Nos anos 90 os colares feitos com destaque ao pingente de dente de leite dos filhos foi uma super tendência entre as mamães! Recentemente, com a moda das joias de cordão umbilical, o curioso pingente de dente de leite volta a ser assunto entre as mães, que querem uma joia super personalizada.

O pingente de dente de leite volta a ser pesquisado pelas mães. Isso porque essa joia pode ser usada diariamente em colares e também em berloques de pulseiras. Pode parecer estranho para algumas pessoas, e até mesmo polêmico como as joias de cordão umbilical que estão ganhando as manchetes da imprensa norte-americana. Porém, usar colares com pingente de dente de leite já foi uma das tendências que fez parte da moda materna brasileira.

Significado do pingente de dente de leite

Muitas pessoas se interessam por essa proposta de usar uma joia com o dente dos filhos. Porém, nem todo mundo entende o significado. Basicamente, o significado de usar colares com o pingente de dente de leite é a materialização da memória!

Pingente dente de leite

Isso porque a fase da primeira infância da criança fica materializada através de uma representação simbólica do dente. Afinal, a peça era uma parte do corpo da pessoa. Por isso, o pingente de dente de leite é uma forma de representar aquela fase especial através do dentinho, algo tão pessoal!

Colar de dente de leite

Colares de dentes  – lindos ou estranhos?

Entretanto, nem todo mundo acha tão normal usar os dentes. Afinal, ao mesmo tempo que tem o viés positivo de ser uma parte do corpo também tem seu lado negativo. Porém, como gosto é algo individual, os colares com pingente de dente de leite tem seus admiradores e também as pessoas que não simpatizam tanto com ele.

Berloque com dente de leite

De qualquer forma, a proposta de manter por perto uma memória de uma fase especial é sempre encantadora!

Como guardar os dentes de leite?

Para que possam se tornar adornos corporais ou verdadeiras joias, os dentes de leite necessitam de alguns cuidados. Então, logo que o dente cair é necessário lavá-lo em água corrente. Em seguida, é importante fazer a imersão do dentinho em uma solução antisséptica. Uma sugestão prática é a água oxigenada volume 10.

Como guardar dente de leite

Após essa etapa, é importante remover todo resquício de sujeira presente no dentinho. Inclusive, essa etapa pode ser feita com o auxílio de um palito de dente ou com algum objeto pontiagudo. Então, lave mais  uma vez o dente com água e em seguida seque-o completamente. O processo pode ser mais eficaz com um secador!

Após esse processo você pode armazenar em caixinhas próprias para a finalidade. Elas podem ser encontradas facilmente em diversos sites.

Onde Guardar dente de leite

Colares de dente de leite

Uma designer de joias chamada Kim Novel pensou em uma forma criativa e diferente de como eternizar os dentes criando uma verdadeira joia. Ela cria moldes a partir dos dentes de leite que são enviados pelos pais à joalheria. Então, com esses moldes ela reproduz os dentes de leite em metais nobres como ouro e prata.

Inclusive, todos os detalhes do dentinho são preservados! Outro aspecto super interessante desse método é que alguns detalhes podem ser incorporados na joia, como gravações ou aplicação de pedrinhas delicadas.

Pingente de dente de leite
A designer cria um molde a partir do dente original e cria peças em metal nobre

Guardar os dentes de leite por uma boa causa

O pingente de dente de leite é uma memória importante para muitos pais. Porém, alguns deles estão guardando os dentes de leite dos filhos por uma causa muito importante.

Na parte interna do dente chamada poupa há uma concentração de células tronco. Esse é o motivo que está levando alguns pais a procurarem métodos de congelamento dos dentes dos seus filhos. As células tronco podem ser utilizadas em diversos tipos de tratamentos de saúde seja para a criança ou para uma outra pessoa, caso os pais queiram fazer uma doação.

Como Guardar dente de leite

De qualquer maneira, esse tema ainda está sendo estudado. Porém, pesquisadores afirmam com otimismo que em alguns anos serão colhidos ótimos resultados dessas pesquisas.

2 thoughts on “Pingente de dente de leite – polêmico ou adorável?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *