Encontrar uma pérola rara enquanto você prepara o jantar é um fato que só ocorre com quem tem muita sorte. E foi o que aconteceu com um estudante anônimo de Boston, nos Estados Unidos. O jovem comprou várias amêijoas quahog (uma espécie de molusco abundante em algumas regiões dos EUA) para comer naquela noite. O que ele não esperava é que encontraria uma raríssima pérola cor de rosa de 16,64 quilates dentro de um deles.

estudante-encontra-perola-rara-1

Valor de uma pérola rara

A linda joia natural será leiloada pela Bonhams e a expectativa é que ela seja arrematada por um valor entre 25 e 30 mil dólares (cerca de 100.400 reais). Segundo os especialistas da casa de leilão, apenas uma em cada 100 mil amêijoas possui uma pérola e que a maioria delas não é bonita o bastante para a indústria joalheira.

“As pérolas quahog podem ser encontradas desde Cabo Cod até o meio do Atlântico, mas as encontradas na região de Boston costumam ser as de melhor qualidade. Essa pérola em particular é um exemplo excepcional com uma história clássica de New England”, disse Claudia Florian em entrevista a Vogue.

Quahog lavender pearl. Courtesy Kaminski Auctions

A descoberta da pérola rara foi feita depois que o americano comprou um saco de moluscos no mercado pelo valor de 25 dólares. Em entrevista, ele contou que iria preparar as amêijoas recheadas e, por isso, precisou abri-las: “foi a surpresa mais deslumbrante da minha vida. Até meu olho leigo conseguiu apreciar a raridade e beleza do que eu havia encontrado. Depois eu descobri o quão sortudo fui – se tivesse cozinhado a amêijoa, o calor poderia ter acabado com seu brilho”, disse.

O jovem tem todos os motivos do mundo para comemorar. Afinal, imagine você comprar um saco de moluscos e vim nada mais nada menos que uma pérola rara como brinde. Mas se engana quem pensa que ele foi o único sortudo do mundo.

A norte-americana Lindsay Hasz encontrou pérola rara enquanto jantava em um restaurante.
A norte-americana Lindsay Hasz encontrou pérola rara enquanto jantava em um restaurante.

De vez em quando surpresas como essa acontecem por aí. É o caso da americana Lindasay Hasz que encontrou uma pérola rara enquanto jantava em um restaurante dos Estados Unidos, em fevereiro deste ano. A joia também era uma quahog e valia 600 dólares (cerca de 2 mil reais).

Os mais vendidos!

De onde as pérolas vêm

Quando pensamos em pérolas, as ostras logo nos vêm a cabeça. No entanto, muitos moluscos de água doce e salgada podem produzir a joia, como os mexilhões, as conchas, os búzios e as vieiras. Dependendo da espécie do molusco, a pedra pode se formar com um lindo arco-íris de cores.

A ostra gigante (Tridacna gigas), que pode pesar mais de 200 kg, é a responsável por formar a maior pérola já conhecida: a Pérola de Allah, de quase 7 kg. Na verdade, visualmente falando, essa joia não é nada bonita e se assemelha com um formato de cérebro. Mas é inegável o valor que ela possui por ostentar o título de maior gema natural do mundo.

perola-rara-e-encontrada-3

Como vocês podem ver, achar uma pérola não é impossível, mas é bem difícil. Enquanto isso não acontece com a gente ficamos por aqui admirando a beleza das que já foram achadas. Se ficou animado (a), aproveite para ver algumas semijoias de pérolas clicando aqui.

Nossos últimos lançamentos!

One thought on “Estudante encontra pérola rara ao preparar o jantar

  1. Betty Vidigal says:

    Ótimo artigo, mas corrijam lá:.
    “Afinal, imagine você comprar um saco de moluscos e vim nada mais nada menos que uma pérola rara como brinde.”
    O correto é “vir”, não “vim”….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.