Safira do arábico safir, significa “pedra preciosa”, é uma variedade da forma monocristalina de óxido de alumínio, um mineral chamado coríndon. Esta pedra pode ser encontrada na natureza sob a forma de gemas ou produzida de forma sintética para uma infinidade de aplicações. Conheça a beleza dessa gema e entenda porque provavelmente ela foi a pedra favorita da princesa Diana.

Como o rubi, a pedra safira pertence à família dos coríndons. Porém, ao contrário dessa última, que é vermelha, a safira pode ter uma gama infinita de cores: rosa, amarela, roxa, verde, cor de laranja, rosa alaranjado e até mesmo incolor… Então, a cor desta pedra é designada pelo adjetivo que segue a sua denominação. A palavra safira utilizada sozinha designa a variedade de cor azul dessa gema.

Bijuterias Safira

A safira situa-se entre as gemas mais valiosas, embora já tenha havido época em que era usada apenas em mecanismos de relógio. A variação azul escura com tons de violeta é a mais valiosa de todas. Já a pedra cinza tem valor gemológico só quando astérica.

A pedra de cor azul se apresenta em um sortido muito rico que vai do azul muito claro ao azul noite ou do turquesa ao azul arroxeado, conforme sua origem. E devido a sua beleza incrível essa gema se tornou uma das mais clássicas da joalheria. Portanto, ela já fez parte de joias icônicas, como as da princesa Diana.

A paixão de Diana por safiras

Em 1840, o príncipe Albert deu à rainha Victoria um broche de safiras e diamantes para simbolizar o casamento. A joia marcou a história da monarquia e rendeu até uma anotação pessoal da rainha, ressaltando o bom gosto do marido. Embora a pedra tivesse um significado relacionado ao amor e a pureza na família real, Diana apreciava muito a pedra, pois ela combinava com seus olhos.

Então, é praticamente impossível ver uma joia de safira, sem se lembrar da Lady Di. Certamente, essa gema marcou a história da princesa e também ajudou a reafirmar a sua identidade como princesa do povo. Afinal, safiras não são tão caras como diamantes e por ser alguém da realeza, preferir essa pedra poderia ser interpretado como um sinal de modéstia.

Então, desde o anel de noivado icônico que foi considerado “simples” para um anel de princesa Diana mostra sua predileção pela pedra de azul intenso. Além disso, em toda sua coleção de joias, com certeza as peças que tem safiras são as mais repletas de histórias.

As joias de Safira da princesa Diana

Ao longo da vida Diana ganhou muitas joias e acumulou um porta joias bem precioso. Então, como as safiras eram suas preferidas, vamos destacar algumas das peças mais icônicas da princesa. Confira!

Conjunto de safiras ganhado pelo príncipe da Arabia

Entre seus mais de 12 mil presentes de casamento, certamente, o que ganhou mais destaque foi o do príncipe da Arabia. A joia era formada por um colar com uma safira enorme, pendurada em uma corrente inteira de diamantes.

Conjunto Safiras Diana

Esse foi o único colar de diamantes que a princesa teve, os demais eram emprestados. Ela ficou super deslumbrada ao ganhar o conjunto que tinha o colar como destaque e era complementado por brincos e uma pulseira. O espanto se deu, principalmente, porque Diana nem mesmo conhecia o príncipe que a presenteou.

Brincos de safira

A princesa adora seu par de brincos de safiras envoltas em diamantes! Muitos acreditam que os brincos derivaram de um relógio que Diana ganhou de presente do príncipe da arabia. O tipo de safira facetada do brinco era o mesmo do relógio. Ela gostava tanto da peça que escolheu o par azul para complementar seu visual no aniversário de Harry em 84.

Brinco de Safiras Diana

Anos depois, voltamos a ver o par de brincos, mas desse vez nas orelhas de Kate Middleton. O príncipe William que herdou parte das joias da mãe, presentou a esposa com a joia icônica. Entretanto, Kate deixou a peça mais com a sua cara e o transformou em um estilo de brinco de gota.

Choker de Safirabrincos médios 

Com certeza essa foi a peça mais icônica de Diana e também da joalheria de certa forma. A princesa ganhou um broche de safira do Sri Lanka, que tem um quarto da produção global de safiras. Portanto, as pedras são de um azul intenso magnífico. Diana usou a peça que ganhou da rainha mãe apenas umas duas vezes em compromissos formais. Entretanto, logo demonstrou que não era uma grande fã de broches.

Broche Safiras Diana

Então, com ajuda de um joalheiro da família Spencer, Diana transformou o broche em uma linda choker, onde a pedra se destacava entre várias voltas de pérolas. Essa peça foi a segunda joia mais usada por Diana, perdendo apenas para o anel de noivado. Inclusive, mesmo após seu divórcio ela continuou usando a choker.

Além disso, essa joia marca muito a história da princesa. Afinal, essa foi a peça que ela escolheu para complementar o longo preto que ficou conhecido como vestido da vingança. Ela usou essa peça em um evento em 1994, no mesmo dia em que Charles assumiu a infidelidade na TV.

Choker de Safiras Diana

Após o divórcio, Diana fez uma breve viagem  a Nova York, para prestigiar seu amigo Liz Tilberis, editor da Harper’s Bazaar. Mesmo sendo uma viagem rápida Lady Di, não deixou a elegância de lado.

Para acompanhar o longo e o penteado com efeito molhado, ela usou a choker já mencionada e os brincos médios de safira. Acredita-se que o brinco de safira com acabamento cabochão foram um presente que Diana ganhou da família Spencer.

Bracelete

Em 1996, Diana apareceu em um jantar de gala com um longo branco e um lindo bracelete. A peça tinha oito pedras ovais com diamantes envoltos. A pulseira foi um presente de Dodi Al Fayed, quando Diana e ele ainda não haviam assumido o relacionamento.

Bracelete de Safiras Diana

Choker na cabeça

Mais uma joia que Diana inventou foi essa famosa choker. A partir de um anel que fazia parte de um conjunto ganhado e de diamantes de um relógio, ela criou a peça original. Em um veludo azul haviam fileiras de diamantes com um safira oval bem ao centro. Diana usou a peça várias vezes, inclusive em uma delas, invés de usar como choker ela preferiu colocar o colar na cabeça, como uma head band.

Choker cabeça Diana

Anel de noivado

O anel de noivado é considerado uma das joias mais icônicas de Diana. Ela usava a peça frequentemente, inclusive, ela mesma optou pelo anel. A joia com 12 quilates de safira e diamantes ao entorno foi considerada um anel modesto para alguém da realeza. Hoje em dia, quem usa o anel é Kate Middleton, esposa se William.

Princesa Diana Kate Middleton Anel de Noivado

Através dessas joias, Diana pôde imprimir um pouco de sua personalidade diferente e encantadora. Como pelo broche super grande da pedra azul que Diana reinventou, mesmo sendo um presente da rainha mãe.

Também fica clara essa personalidade forte, quando Lady Di ressignificou uma de suas chokers de safira e a transformou em uma espécie de head band. Esses hábitos peculiares, que afrontavam os protocolos da realeza aumentavam cada vez mais a popularidade da princesa.

Então, podemos ver que além de combinar com os olhos da princesa, a predileção de Diana por safiras foi marcante. Através da intensidade e da força da pedra azul, Diana mostrava uma personalidade forte e fora dos padrões exigidos pela realeza.

1 thoughts on “Safira provavelmente foi a pedra preciosa preferida da princesa Diana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *