É super empolgante ganhar aquela peça de joalheria que brilha e te faz sentir bem por ter uma joia, não é mesmo? E é melhor ainda quando a gente ganha uma joia de ouro.

Mas imagine só o susto quando você descobre que aquela não era uma joia de ouro de verdade. Não é demérito que o seu presente não seja uma verdadeira joia, mas o importante é que você seja informada disso no momento em que ganha a peça, não é mesmo?

Entretanto, muitas vezes a gente só descobre isso depois… Por isso, nesse artigo vamos te ensinar algumas maneiras de descobrir se sua joia de ouro é mesmo real, para que você nunca mais se engane na hora da compra ou mesmo quando ganhar uma de presente.

Confira.

Classificação das Joias de Ouro

Quem gosta desse metal nobre de cor amarelada, supostamente já sabe que o ouro é super maleável.

Uma joia de ouro pode mudar de forma apenas com um aperto de mão, por exemplo. Então, em suas formas mais puras o ouro tem essa característica. Por isso, grande parte das joalherias adotaram um mecanismo para criar joias de ouro, que envolvem a mistura de dois tipos de metais nobres.

Por isso, a caracterização de “ouro verdadeiro” se dá através das proporções de ouro presentes na sua joia. Por isso, é importante começar entendendo quais são as classificações do ouro que você pode encontrar por aí.

Confira os principais tipos:

  • 24 K: é o ouro em sua forma mais pura, pouco usado na joalheria;
  • 18 K: é uma peça que de 24 partes, 18 são de ouro, portanto é uma joia bem composta pelo metal;
  • 14 K: também é frequente em joias de ouro e significa que 14 partes da composição da joia são de ouro;
  • 10 K: joias com essa quantidade do metal nobre já não são consideradas peças de ouro.

Após ter a definição dos tipos de ouro em mente, vamos aos métodos para descobrir se sua joia é verdadeira. Com 5 ótimas dicas você vai ver que descobrir se a joia de ouro é real é mais fácil do que parece!

Como saber se a sua joia é de ouro

1. Examine a peça de forma minuciosa

A dica mais simples de todas é fazer uma análise minuciosa na peça. Procure sinais de autenticidade ou da falta dela.

Então, ao tentar descobrir se sua joia de ouro é real, você pode começar procurando por alguma marcação que indique a quantidade de quilates.

Geralmente, as peças assim, como os anéis de ouro, tem essa marquinha que indica a quantidade de quilates, ou seja, proporção de ouro diante de outras ligas metálicas presentes na composição da joia. No anel de ouro normalmente ela vem na parte interna.

Testar Joia de Ouro
Um modo muito simples é analisar a joia com atenção e procurar sinais de autenticidade/ Reprodução: WikiHow

Também é bom estar atento à sinais de não autenticidade, como marcas estranhas, oxidação, cor desbotada da peça etc.

Em muitos casos, já nessa primeira etapa é possível descobrir se a joia de ouro é realmente composta por uma maior parte do metal nobre.

2. Faça o teste do Imã

Outro teste que pode indicar se a joia de ouro é real ou não é o teste do imã. Mas para isso você vai precisar comprar um imã grosso, que geralmente é vendido em casas de materiais de construção.

Após isso, você deve aproximar o imã da joia de ouro e verificar se há atração. Peças de ouro não são magnéticas, então se a peça não tiver nenhuma atração com o imã, há uma grande chance de ela ser de ouro.

Entretanto, esse teste não é 100% seguro, pois hoje em dia é comum usarem outros tipos de metais não magnéticos para compor acessórios que não sejam de ouro, principalmente quando falamos de brincos de ouro.

Então, o ideal é que você faça o teste e também procure outros sinais na peça. E se manter a dúvida é bom consultar um profissional especialista.

3. Teste a peça com Ácido Nítrico

O ácido nítrico é um dos métodos mais utilizados para descobrir a pureza do ouro e também da prata. Embora ele seja altamente corrosivo, é possível encontrar kits para os testes indicados na internet.

Para fazer esse teste você deve ter muita cautela e também estar seguro para fazer o manuseio do ácido.

Testar ouro com ácido
O ácido nítrico é corrosivo, por isso deve ser usado com muita cautela

Então, o teste é simples, basta limpar a peça com um a flanela e aplicar uma gota do ácido nítrico, com auxílio do conta gotas. Se for um piercing de ouro cuidado redobrado, normalmente são peças muito delicadas.

Detalhe: é importante que a peça esteja posta sobre um recipiente de aço inoxidável. Após isso, aguarde alguns minutos e espere que se revele através da gota uma cor que indicará algumas respostas:

  • Se a gota ficar verde, significa que a joia é apenas banhada a ouro;
  • Se a gota ficar esbranquiçada e leitosa, significa que é prata folheada com ouro;
  • Se não houver nenhuma mudança na cor, provavelmente significa que a joia é realmente de ouro.

4. Teste com cerâmica

Embora esse teste seja simples e acessível, a chance dele danificar as peças envolvidas é alta, inclusive a própria joia, por isso não faça isso em sua aliança de ouro!

Mas se você lida com isso de um jeito tranquilo vai ver que esse método é bem fácil. Basta você ter uma louça composta de cerâmica, que seja inteiramente branca.

Nela você vai esfregar delicadamente sua joia e então, se a peça de cerâmica ficar marcada com um risco preto, significa que sua joia não é de ouro.

Porém, se no prato ficar um rajado dourado é porque sua peça é realmente de ouro.

Tome cuidado extra se quiser fazer esse teste com seu colar de ouro. Ele é uma peça maior e em teoria você só precisa fazer isso em um pequeno ponto da peça. Apesar disso, em alguns casos, existem colares com algumas partes de ouro e outras não. E o mesmo vale para uma pulseira de ouro.

5. Teste sua joia de ouro com Vinagre

O teste do vinagre não é tão comentado, porém ele também é uma opção eficiente e acessível para sua joia de ouro. Mas é bom lembrar que nesse caso também há riscos de estragar a joia que será submetida ao teste.

Portanto, se você ama de paixão sua joia ou acessório é melhor evitar o teste. Mas se a sua curiosidade realmente fala mais alto… então, vamos ao passo a passo:

  1. Limpe bem a joia com uma flanela;
  2. Aplique duas ou três gotas de vinagre;
  3. Observe a cor da peça;
  4. Se a joia não mudar de cor significa que é de ouro, pois o metal nobre não oxida;
  5. Se tiver uma reação e sua peça começar a mudar de cor, então provavelmente ela não é de ouro.

Dica extra

Como deu para notar, é sempre fácil testar a pureza do ouro em casa. Entretanto, em quase todas as opções, suas peças podem ser danificadas.

Então, uma dica extra que damos é: se você adora sua joia de ouro e ainda assim quer testá-la, mande a a um joalheiro.

O profissional fará uma avaliação precisa e a chance de danificar sua peça é praticamente nula!

Joias de Ouro Na Waufen

Aprender a testar a qualidade da sua joia e ouro é essencial, e um cuidado importante que você precisa ter com essa joia. Mas, melhor do que precisar se preocupar em saber se a sua joia é verdadeira ou não, é comprar joias certificadas e de qualidade.

Então, se você quer garantir a sua e evitar a preocupação com joias falsas, veja as opções de joias de ouro que separamos para você:

4 thoughts on “Como saber se sua joia de ouro é real: 5 ótimas dicas

  1. silvana says:

    Por favor me explica uma coisa? Eu uso o ácido para teste, mas reparei que o ácido não dissolve o aço, é isso mesmo? Estou com dúvida em uma peça que não sei se é ouro branco ou aço. Você poderia me ajudar?
    Obrigada!

  2. Jeferson Menezes says:

    O teste colocando a peça de ouro sobre o fogo de um esqueira e ele só aquecer não mudar de cor é uma forma de testar se o ouro é verdadeiro?

  3. Anderson Cardoso de Freitas says:

    Testei com vinagre com 2 gotas deixei uns 10 minutos passei à flanela deu mais brilho…É um relógio feminino tem acho uns 25 anos era da minha vó depois ficou com minha mãe agora ta comigo ja faleceram….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *