A ametista é uma das variáveis do quartzo, sendo a mais valiosa e admirada e, que pode ser utilizada de diversas formas, incluindo detalhes da decoração em casa até em pedidos de casamento, no famoso anel de ametista.

Há uma relação dessa pedra também relacionada à transmutação de energia, muito estudada pelas pessoas esotéricas.

Por esses motivos essa bela pedra roxa impressiona pessoas ao redor de todo o mundo desde a antiguidade clássica.

Nesse artigo você conhecerá melhor a ametista e as formas de se usar essa bela pedra em suas muitas aplicações.

Anel de ametista e a pureza da pedra

Foto: Pixabay

Por ser uma variedade de quartzo, a ametista possui uma estrutura caracteristicamente trigonal e, possui a cor lilás suave cristalina como principal característica.

Essa pedra é composta por lâminas de quartzo organizadas assimetricamente. De acordo com a escala Mohs de dureza, a ametista é caracterizada como 7.

Com isso seja usada na decoração ou na fabricação de joias a ametista possui longa duração e pode permanecer intacta por muitos anos, sobrevivendo à décadas.

O valor da ametista e suas cores

Foto: Pixabay

De forma semelhante a outras variedades de quartzo, a ametista é composta predominantemente por dióxido de silício.

No entanto as condições às quais o composto é exposto, ocorre a modificação da coloração. Nesse caso a pedra se forma na ausência de impurezas de ferro, e irradiação de microminerais, adquirindo então a coloração arroxeada que caracteriza a ametista.

Apesar de a coloração ser característica, a tonalidade pode variar muito e, inclusive ela pode ser alterada por meio da exposição ao calor ou radição ultravioleta.

Por fim vale ressaltar que a cor mais forte, ou seja, a púrpura possui valor comercial mais elevado, sendo assim a mais cobiçada.

As joias com ametista

Foto: Pixabay

Por ser uma pedra resistente e muito bonita, a ametista é usada na fabricação de vários itens, entre os quais destacam-se as joias, que podem ser:

  • Anéis;
  • Pingentes de pulseiras;
  • Pingentes de colares;
  • Tornozeleiras;
  • Brincos.

Anel de ametista

Foto: Pixabay

O anel de ametista é um ícone muito presente tanto nos pedidos de casamento quanto nas formaturas, visto a sua resistência e beleza.

A cor roxa representa irreverencia e criatividade. Então, se você tem uma noiva com essas características, um anel com essa pedra pode ser um ótimo investimento.

Os anéis de formatura com ametista representam o orgulho profissional, seja qual for a área de atuação.

No entanto essa pedra está mais relacionada com os cursos da área de humanas devido à representação do conhecimento.

Curiosidade sobre ametista

ametista
Foto: Pixabay

A denominação vem de “amethystos”, que teria tradução real como sendo “não bêbado” ou não intoxicado”.

Isso se relaciona com a origem mítica, de acordo com a qual o Deus do vinho, Dionísio, estava festejando e resolveu que soltaria os seus tigres sobre o primeiro indivíduo a passar por ele. Ametista era o nome da moça, que suplicou por ajuda, que foi concedida pela Deusa Artemis, que transformou ametista em um cristal incolor.

Por arrependimento Dionísio teria então derramado um pouco de vinho sobre a pedra que adquiriu uma belíssima coloração roxa.

Dessa forma, desde a sua origem a Ametista tem sido uma pedra extremamente apreciada pela sua beleza, sendo assim muito usada sobretudo em joias que contribuem para tornar ainda mais belas as composições.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *