Você sofre com irritações na pele sempre que tenta usar esses acessórios? Então, provavelmente você tem alergia a bijuterias! O nome dessa irritação é Dermatite atópica. Geralmente os sintomas são: ardência, coceira, inchaço e aquela sensação de que esta pinicando! Cerca de 15% da população sofre com este tipo de alergia.

A alergia pode acontecer por conta de alguns elementos presentes na composição das bijuterias. Um dos principais causadores de alergias na pele é o níquel. Esse metal é frequentemente usado na fabricação de bijuterias. Além disso, o níquel também está presente na composição de botões de calças, cintos, relógios e até mesmo as canetas.

Alergia causada por aneis bijuterias

Muitos fabricantes de bijuterias utilizam o níquel para baratear o custo dos acessórios. Além disso há outros materiais que também podem causar alergia como o cádmio, cobre, mercúrio, chumbo e que muitas vezes também estão presentes nas composições de diversos acessórios.

O uso frequente de acessórios com elementos causadores da alergia pode ter consequências. Entre elas, a alteração de textura, formação de eczemas, infecções, sangramentos e até manchas. Por isso, se você sentiu algum desconforto usando uma bijuteria suspensa o uso. Afinal, a alergia pode evoluir para um quadro inflamatório.

Alergia causada por bijuterias
Alergia causada por colares bijuterias

Semijoias são antialérgicas?

Frequentemente, pessoas que diagnosticam a alergia, já perguntam imediatamente aos dermatologistas se apenas poderão usar joias. No entanto, essa resposta vai depender muito do grau e do tipo de alergia. Mas na maior parte dos casos há mais opções disponíveis do que somente as joias autênticas.

Se você possui alergia a bijuterias, é possível recorrer à outros acessórios, como as semijoias. Outra opção possível e não tão caras são as joias de prata. Isto porque, as semijoias possuem uma qualidade excelente de banho de metais nobres. Então, mesmo que as semijoias sejam feitas a partir de ligas metálicas, o banho que finaliza a confecção da peça faz com que a peça final seja antialérgica.

Isso porque a camada dos metais nobres, como ouro ou ródio, é bem generosa. Portanto, após o banho, a peça pode ficar em contato com a pele que não dará alergia. A menos que a pessoa tenha outros tipos de alergias mais sérias.

Então, o banho de ródio ou de ouro funciona como uma barreira entre o metal e a sua pele. Por isso, é muito mais raro uma semijoia de qualidade, com camadas de banho generosas, causar algum tipo de alergia. Por isso, diferente das bijuterias, as semijoias são consideradas peças antialérgicas.

Semijoias sem níquel

Então, as semijoias são uma excelente saída para quem tem alergia. Principalmente, quando a alergia é ao níquel. Afinal, as semijoais são feitas de ligas metálicas, sem a presença de níquel em sua composição.

Além disso, entre as diversas etapas que ocorrem durante o banho, as semijoias são imersas em um tanque de níquel free. Uma substância que retira as impurezas e torna a peça uma semijoia antialérgica. Aliás, para as peças serem classificadas como semijoias é imprescindível que sejam antialérgicas, portanto banhadas.

joias de prata 925 turmalina banner
brincos pequenos de prata 925 turmalina banner

Alternativas para alergia a bijuterias

Então, pessoas que possuem alergia a bijuterias  não precisam ficar tristes por não poder se adornar. Há outras possibilidades que são viáveis e cabem no bolso, caso você não possa investir em joias autênticas. Por isso, fizemos uma pequena lista de acessórios que podem ser boas opções para você:

  • Semijoias de boa qualidade
  • Joias em Prata 925
  • Pérolas sintéticas
  • Couro
  • Tecido
  • Miçangas
  • Cerâmica

Peças desses materiais são boas alternativas para que você possa investir em acessórios, assim como qualquer pessoa! Para comprar semijoias da moda, níquel free e com excelente qualidade, acesse o site da Waufen e aproveite muitas opções de semijoias antialérgicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *