Uma joia pode ser um acessório para complementar o look, mas também pode ser uma peça cheia de significados. E o colar de olho grego é uma dessas joias que carrega muito mais que estilo. A joia simboliza proteção, mantem sempre o mal à distância. E também é um acessório muito fashion, usado por Kim Kardashiam, Kendall Jenner e muitas outras. Saiba a história por traz do olho grego e aprenda a incorporar essa joia estilosa no seu dia à dia.

Então, assim como pulseiras, brincos e outras joias, o colar de olho grego é uma daquelas joias que assim como as religiosas possuem uma simbologia por traz. Ainda assim, a peça reúne duas importantes características: serve para proteger e também são lindos acessórios.

Sofia Vergara Olho Grego
A atriz Sofia Vergara usando com o colar de olho grego em destaque no look preto! / Reprodução: Pinterest

Por isso, o colar de olho grego é uma daquelas peças que vale a pena ter no porta joias. Elas tem um design único e podem ser combinadas facilmente com outras joias. Além disso, é uma forma de se proteger sutilmente contra todo mal, especialmente a inveja. Então, conheça um pouco da história do Olho Grego e saiba como usá-lo como uma peça fashion!

Significado do Olho Grego

Esse símbolo é presente há milhares de anos na humanidade, estima-se que o Olho Grego é existente desde 3.500 a.c. Entretanto, há também quem diga que a peça está presente desde 5.000 anos a.c.  De qualquer modo o símbolo sempre teve uma mesma finalidade, em todas as civilizações que esteve presente: proteger contra o mal.

Inclusive, há uma variação de nomenclaturas destinadas ao símbolo.  Alguns conhecem como Olho Turco, outros chamam de Nazar, e essa variação existe por conta da presença do símbolo em muitas civilizações diferentes. E a sua função como amuleto protetor é tao difundida, que é difícil localizar na linha do tempo o exato lugar onde a tradição iniciou.

Tipos de Olho Grego
O olho grego é um dos símbolos mais conhecidos na história da humanidade/ Reprodução: BBC

Dizem que a figura do olho serve como um “bloqueio’, então ao receber um olhar maldoso de inveja, o olho grego bloqueia a entrada dessas energias na vida da pessoa. Então, o chamado Evil Eye (Olho do Mal) serve principalmente para que a maldade vinda de olhares invejosos possa ser retida antes mesmo de atingir a pessoa protegida.

Histórias sobre o Olho Grego

A presença do Olho Grego ou Olho do Mal é tão frequente que já foi estudada por muitos pensadores ao longo da história. Então a peça se tornou um símbolo relevante e não apenas supersticioso. Veja o que diz alguns estudos relacionados ao Olho Grego:

Olho Grego
Rapidamente, a versão turca do Olho Grego se popularizou, tornando um dos símbolos de proteção mais conhecidos do mundo
  • História Etíope de Heliodoro de Emesa– segundo relatos do pensador, quando alguém olha algo excelente com olhar malicioso,esse sentimento se espalha pelo ambiente ao redor. E isso acaba  atingindo pessoas próximas;
  • O Olho do Mal de Frederick Thomas Elworthy– o autor britânico diz que a presença do Olho do Mal é tão marcante na humanidade, que esteve presente desde a mitologia grega até contos do folclore irlandeses;
  • Plutarco, filósofo grego– segundo o filósofo, os humanos eram capazes de lançar raios de energia invisíveis, que poderiam lançar algum tipo de fascinação ou mal. Por isso, ele reforçava que o poder de algumas pessoas lançarem maldição era ainda mais forte. Ele acreditava que as pessoas de olho azul tinham mais propensão a ter esse poder. Isso porque no Mediterrâneo não era muito comum a presença de pessoas com olhos claros;

Então,  surge um cenário de especulação de que alguns olhos humanos tinham poder de emanar energias negativas.  Nesse período, surgem os primeiros protótipos que inspiraram o Olho Grego que conhecemos hoje em dia.

Porque o Olho Grego é azul?

Com as pesquisas feitas sobre os egípcios que eram enterrados com faraós pra proteção pós morte, descobriu-se que as peças tinham essa tonalidade. Isso porque na argila utilizada tinham quantidades significativas de cobre e cobalto, que ganham tons de azul quando são aquecidos.

Olho de Horus
O Olho de Horus é a representação egípcia do olho como proteção contra o mal / Reprodução: BBC

Após isso, acredita-se que os primeiros turcos passaram a reproduzir o modelo azulado. Eles tinham grande admiração pela cor, especialmente pela sua relação com a divindade. Então, com a expansão do império a peça passou a ser comercializada e se popularizou rapidamente.

Colar de Olho Grego

A peça muito conhecida ganhou espaço também no mundo da moda. E por ser uma peça de proteção sempre é vista entre as maiores tendências. E o interessante é que as formas e tamanhos da peça variam e aparecem proposta cada vez mais diferentes e inovadoras.

Além do colar de olho grego, muitas pessoas também incorporaram brincos, pulseiras e até mesmo tatuagens do símbolo. Inclusive as celebridades, que são focos frequentes de inveja, estabelecem uma relação próxima com o símbolo e usam peças com a imagem frequentemente.

Veja algumas famosas usando o colar de olho grego como acessório fashion super estiloso:

Cara Delavigne Colar Olho Grego
A modelo e atriz Cara Delavigne usando o colar de olho greg
Jennifer Aniston Colar de Olho Grego
Jennifer Aniston super estilosa com o colar de olho grego
Kate Middleton Evil Eye
Até mesmo, a Duquesa de Cambridge Kate Middleton usa uma versão discreta do colar
Kendall Jenner Colar
As Kardashians também adoram o símbolo, Kendall Jenner usou uma versão delicada do colar
Miley Cyrus Colar de Olho Grego
Miley Cyrus fez um mix e usou o Olho Grego junto com o colar da lua
Rita Ora Colar
Rita Ora usou esse colar com muitos pingentes do símbolo e ficou super bonita!
Rita Ora Olho Grego
Já nesse outro look, Rita optou por uma colar de olho grego bem grande

Confira alguns modelos de colar de olho grego da Waufen para você se inspirar, e usar a peça para se proteger com muito estilo:

Colares de Olho Grego
Colar Olho Grego

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *