Embora não seja a maior tendência da nossa época, as joias camafeu estão voltando a compor propostas das maiores grifes internacionais. A alta joalheria da Dolce & Gabanna está trazendo esse tipo de joia para protagonizar suas novas coleções. Por isso, já que essas grifes estão tão envolvidas com esse tipo de joia, é claro que as joias camafeu merecem nossa atenção.

A história do camafeu é longa já que esse tipo de joia existe desde a civilização da Ásia Ocidental, no ano 4 antes da era comum. Então, resistindo ao tempo e remodulando seus significados o camafeu sobrevive no mundo da moda. E, atualmente a grife Dolce & Gabbana está trazendo com força essa joia tradicionalíssima em suas coleções.

Camafeus antigos
Os camafeus estão presentes desde o ano 5 antes da Era Comum

Como é feito um camafeu?

As joias camafeu estiveram presentes nas civilizações egípcia, grega, romana e permaneceu viva por anos até os dias de hoje. Essas joias são feitas a partir de uma técnica de entalhar rostos ou outras imagens em pedras, que podem ser pedras preciosas ou também conchas. São sobrepostas camadas em cores diferentes, criando uma peça única.

Hoje em dia, esse tipo de joia é produzida a partir da ágata, do ônix, da sardônica, do coral e da concha. E também de um trabalho bem delicado de esculpir imagens consideravelmente pequenas nesses materiais. Sabe-se que os camafeus autênticos são feitos apenas na Europa em pequenas cidades de Itália e da Alemanha.

Fazer camafeu manual
Os camafeus originais são feitos a partir de um trabalho bem detalhado e minucioso

Com a popularidade, o acessório passou a ser alvo de falsificação e moldado em peças de plástico ou outros materiais. Mesmo tempo uma proposta parecida deve levar em consideração que esse não é um camafeu autêntico. E isso é bem relevante, afinal a parte mais interessante do camafeu são os processos detalhados e manuais para produção dessa peça única.

Para que serve o camafeu

O camafeu já teve muitos significados ao longo da história eles já trouxeram em alto relevo a imagem de deuses, figuras mitológicas, imagens de familiares mortos. Ele era usado como adorno em joias como anéis e broches e também em pingentes ou em acessórios no geral.

Camafeu detalhado
Camafeu riquíssimo em detalhes, especialmente no cabelo

Ele servia como memória, afinal, através do talhamento da joia a figura de personalidades se tornavam imortais naquela representação. Eles representavam membros do reinado de diferentes períodos, imortalizados e endeusados em uma imagem projetada na pedra.

Camafeu na moda

A rainha Vitória é uma das responsáveis por popularizar o uso do camafeu com conotação fashion. Ela era grande apreciadora da beleza dessas peças, então a rainha ditou essa tendência de moda para as mulheres contemporâneas à ela. Então, as senhoras passavam a usar o acessório no cabelo, nas golas dos vestidos, em pingentes e também os homens usavam o camafeu em anéis.

Até hoje essa joia romântica, clássica e com ares de familiar habita o mundo da moda. Agora ela pode ser incorporada até em looks street style, dando aquele toque retrô que deixa a composição muito especial. Ela pode estar presentes em broches, anéis e brincos e um pequeno camafeu é suficiente para se destacar no look, devido a sua estética muito particular.

Joias Camafeu Dolce & Gabbana

A grife italiana mantem vivíssima as formas e estética dos camafeus, mas claro, com um ar de modernidade. Os bustos de homens e mulheres são esculpidos com riqueza de detalhes, nas expressões faciais e principalmente no cabelo. As peças ainda são feitas a mão. E têm o plus de terem na composição pedras preciosas como rubis, água marinha e ametista.

Camafeu Dolce & Gabbana
Os camafeus da Dolce & Gabbana associam tradição com muita modernidade

Além disso, outro ponto interessante, é que a Dolce & Gabbana traz uma proposta com os camafeus com cores principais bem fortes. Diferentes dos antigos que, geralmente eram brancos ou claros, com poucas nuances coloridas.

Tendência

Em 2010, a princesa Vitória da Suécia, usou joias camafeu em seu casamento. Ela estava com uma coroa repleta de camafeus e brincos feitos com a mesma técnica. Então, percebemos que esse tipo de peça tem tanto prestígio quanto qualquer joia e pode e deve ser incorporada nas composições.

Princesa Victoria Coroa
A princesa Victoria da Suécia usou camafeus em sua coroa e brincos, durante casamento em 2010

Até hoje as joias camafeu estão presentes em peças lindas e mega clássicas. Por isso, dê uma olhada em algumas dessas joias e se inspire:

Anel Camafeu
Anel com camafeu
Bracelete Camafeu
Bracelete com vários camafeus
Brinco Camafeu
Brincos modernos com camafeu com nuance vermelha
Brincos camafeu
Delicados brincos com camafeu
Brincos modernos de camafeu
Design ultra modernos e cheios de tradição com camafeu

Leia tambémSemijoias Camafeu e seu romantismo inigualável!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *