O quadro A moça do brinco de pérola retrata uma história desconhecida. Entretanto, a pintura mexe com os sentidos e desperta muita curiosidade em que a observa. E um dos aspectos mais interessantes do quadro é a presença em destaque de uma joia, no caso o brinco de pérola.

A joia é uma das mais antigas formas de expressão de nobreza e poder. Desde os egípcios esses adornos corporais feitos de pedras preciosas fazem parte da vida humana. Por conta disso, ao longo da história foram retratadas em milhares de quadros e expressões artísticas as joias.

Scarlett Johansson
No filme inspirado no quadro e no romance de Tracy, Scarlett Johansson dá vida a moça misteriosa

Portanto, esses adornos que hoje nos acompanham já estão presentes na nossa história há séculos. E entre todas as obras de arte, inclusive aquelas que retratam a nobreza das potências mundias, uma se destaca pela presença em destaque de uma joia.

Então, estamos nos referindo ao quadro A moça do brinco de pérola, feito pelo pintor holandês Johannes Vermeer, em 1665. Esse quadro envolve tantos mistérios, que foram inspirados nele um romance de Tracy Chevalier (1999) e um filme (2003) baseado no livro.

Portanto, podemos ver como essa obra de arte é relevante em muitos aspectos. Mas o que mais se destaca é como até hoje ela mexe com os sentidos das pessoas que a olham. Talvez essa história ainda não revelada por trás do quadro seja seu grande atrativo.

Ambiguidades do quadro A moça do brinco de pérola

A expressão da moça retratada é completamente ambígua. Não é possível dizer se ela está triste ou feliz. Entretanto é evidente que ela vive a aflição de um mistério, algo ainda não revelado.

O pintor Vermeer fez esse retrato em um período conturbado de sua vida. Ele e a família acumulavam muitas dividas entre outros problemas. Nesse contexto, o quadro é criado, o que leva muitas pessoas a pensar que esse quadro pode ser um retrato dele mesmo.

Johannes Vermeer
Retrato do pintor holandês Johannes Vermeer

Assim como dizem que na verdade a Monalisa é um retrato do próprio Leonardo Da Vinci. Inclusive, A moça do brinco de pérola é chamada por alguns de a Monalisa holandesa, especialmente por essa aura envolta em mistério.

O brinco de pérola

Outras teorias, inclusive a contada no livro fictício de Tracy Chevalier, dizem que na verdade essa garota trabalhava para o pintor. Para umas pessoas ela era uma espécie de auxiliar, já outras consideram que a moça era na verdade uma garota de programa. Até há quem diga que a pintura foi inspirada em uma filha do pintor.

Porém, essa é uma resposta que não teremos. Embora, a história do livro bem como do filme retratem uma narrativa convincente, é difícil sabermos com precisão qual a origem dessa garota.

A moça do brinco de pérola
O brinco de pérola é o destaque dessa obra misteriosa

Entretanto, se ela fosse realmente uma garota de programa a questão dela estar usando um brinco de pérola se torna muito mais interessante. Quem poderia ter dado o brinco à ela? O que o pintor quis dizer ressaltando e valorizando a presença dos brincos, através de técnicas formidáveis baseadas em luz e sombras?

Entre nossas suposições, podemos considerar o brinco de pérolas mais um antagonismo presente na tela. Afinal, como poderia uma empregada usar uma peça tão nobre, que naturalmente não deveria estar com ela.

Versões a moça do brinco de pérolas
O quadro tem tanto apelo com o público que assim como a Monalisa, ele já foi reinterpretado em várias versões

Então, certamente a presença marcante da joia que dá nome ao quadro, com certeza é complementada pelo olhar da moça. E isso só reforça o quanto ambíguo e misterioso o quadro é até hoje.

Estudos sobre o quadro

Então, até hoje essa obra que é o masterpiece de Johannes Vermeer é ainda estudada. Um projeto liderado Museu Mauritshuis é dedicado a desvendar os mistérios que cercam a obra de arte. O museu fica no mesmo local em que Vermeer pintou a obra, em Haia, na Holanda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *