Muitas pessoas já ouviram falar em joias de titânio. Inclusive, alguns estúdios de piercing usam peças feitas exclusivamente desse material. Algumas marcas também incluem peças feitas do metal em seus mix de produtos. Mas afinal qual é o motivo que leva o metal leve a ser tão cobiçado na joalheria? Descubra porque cada vez mais se fala em joias de titânio!

Apesar de ter diversas finalidades, o metal conhecido como titânio tem sido cada vez mais mencionado na joalheria. Especialmente, quando o assunto é piercing. Se antes só se falava em ouro, prata e no máximo aço cirúrgico quando o assunto era as perfurações, hoje em dia, o titânio ocupa o primeiro lugar. Esse metal é excelente para ser usado na joalheria por conta de uma característica muito particular. Veja mais sobre o metal!

O que é titânio?

O titânio é um metal de transição, sólido na temperatura ambiente, com coloração branca metálica e seu símbolo na tabela periódica é o Ti. Esse metal é bastante utilizado em ligas leves de metais. Além disso, suas reservas garantem 600 toneladas do metal.

Esse metal leve é bastante usado na indústria química, na indústria bélica para fabricação de mísseis e também na condutividade térmica dos computadores. Na natureza o titânio é encontrado em combinações com outros elementos. Inclusive, ele pode ser achado em todos os tipos de rochas. Apesar de ter ótimas propriedades o titânio não é um metal de valor elevado.

Onde esse metal é usado?

O metal pode ser usado de diversas formas diferentes. Entre as mais comuns estão a indústria química, a indústria bélica, a indústria naval e também a área da saúde. Além disso, o titânio também é bastante usado na joalheria.

Então, a versatilidade do uso desse metal se dá justamente pela sua altíssima resistência à corrosão. Portanto, seja na água salgada do mar, dentro do corpo humano ou na composição de mísseis, o titânio é extremamente resistente a corrosão.

Ótimo para joalheria

Além de ser altamente resistente a corrosão, o titânio também é um dos metais mais seguros para quem tem alergias. Isso porque ele é totalmente livre de níquel e de outros metais que podem provocar erupções ou irritações na pele. Por isso, o metal é escolhido como material para quem deseja realizar sua primeira perfuração.

As joias feitas com o metal têm superfícies lisas ótimas para evitar alergias. Além disso, o metal pode ter diferentes colorações, o que permite uma variedade maior de estilos. Também, vale dizer que as joias feitas desse material são super resistentes, inclusive a temperaturas diversas.

Tipos de Joias

As joias de titânio são iguais a todas as outras em termos de design e beleza. Isso porque o metal também é muito bom para a confecção de joias. Sua principal diferença e o fator antialérgico. Então, as joias de titânio são as mais recomendadas para quem manifesta alergia a níquel e outros materiais. Além disso, assim como o aço cirúrgico, o titânio é uma excelente opção de material para piercings.

Piercing de titânio

A joia mais popular feita a partir desse metal é o piercing. Isso porque esse acessório é usado em uma perfuração um pouco mais delicada do que a dos furos do lóbulo da orelha. Então, por ser mais sensível a escolha do material da joia deve ser bastante cautelosa.

Como o titânio é usado até mesmo como material para próteses cirúrgicas internas, existe uma garantia de que ele é um metal super bem aceito pelo corpo humano. Por isso, os piercings de titânio são excelentes escolhas para quem deseja fazer uma perfuração.

Aliança de titânio

Outra joia bastante requisitada feita com o metal é a aliança. Como esse anel é usado diariamente, a melhor opção é escolher um material resistente, bonito e também que não apresente riscos de ficar preto ou até mesmo esverdeado. Por conta disso, muitos casais optam pelo usa das alianças de titânio.

Leia também: Nióbio – Descubra O Que é e Quais São Suas Finalidades

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *