Normalmente, os produtos feitos com prata possuem uma apresentação bonita e também bastante nobre. Ao mesmo tempo, o metal tem uma certa popularidade. Por isso, muitas pessoas acabam se perguntando se a prata custa caro. Então, nesse post vamos falar um pouco sobre o preço da prata, confira!

A prata é um tipo de metal que tem diversas finalidades. Os produtos mais populares feitos com o metal nobre são as joias e os adornos feitos para casa. Mas a prata também pode ter outros usos como parte de instrumentos musicais e também em áreas como radiologia e também fotografia.

Mesmo sendo um metal bastante conhecido, muitas pessoas ainda se perguntam se a prata custa caro. Então, vamos falar um pouco sobre o preço do metal e também dos produtos feitos com ele. Além disso, veja as diferenças que existem entre os tipos de prata.

Qual é o preço das peças de prata?

A primeira resposta dessa pergunta é: depende. O preço da prata vai variar de acordo com sua pureza. Apesar do metal ser considerado um dos mais nobres, ficando atrás apenas do ouro, seu preço pode ser bastante diferente. A prata é um metal bastante mole.

Então, para criar peças de prata de boa qualidade é preciso fazer uma liga entre a prata e outros metais não nobres como cobre, por exemplo. Dessa forma, o valor da peça de prata vai depender muito da quantidade de prata pura usada para confeccionar a peça. Por isso, existem diferentes nomenclaturas para se referir às joias e aos acessórios de prata.

O que é a prata 925?

Como falamos anteriormente, as peças de pratas são classificadas de acordo com a quantia de prata presente em sua composição. Então, quando falamos em prata 925 queremos dizer que na composição daquela determinada peça está presente 92,5% de prata e 7,5% de outro tipo de metal não nobre. Inclusive, algumas peças feitas do metal apresentam o número 925 gravadas, para certificar que aquela peça tem 92,5% do metal nobre.

O que é a prata 950?

Da mesma forma que a descrição 925, o nomenclatura 950 remete a quantidade de prata presente em determinada peça. Então, todo material que é descrito como prata 950 significa que a composição é feita com 95% de prata e apenas 5% de outros metais.

Apesar da prata 925 ser mais utilizada na produção de joias e de acessórios, também é possível encontrar peças em 950. A diferença da quantidade de prata é muito pouca, nesse caso a qualidade das peças é praticamente a mesma. Então, a prata 925, a prata 950 e peças com maiores quantidades do metal são também conhecidas como prata de lei.

O que é prata 90?

Diferente dos dois tipos descritos anteriormente, as peças classificadas como prata 90 são feitas de metais não nobres como cobre, alpaca, aço inox e latão, que posteriormente recebem alguns milésimos de prata através do processo do banho. Por isso, esses tipos de peças são apenas finalizadas com pequenas quantidades do metal nobre.

Os acessórios de prata são considerados joias?

Para uma peça ser considerada uma joia é preciso que ela seja classificada pelo menos como prata 925. A partir dessa quantidade de prata presente nas composições, as peças já são consideradas joias.

Então, peças feitas com uma porcentagem de prata igual ou acima aos 92,5% já podem ser consideradas joias. Por outro lado, a prata 90 e outras peças com quantidades inferiores de prata não podem ser consideradas joias. Elas são classificadas como semijoias, ou seja, peças de metais não nobres e banhadas com metais nobres.

joias de prata 925

Como saber se a prata custa caro?

O valor do grama ou da onça da prata varia diariamente. Então, para quem busca o metal em seu estado bruto, a melhor forma de consultar seu valor é através de sites que se mantem atualizados diariamente.

Já para o consumidor final, o valor da prata pode variar bastante dependo da loja em que se compra os produtos e também de acordo com a qualidade das peças. Obviamente, as peças com maior porcentagem de prata são mais caras. E as peças apenas banhadas com o metal são mais baratas.

Ainda assim, ao comprar joias de prata é necessário levar em consideração critérios como:

  • Peso da peça – joias maiores e mais pesadas são mais caras por conta da quantidade maior de prata utilizada
  • Verificar se a peça é banhada – peças de prata também podem ser banhadas com outros metais como ouro, ouro rose e ródio. Normalmente, essas peças são mais caras, quando comparadas às peças de prata sem banho
  • Pedraria – peças feitas com pedras como zircônias ou cristais tendem a ser mais caras que peças feitas apenas de prata.

One thought on “Prata Custa Caro? Saiba Mais Sobre o Preço do Metal Nobre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *