Atualmente, o uso do colar de ambar ainda é muito controverso dentro da sociedade ocidental. Há quem diga que os  benefícios são muitos, porém não há comprovação científica de sua eficácia. Entretanto, o colar se popularizou, inclusive filhos de famosas como Gisele Bündchen, usam ou usaram o colar. Por isso, nesse post, vamos falar um pouco sobre os benefícios do acessório que está presente na rotina de diversas mamães e nos pescoços de seus bebês.

O colar de ambar está associado a diversas propriedades energéticas que envolvem esse material. O ambar não é um minério, porém ele é usado como gema em muitas semi joias e acessórios, por causa de sua cor autêntica. O ambar se origina a partir de um tipo de vegetação e é transformado em resina fossilizada.

Ambar tipo de resina
O ambar é um tipo de resina, ele preserva a alta capacidade de conservação

Há alguns anos, os colares feitos a partir de pequenas miçangas desse material têm ganhado a atenção de algumas mães. Isso porque segundo descrições da medicina alternativa, o ambar original tem propriedades curativas. E que mamãe não gostaria de manter seu filho protegido, apenas acrescentando um colar em sua rotina, não é mesmo?

O que é o ambar?

O âmbar é uma substância orgânica que se origina em pinheiros majoritariamente na região do norte da Europa. Devido as mudanças climáticas, as árvores passaram a produzir esse tipo de resina fossilizada. Essa resina se formou e passou a ser expelida a partir de um processo de oxidação.

O âmbar contem mais de 40 substâncias entre eles se destaca o ácido succínico, potássio, sódio ferro e outros sais. Além disso, quando o âmbar está em contato com a pele ele gera um aquecimento e esse processo é o que ocasiona a liberação dessas substâncias benéficas.

Ácido Succínico

Esse ácido presente no âmbar se origina a partir de um processo de fermentação de micro organismos. Quando foi descoberto o ácido presente nessa resina fóssil das árvores ele era utilizado para tratamentos de reumatismo. Atualmente, o ácido é produzido através da fermentação de bactérias e tem um uso amplo nas indústria desde a alimentícia até a farmacêutica. Ele pode ser utilizado na produção de refrigerantes, cervejas, perfumes, vernizes e suplementos alimentares.

Para que serve o colar de ambar

Devido à essa relação do âmbar ter propriedades curativas, as mães passaram a incorporar o colar em seus bebês, desde a primeira infância. Inclusive, há muitos relatos de mães e doulas, que apoiam o uso do colar por crerem em suas próprias experiências. Elas falam sobre os benefícios inclusive na fase do crescimento dos dentes dos bebês, uma das mais dolorosas da primeira infância.

Bebê com colar de âmbar
O uso do colar de âmbar se popularizou em bebês

Então, muitas mães aderem ao colar por conta dos benefícios para saúde do bebê, embora ainda não sejam cientificamente comprovados. Confira:

  • Protege contra inflamações
  • Tem propriedades curativas
  • Auxilia na fase de crescimento dos dentes
  • É feito a partir de uma substância natural

Segundo especialistas místicos e de medicina alternativa, o ácido succínico da resina é o principal responsável pelos benefícios. Então, acredita-se que em baixas quantidades, essa substância libera propriedades curativas aos bebês.

O que os pediatras acham sobre o colar de âmbar?

Entretanto, há um certo consenso entre os especialistas da área da saúde sobre o uso do colar. Segundo eles, o colar de âmbar não tem nenhuma característica positiva em relação à saúde do bebê. Especialmente, porque não há nenhuma comprovação científica de sua eficácia, sendo a peça apenas um acessório de enfeite.

Colar de âmbar
Através de experiências próprias, algumas mães confiam nos benefícios do colar de âmbar

Os médicos ainda colocam uma outra questão ainda mais importante à respeito do uso do colar de âmbar. O risco de sufocamento da criança é algo relevante ao considerar o uso do colar. Afinal, a peça é usada na região do pescoço, e geralmente, joias e acessórios não são recomendados para crianças. Além disso, em possível caso de rompimento do colar, a criança pode ingerir alguma pequena peça acidentalmente. Por isso, especialistas da área da saúde não recomendam o uso.

Como saber se o colar é realmente de âmbar?

Até mesmo os defensores do uso do colar, colocam esse ponto em questão. Saber se o colar é originalmente feito do âmbar e não de plástico ou outros materiais é algo totalmente relevante. Por isso, o mais indicado é saber a procedência da sua compra e claro, escolher um meio de confiança para adquirir esse produto.

Teste colar de âmbar
Saber se o âmbar é verdadeiro é muito importante, até os mais entusiastas de seu uso defendem o teste de autenticidade

Há alguns testes que ajudam verificar a autenticidade do colar, que podem ser feitas por qualquer pessoa. Uma delas é colocar um pouco de acetona sobre uma das contas do colar, caso a cor altere, certamente o colar não é de âmbar.

Uma outra forma de descobrir é misturar sal e água (uma parte de sal e duas de água) e fazer uma solução. Após isso, mergulhe o colar nesse líquido, caso ele boie na água a composição é verdadeira.

Por fim, um outro método de descobrir se o âmbar é real ou não é verificando a temperatura dele. Caso o colar tenha uma temperatura mais fria, a composição pode ser de vidro ou outros materiais. Pois, o âmbar originalmente tem uma temperatura morna.

O colar é recomendado ou não?

Existem duas perspectivas sobre esse assunto: a científica e a experimental. Com certeza, cada mãe tem uma percepção aguçada para saber quais caminhos seguir em relação as escolhas que fará relacionada ao seu bebê. Inclusive, sobre o uso ou não uso do colar de âmbar.

Bebê com colar de âmbar
Colar de âmbar-usar ou não usar nos bebês?

Como há dois pontos de vista diferentes e relevantes sobre essa questão. A melhor forma é saber se você é uma pessoa mais adepta a orientações médicas com comprovação científica ou se você é uma pessoa que acredita na importância da medicina alternativa.

As mães felizes com os impactos do colar de âmbar são muitas e há muitos relatos positivos sobre o uso do colar. Entre eles: a conexão da criança com a natureza e principalmente os benefícios à saúde do bebê. Por outro lado, tem os riscos do bebê se sufocar ou do colar arrebentar…

Por isso, é necessário que cada mãe avalie os pontos relevantes dos dois casos, para então avaliar qual é a melhor opção para seu bebê.

Leia também: Pingente menino e menina – o colar do amor incondicional

2 thoughts on “Colar de ambar oferece benefícios reais para os bebês?

  1. Elielson Felipe says:

    Encontrei material semelhante com âmbar… material encontrado ao norte do Brasil… seguir orientação de testes e tds corresponderam.

    Att Elielson Felipe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *