A base da língua portuguesa tem origem no latin e algumas palavras são incorporadas de outros idiomas. Muitas vezes, há adaptações para que esses termos se adequem em nosso vocabulário. Então, falamos naturalmente essas incorporações, mas na hora de escrever às vezes bate uma dúvida. Esse é o caso da palavra bijuteria ou bijouteria. Por isso, saiba qual é o jeito correto de escrever e o porquê de termos esse tipo de dúvida.

Devo escrever bijuteria ou bijouteria?

Para sanar essa dúvida, consultamos o dicionário Houaiss e nele a forma correta de escrever é bijuteria. Portanto, não tem a letra “o”, como muitas vezes pensamos e acabamos escrevendo. Então, a grafia correta do termo é bijuteria.

Bijuteria jeito certo de escrever

Por que temos essa dúvida?

Assim como no caso de outras palavras, a palavra bijuteria foi incorporada na língua portuguesa há muito tempo. Entretanto, ela é uma palavra de origem francesa, e neste idioma a grafia correta é bijouterie. A primeiro momento, no francês essa palavra estava associada a ornamentos de valor.

Porém, posteriormente a palavra foi sendo aplicada para adornos corporais sem muito valor material como peças de ligas metálicas ou outros materiais que não são nobres. Entretanto, bijouterie ainda pode ser associada a ourivesaria.

Bijuteria bijouteria

Então, por conta da grande semelhança da grafia é que a dúvida sobre a maneira correta de escrever surge. As palavras se diferenciam pelo acréscimo da letra “o”  e pela letra “e” no final. Portanto, é perfeitamente normal que ocorra essa confusão.

Outra palavra de origem francesa que foi incorporada no português e que deixa a mesma dúvida é abajour, que em português é escrito corretamente: abajur (sem a letra “o”). Mas o melhor é deixar o francês de lado e se basear nas definições convencionais dos dicionários de língua portuguesa.

Dessa forma, não haverá nenhum tipo de erro de escrita. Portanto, em português será: bijuteria e abajur.

Bijutaria

Bijutaria é considerada uma grafia incorreta em na língua portuguesa praticada no Brasil. Entretanto, em Portugal e alguns outros países que falam português essa é a forma correta de escrever bijuteria. Mas lembre-se, embora haja compreensão do termo, no Brasil essa não é a forma correta de escrita.

O que é bijuteria?

A bijuteria é um tipo de adorno corporal ou objeto para enfeitar a roupa. Ela é feita a partir de ligas de metal não nobre, e pedrarias como cristais ou outros. A bijuteria é uma peça menos durável, pois ela é de materiais não nobres e os processos de sua produção não são tão minuciosos.

Em peças de bijuteria, as pedrarias geralmente são coladas e não cravadas como no caso de joias e semijoias. E também o banho que ela é submetida para ter a cor de metal nobre como ouro é prata é muito rápido. Por isso, elas acabam descascando ou perdendo o brilho e cor intensos.

Bijuteria
Embora existam peças muito bonitas a durabilidade das bijuterias é curta

Ainda assim, são peças muito baratas, sendo essa uma das vantagens de se comprar uma bijuteria. Mas apesar disso, ao adquirir uma peça desse tipo deve saber que a peça não vai durar muito tempo. Especialmente, se for submetida a condições adversas como água, produtos de limpeza e etc.

Geralmente, as bijuterias também possuem um design mais simples, portanto menos detalhado. Então, se você quiser uma peça com mais aparência de joia e que seja mais durável, o mais recomendado é que você adquira uma semijoia.

As semijoias são feitas a partir de um trabalho mais detalhado de cravamento das peças. E também, recebe um banho intenso. Por isso as peças têm maior durabilidade.

Leia também: Qual a diferença entre Semijoia e Bijuteria?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *