Comprou um anel lindo de prata e ele escureceu? A primeira coisa que você pensou foi: será que esse é um anel de prata mesmo? A prata tem algumas variações de composição e também reage a certos fatores. Por isso vamos te contar algumas formas de saber se esse anel é de prata realmente.

Em um outro post contamos algumas formas de testar se sua peça de prata é real, mas esses são testes que possibilitam verificar a pureza da prata. Muitas das peças feitas a partir da prata ou de outros metais nobres como o ouro são misturadas com outros materiais.

foto/reprodução: https://www.fxstreet.com/

Isso porque os metais nobres prata e ouro são muito maleáveis e podem entortar no menor dos movimentos. Por isso peças como anéis não podem ser inteiramente compostos de um desses metais. Eles seriam extremamente frágeis.

Por isso existem as diferenças entre as pratas, sabemos isso quando vemos as nomenclaturas diferentes. Fizemos um post explicando as diferenças entre a Prata 925 e Prata 950 e existem as suas composições.

Forma mais simples de saber se o anel de prata é real

O jeito mais fácil de saber a veracidade do seu anel de prata é começar comprando a sua joia em um site ou estabelecimento confiável. Dessa forma, você não é enganado, pois essas empresas dão garantias longas das peças, provando sua veracidade.

Se você já comprou a peça e quer saber se o anel de prata é de prata mesmo, uma forma é examinar a peça por inteiro. Geralmente, nos anéis de prata eles marcam um simbolo em que fica escrito 925, por exemplo.

fonte/reprodução:tous.com/es

Geralmente, quando tem essa sinalização quer dizer que a peça tem essa quantidade determinada de prata em sua composição. Por isso, podemos concluir que a o anel de prata tem prata mesmo nele! A prata de lei, mais usada em joias, é composta de aproximadamente 92,5% de prata e o resto da peça geralmente tem cobre.

E se o anel de prata ficou escuro?

Se o anel ficou escuro é a demonstração de que a prata passou por alguma reação química e por isso escureceu. Ela também pode ficar amarronzada, esverdeada ou preta. Isso acontece porque esse metal sofre com a exposição intensa à alguns fatores.

Coisas muito ligadas ao cotiano podem deixar o anel de prata com um aspecto diferente, menos bonito e menos brilhante. E entre essas coisas, estão o suor que liberamos, o calor intenso e até mesmo alguns alimentos como a cebola.

Por isso, existem algumas formas simples, rápidas e baratas de como limpar prata em casa. Caso a sua peça esteja escurecida, você pode adotar um desses métodos e deixar ela com o aspecto bem novinho!

Precisão total: testes químicos

fonte/reprodução: waufen joias

Se o seu caso exige uma precisão total de resultados, então o ideal é recorrer aos laboratórios com instrumentos de camadas apropriados para a medição de cada componente da peça ou testes químicos. Mas para esse caso temos algumas indicações, nós não recomendamos que esse teste seja feito em casa.

Embora, haja muitas pessoas que façam por conta própria, o ideal é procurar um profissional especializado no segmento. Ele poderá fazer esse teste em um ambiente apropriado e sem muitos riscos.

Para fazer o teste é necessário manusear ácido nítrico (50%), por isso para quem não está acostumado a manipular esse tipo de produto, a melhor opção é investir um pouquinho e recorrer a um profissional.

One thought on “Anel de prata – como saber se é prata mesmo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *