Todo mundo sabe que limpar peças de prata é algo consideravelmente simples. Seja com misturinhas caseiras ou produtos específicos para limpar prata, fazer a limpeza é um processo fácil. Porém, algo que não levamos muito em consideração é o tipo de peça que vamos limpar. Por isso, veja como limpar brinco de prata!

Para  fazer uma limpeza eficiente e segura em seu brinco de prata é necessário observar alguns pontos. Dessa forma, a chance de sua peça ser danificada é praticamente nula. Por isso, se for limpar o brinco de prata em casa, analise a peça para fazer as escolhas certas.

Sabemos que produtos como creme dental branco, bicarbonato de sódio, papel alumínio e sal são alguns limpadores de prata em potencial. Mas para que a limpeza seja melhor, o ideal é saber qual tipo de produto usar em determinadas peças.

Lala Rudge Brinco Prata
Lala Rudge com look com peças prateadas para o Coachella 2018/ Instagram

Alguns conteúdos dão sugestões de materiais para limpeza da prata que podem danificar a peça. Por exemplo, o uso de refrigerantes, como a Coca Cola, para fazer a remoção da sujeira de joias de prata. Embora haja conteúdos sobre isso, esse é um procedimento que não recomendamos, pois pode ser muito agressivo para seu brinco, anel, colar ou pulseira de prata.

Por isso, selecionamos algumas dicas para você saber limpar brinco de prata de modo adequado, sem correr riscos! Confira:

1. Tamanho dos brincos

Os tamanhos dos brincos podem variar entre grandes, médios ou pequenos. Então o primeiro passo para limpar brinco de prata é verificar o tamanho da peça. A partir disso você pode escolher um método mais adequado entre os disponíveis.

Tamanho do Brinco

2. Brinco com pedrarias

Algumas joias de prata possuem zirconias ou qualquer outro tipo de pedrarias que podem danificar. No caso dos brincos, as cravações dessas pedras podem ser bem pequenas e detalhadas.

Como limpar brinco de prata

Então, se você vai limpar brinco de prata com cravações minuciosas, é melhor que você escolha uma solução mais líquida. Portanto, nesse caso, é muito melhor usar a mistura de bicarbonato e água, do que o creme dental que é mais denso.

3. Brincos grandes de prata

Os brincos grandes de prata, se não tiverem cravação, é fácil de limpar com creme denta e polimento. Então, nessa situação você só precisaria espalhar o creme dental pela peça.

Brinco Grande de Prata
Demi Lovato com maxi argolas de prata que estão super em alta/ Instagram

Depois disso, basta remover o produto com ajuda de um tecido macio. Para potencializar o efeito do produto é possível acrescentar bicarbonato de sódio.

4. Peças com acabamentos diferentes

Se seu brinco for um tipo que tenha um acabamento diferente como as argolas de acabamento italiano, atenção! Evite usar produtos cremosos como o creme dental. Nesse caso, de peças muito trabalhadas o ideal é fazer a limpeza apenas polindo com a flanela mágica.

Brincos acabamento detalhado

Entretanto, se a peça estiver muito suja é preferível usar uma composição mais aquosa como o bicarbonato e água. E então, finalizar com o polimento.

5- Limpando brincos com banho de ródio

Entre as semijoias estão disponíveis joias de prata e também peças com banho de ródio. O ródio é da mesma família da platina, então você pode limpar seus brincos com banho de ródio também.

Brincos de rodio

Os procedimentos são semelhantes à prata, porém você deve ter mais atenção, pois a exposição dos brincos à esses produtos deve ser rápida. Lembre-se que a peça é banhada e a intenção é melhorar o brilho evitando danos.

6- Opção prática

Se você quer limpar seus brincos de prata, sem fazer grandes esforços então a melhor opção é recorrer a produtos pronto. O Monzi é um limpador de prata muito bom para tirar a sujeira e gordura das peças, com fácil aplicação.

7- Alcance rápido

Se você quer ter algo que te ajude a limpar a peça rapidamente, uma boa opção é a flanela mágica. Ela permite fazer o polimento do seu brinco de prata em qualquer lugar de forma rápida, porém, sujeiras acumuladas a mais tempo, precisarão de uma limpeza mais profunda. Portanto, o polimento é útil para sujeiras mais leves.

8- Creme dental, bicarbonato e papel alúminio

Essas são as escolhas mais seguras para limpar brinco de prata. É importante fazer os processos conforme o recomendado:

  • Creme dental branco- deve ser espalhado por toda peça e ficar agindo por 15 minutos, após isso deve ser completamente removido com uma flanela.
  • Bicarbonato- faça uma solução com água e bicarbonato. Você pode ferver essa mistura, deixar o brinco de molho por poucos minutos e secar com flanela.
  • Papel alumínio- forre um recipiente com papel alumínio e coloque a peça nele. Acrescente água e sal e deixe de molho. Finalize com flanela.
Como limpar brinco de prata facil
Uma escova de dente pode auxiliar a limpeza de brincos de prata pequenos

Mistura potente para limpar prata

Tem uma mistura que é potente recomendada para limpar peças de prata. Porém, ela é mais indicada para utilitários domésticos. Como as joias são peças mais sensíveis, o ideal é seguir alguma das dicas apresentadas anteriormente. Mas como essa dica serve para objetos de prata, ai vai:

Para fazer essa mistura é necessário álcool, amoníaco e Silvo (polidor de metais). Então, você pode misturar 250 ml de álcool com aproximadamente 1/4 do Silvo e apenas a pontinha de uma colher de chá de amoníaco. Misture bem e com auxílio de um tecido bem macio espalhe pela peça.

Produtos de limpar prata
Esse produtos são mais recomendados para limpar utensílios domésticos de prata

Após isso, retire e lave com água e sabão. É legal também usar uma luva, para evitar ressacamentos e queimaduras nas mãos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.