A maioria das mulheres que deseja um anel de noivado atribui à este acessório a característica de ser um símbolo de amor e comprometimento com seu parceiro. Os aneis de noivado acabam então sendo um marco inicial do casamento e também são joias que celebram momentos muito importantes e desejados na vida de uma mulher.

aneis de noivado

Porém, recentemente muitas mulheres estão aderindo ao uso de aneis solitários ou aneis de noivado por um motivo diferente: o assédio sexual! Tem sido recorrente a reclamação por parte de mulheres em relação a este tema. Elas reclamam que clientes e colaboradores da empresa das quais trabalham as perturbam com cantadas e as assediam tanto que encontraram essa maneira de barrar qualquer comentário malicioso ou atitude que as agridam moralmente.

Uma americana postou em seu facebook sobre essa técnica utilizada e a história chegou a ser compartilhada nas redes sociais mais de 12 mil vezes, com muitos comentários de mulheres apoiando tal atitude. Muitas dessas mulheres disseram que também passaram por situações semelhantes e que faziam o uso do anel solitário para evitar esse tipo de problema. Mackenzi Guptill diz que teve que lidar com diversos assédios de clientes e funcionários do hotel no que ela trabalhava e por isso ela começou a usar um anel de noivado. Em seu depoimento, Mackenzi diz que: “É assustante ver até onde chega o assédio e a que nível que as mulheres devem chegar para que isso pare”.

aneis de noivado joias

Para algumas pessoas essa medida pode ser um pouco drástica, porém para muitas mulheres está é a única maneira de se livrar do problema. Até porque ninguém quer perder seu trabalho ou ter que largar seu trabalho por causa de assédio sexual. Para Mackenzi, usar o anel acaba banindo comprimentos e comentários inoportunos. Ela relata que o uso do anel a fez substituir ter que carregar armas, facas, aprender lutas, etc. Para ela e outras mulheres foi uma forma que encontraram para trabalhar em segurança e que depois que ela começou a usar o anel de noivado, ela nunca mais foi assediada em seu ambiente de trabalho.

Mackenzi diz que o anel atrai muitos olhares, principalmente dos homens mais velhos, mas nenhum comentário, todos os homens acabam observando o anel, mas não avançam o sinal. Para especialistas, esse tipo de atitude é bem parecido com o que muitas mulheres usam em baladas e bares. Muitas dizem que tem namorado ou que são casadas quando assediadas para ver se desta forma a pessoa se afasta. Se caso o homem não se afaste, algumas acabam até pedindo para algum amigo ou até mesmo desconhecido se aproximar para que esta pessoa a pare de importunar.

Uma das maiores preocupações que eles veem nesse tipo de atitude, o uso de aneis de noivado para proteção de assédios é trazer a tona a idéia de que casamento está relacionado a posse e de que as pessoas só irão te respeitar se você estiver usando uma aliança. Além disso, se esse tipo de atitude acabar tornando-se cada vez maior, o sentido real dos aneis de noivado acabará tornando-se obsoleto, colocando todo o romantismo ladeira abaixo.

joias aneis solitarios

Especialistas ressaltam a importância de educar os homens. Quando a mulher se ver em uma situação de assédio, ela deve dizer não e deve ser respeitada, independente de ser casada ou não. Usando anéis de noivado nos dedos acabam até reforçando esse tipo de atitudes e pensamentos machistas, de que se deve ter respeito apenas pelas mulheres casadas, já pelas solteiras não. Além disso, as mulheres solteiras podem também acabar perdendo oportunidades de conhecer pessoas com este tipo de atitude. As mulheres não devem ser vistas como propriedade de algum homem, mas sim, mulheres independentes e que fazem suas escolhas.

O que se resume é a necessidade de educar os homens que as mulheres não estão fora dos limites para avançar apenas se “pertencerem” a outro homem; avanços indesejados estão fora dos limites, não importa quais sejam eles. Precisamos ensinar e criar homens para entender e respeitar essa escolha, entender e respeitar as mulheres.

E se você quer conhecer 10 fatos interessantes sobre aneis de noivado que você ainda não conhecia, clique aqui para ler nosso post!

1 thoughts on “Mulheres solteiras usam aneis de noivado com outro propósito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *