O Novo Acordo Ortográfico da língua portuguesa, que entrou em vigor a partir de 2016, deixou nossa cabeça meio confusa, rs. Principalmente, quando a gente vai acentuar uma palavra… Então, vamos aproveitar a dúvida em comum, para esclarecer de uma vez por todas: o plural de anel tem acento? Devo escrever anéis ou aneis ?

Aqui no blog nós falamos muito sobre joias de prata 925 e tendências. Entretanto, vez ou outra acabamos escrevendo também sobre algumas as dúvidas ortográficas. Afinal, nós também escrevemos muito e às vezes nos deparamos com dúvidas como: joia ainda tem acento?

Por isso, já falamos até mesmo sobre a forma correta de: Semi joia Semijoia ou Semi-Joia.  Agora, que já sabemos o jeito certo de escrever essa palavrinha que mudou com o Novo Acordo Ortográfico, surgiu outra dúvida. O acento do plural de anel caiu ou ficou? E é sobre isso que vamos falar nesse post!

Plural de anel: anéis ou aneis?

É normal ter dúvidas sobre o plural de anel. Afinal, muita coisa mudou… A  palavra “joias” já não acentuamos mais… Então, como saber  se o certo é anéis ou aneis?

Muitas palavras tiveram a grafia alterada, por conta do Novo Acordo Ortográfico. Ele já está em vigor oficialmente há dois anos, porém pode-se considerar que ainda estamos em fase de adaptação. Afinal a língua portuguesa é uma das mais complexas.

Entre as muitas regras, temos que distinguir as muitas exceções e é complicado decorar tudo, por isso vamos nos adaptando gradativamente. Especialmente, com o uso diário da língua escrita. Mas em era de corretores de texto, inclusive nos celulares, já ficamos no piloto automático e esquecemos de onde devemos ou não devemos acentuar.

Então, se você errou um acento não se culpe tanto, acontece… Por isso, vamos explicar exatamente a regrinha que se aplica para essa palavra em questão, confira:

Com ou sem acento?

Então, a palavra em questão “anel” é uma das que não foram alteradas com a nova regra ortográfica. Por isso, o plural de anel, ANÉIS, continua sendo uma palavra acentuada, assim como antes. Então, sim, o plural de anel tem acento agudo. Portanto, o correto é escrever: anéis. Mais fácil para decorar, né? Afinal, nada mudou, rs

Anéis tem acento

Regra para acentuar o plural de anel

A palavra anéis está dentro da regra dos ditongos abertos. Eles são esses aqui: “éu”,”éi”,”ói”. Antes do Novo Acordo, todas as palavras que tinham esses ditongos abertos eram acentuadas.

Entretanto, agora só se preserva o acento em palavras que são oxítonas, como é o caso de anéis. Assim como as palavras: heróis, papéis, pastéis, chapéus.

Já as palavras que são paroxítonas foram alteradas. Portanto, agora não recebem acento. Veja alguns exemplos: ideia, assembleia, jiboia. Então, essas palavras perderam o acento de vez.

Regrinha ortográfica

Portanto, falando de forma bem objetiva:

  • Ditongos abertos como “éu”, “éi”, “ói” que são oxítonas continuam com acento
  • Ditongos abertos como “éu”, “éi”, “ói” que são paroxítonas perdem o acento

Lembrando que oxítonas são as palavras que a última sílaba é a tônica, ou seja, a mais forte. E as paroxítonas são as que tem a penúltima sílaba como a mais forte, portanto a tônica.

Aumentativo de anel

Outra dúvida que surge com frequência sobre a palavra anel é justamente seu aumentativo. Como falar da forma e correta que um anel é bem grande?

Então, muitas pessoas querem saber como esclarecer essa dúvida. Afinal, o aumentativo de anel é anelzão? Anelão? Há duas formas de se usar o aumentativo da palavra anel.

joias de prata 925 turmalina banner
brincos pequenos de prata 925 turmalina banner

Porém, uma é a versão popular, que não é necessariamente correta, mas já foi incorporada na oralidade. Então, ao falar “anelzão”, fica entendido que a pessoa está fazendo referência a um anel grande. Entretanto, mesmo que as duas formas sejam conhecidas o aumentativo correto de anel é anelão. Inclusive, essa é o único aumentativo de anel, apontado no conceituado dicionário Houaiss.

Principais mudanças do Novo Acordo

O mais importante desse post é esclarecer que o plural de anel– anéis– é uma palavra que continua sendo acentuada. Isso de acordo com as regras do Novo Acordo Ortográfico, em vigor desde 1 de janeiro de 2016.

Mas, para que você saiba um pouquinho do Novo Acordo, vamos deixar um resumo das principais mudanças que ele trouxe, confira:

  • Alterações de acentuação de ditongos abertos que são hiatos
  • Fim do trema
  • Novas regras para o uso do hífen (-)
  • Inclusão das letras K, W e Y no alfabeto

É isso! Esperamos ter ajudado a solucionar essa dúvida sobre a palavra anéis. Então, agora que você já tirou as dúvidas sobre a grafia, que tal aproveitar e o tema e dar uma olhada nos lindos anéis da Waufen? =)

joias de prata 925 tanzanita banner
brincos pequenos de prata 925 tanzanita banner

2 thoughts on “Anéis ou Aneis? O plural de anel tem acento ou não?

  1. Ana says:

    Bom dia, neste trecho, é preciso alterar a palavra “proparoxítonas” por “paroxítonas”:

    “Portanto, falando de forma bem objetiva:

    Ditongos abertos como “éu”, “éi”, “ói” que são oxítonas continuam com acento
    Ditongos abertos como “éu”, “éi”, “ói” que são proparoxítonas perdem o acento”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *