Uma dúvida que muitas pessoas tem é: semijoias escurecem com o passar do tempo? Por isso, decidimos dedicar um post ao tema. Dessa forma, vamos falar um pouco sobre a situação da semijoia ao longo do tempo e também as melhores dicas para conservar suas peças em bom estado pelo maior tempo possível.

Assim como as joias, as semijoias são feitas a partir de metais. Mas a principal diferença é que as joias são feitas a partir de metais nobres, já as semijoias são feitas a partir de ligas metálicas. Então, diferente das joias, elas estão suscetíveis aos processos de oxidação. Esse processo é o responsável por escurecer as peças.

Entretanto, por conta das camadas de metais metais nobres aplicadas no banho da semijoias, essas peças costumam levar muito tempo para escurecer. Por isso, elas são bem duráveis em que vale a pena investir. Além disso, com os cuidados devidos você vai preservar a beleza das peças por muito mais tempo.

Por que as semijoias oxidam?

As semijoias oxidam, pois são feitas de ligas metálicas. Quando submetidas a determinados processos físicos e químicos, as peças podem ficar com o aspecto escurecido, por conta de reações. Entretanto, alguns metais nobres como a prata também oxidam, ou seja, não é uma exclusividade de metais não nobres.

O que acelera o escurecimento da semijoia?

Há vários fatores que podem acelerar o processo de escurecimento das semijoias. Entretanto, alguns deles podem ser evitados pelo bom uso e conservação da peça. Mesmo assim peças com muito tempo de uso podem escurecer, pois entre os principais vilões está o nosso próprio suor. Veja o que faz a semijoia escurecer:

Suor

O ácido úrico liberado em nosso próprio suor pode danificar as semijoias, acelerando o processo de oxidação. Entretanto, suar é natural e não temos como evitar, mas não há porque se preocupar. O suor do dia à dia pode levar anos até provocar esse escurecimento.

Mesmo assim, uma maneira de evitar que esse ácido úrico provoque uma oxidação rápida das peças é evitar usar semijoias como colares e anéis em práticas de atividade física. Ou então em dias em que se saiba anteriormente que vai transpirar muito.

Poluição

A poluição pode ir acumulando sujeira nas peças. Por isso, armazenar as semijoias corretamente faz toda diferença. Além disso, limpezas periódicas com flanela também ajudam a se livrar dessa poluição.

Cosméticos

Produtos cosméticos como perfumes, sabonetes e hidratantes podem acelerar o processo de escurecimento das semijoias. Por isso, evite passar esses cosméticos nas regiões onde ficam as peças. Ou então, passe os cosméticos antes de por as peças, tempo um espaço de tempo entre os dois processos.

Produtos de limpeza

Os produtos de limpeza tem componentes químicos muito fortes. Por isso, as semijoias escurecem quando ficam em contato com eles.

Água do mar

O sal da água pode ser um fator ruim, então quando ficam em contato por muito tempo as semijoias escurecem. O cloro da piscina também causa efeito similar.

Dicas para evitar o escurecimento das semijoias

Antes de dar as dicas é super importante dizer que o mais importante é você fazer a escolha certa de onde comprar sua semijoia. Para que a peça não escureça rapidamente e você não se sinta enganado, você deve ter certeza de que sua semijoia foi submetida aos processos detalhados de banho.

Na Waufen, as semijoias passam por um processo minucioso de banho, dividido em muitas etapas. E essa camada nobre aplicada em uma boa quantidade é o que garante o brilho e a qualidade da sua peça. Após ter a peça, os cuidados que você deve tomar são:

  • Não use semijoias em regiões que suam muito (como pescoço) em dias de atividade física ou esforço físico
  • Evite usar anéis quando for manusear produtos químicos
  • Cuidado com sua semijoia ao aplicar perfumes e hidratantes. Prefira sempre fazer esse processo antes de vestir a semijoia
  • Ao entrar no mar ou piscina é preferencial não usar semijoias
  • Faça limpezas periódicas em suas peças com uma flanela, assim resquícios de poluição não se acumulam
  • Guarde suas semijoias em saquinhos individuais, para melhor conservação

Na Waufen, enviamos cada peça em um saquinho de suede individual, eles são perfeitos para o armazenamento das suas peças. Além disso, garantimos um banho excelente com camadas generosas de metal nobre. Por isso, oferecemos semijoias com qualidade excepcional e com desenhos lindos e super atuais!

Leia também: O que é o banho de ródio? O brilho que enobrece as joias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *