inclusive, já na joalheria, ou online, ou pela seguradora mesmo. Normalmente, o período inicial é de cinco anos, mas você pode aumentar, caso queira.

Como funciona as coberturas específicas?

A cobertura específica é quando você contrata um seguro de joias ou de outro tipo de produto, mas para um tipo de peça exclusiva que você tenha. Por exemplo, as alianças de casamento, um anel de bodas, ou até mesmo um relógio importado. Esse tipo de apólice existe em várias seguradoras nacionais e em quase todas internacionais. Caso esse seja o seu objetivo, ele fica muito mais em conta e garante a preservação das suas peças mais importantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *