Embora não seja tão comum, surpreender a namorada com um anel de noivado é um hábito que tem aumentado entre os brasileiros. Mas nem sempre fazer essa escolha é algo muito fácil, na verdade pode ser até muito desafiador. Por isso, vamos dar dicas fáceis de como escolher o anel de noivado ideal, sem dores de cabeça.

Presentear a noiva com um anel de noivado não pode ser algo penoso para você. Deve ser feito de coração e, principalmente, dentro das condições possíveis. Por isso, antes de iniciar o processo da escolha do anel, leve em consideração questões como:

  • Devo comprar um anel do meu gosto e surpreendê-la
  • Estou disposto a dar uma joia ou uma semijoia?
  • Conheço o gosto dela ou preciso pedir ajuda para a mãe ou alguma amiga?

Depois de responder essas perguntas, você já poderá desenhar em que será baseada sua escolha. E com certeza a partir disso, todo o processo será mais prazeroso tanto para quem compra quanto para quem vende. Então, faça esse esboço mental antes de sair às compras.

Anel de Noivado
Tente aproveitar ao máximo a escolha do anel, afinal esse é um momento muito importante

Após ter as respostas dessas perguntas em mente, se você decidiu surpreender a pessoa amada e comprar o anel por conta e risco, você com certeza tem muita coragem e só por isso já terá seu reconhecimento. Mas para escolher o anel de noivado ideal com mais facilidade, acompanhe essas 5 dicas:

Estabeleça um valor

Sabe quando as empresas disponibilizam um fundo para algo? Aquele famoso budget? Pois, é, na hora de comprar um anel de noivado não é diferente. Antes de sair por ai comprando, tenha um mente um valor o qual você pode e quer gastar.

Então, essa é uma parte super importante para seguir pelas outras etapas. Isso porque a partir disso, você vai demonstrar que se importa também com o “orçamento” do casamento. Muitas vezes é melhor fazer uma escolha planejada e segura do que comprar algo fora da realidade do casal. Acredite se quiser, mas isso pode gerar até mesmo uma reação negativa na pessoa que receberá a joia.

Será uma joia ou semi joia?

Devido o valor a ser gasto, veja suas possibilidades. Dentro desse valor eu posso comprar joia? Posso comprar joia ou semijoia? Só posso comprar semijoia? Ao definir isso, já é possível ir exatamente ao ponto certo.

Então, se orçamento não for tão extravagante, você pode avaliar se vale a pena comprar uma joia autêntica que seja de prata. Ou então, se é melhor recorrer a solitários em semijoias que possuem qualidade excelente e pedras que geralmente são zircônias.

Tenha em mente o estilo da pessoa

Já estabeleceu um valor e escolheu entre joia ou semijoia? Chegou a hora exata de pensar no estilo do anel. Então, essa talvez seja uma das partes mais complicadas de escolher o anel de noivado. É difícil acertar de primeira o estilo de joia que cada pessoa prefere.

No entanto, você pode recorrer a uma estratégia super simples: procure joias que a pessoa já tenha usado com frequência. E também olhe fotos da pessoa e repare quais tipos de acessórios ela usa mais. Dessa forma, você pode ver se a preferência é por ouro, prata, rose, pedras brancas, coloridas…

Além disso, se você vai se casar com a pessoa, com certeza sabe se ela faz o estilo mais extravagante, mais discreta, mais delicada, mais fashionista… A partir do estilo cotidiano da pessoa, você pode ter um direcionamento se deve investir em anéis com pedras grandes, pequenas, de formas diferentes etc.

Paciência é fundamental para escolher o anel

Talvez depois de fazer buscas online e ir a várias lojas você perca a paciência. Calma e respira fundo! Esse é o momento em que você mais precisa de paciência. Afinal, não dá para saber se o primeiro anel que te agradar é o ideal. Então, pesquise com calma e leve em consideração as etapas anteriores:

  • O anel está dentro do orçamento?
  • Tem o estilo da pessoa?
  • É uma peça de qualidade?

Conheça o sistema de garantia da loja

Na etapa final, basta você conhecer toda política de garantia, troca e devolução da loja. Porque mesmo que você esteja ok com a decisão e bem seguro é possível ter contratempos como errar o número do anel ou escolher um banho que a pessoa não gosta muito. Por isso, sempre é bom antes de finalizar a compra, ver se a loja virtual ou a loja física possuem políticas de troca e devolução que sejam flexíveis. Dessa forma, você evita qualquer tipo de dor de cabeça no futuro.

Viu só? Escolher o anel de noivado ideal não é tão difícil quanto parece. Basicamente, consiste em conhecer a pessoa, ter sinceridade consigo mesmo e um pouco de paciência. Além disso, buscar tornar esse momento algo prazeroso, afinal, não é todo dia que se pede alguém em noivado, não é mesmo?

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *