O anel de noivado e a aliança são símbolos super importantes para os relacionamentos. Eles simbolizam o elo e o compromisso entre duas pessoas que se amam. E, como sabemos  para o amor não há regras… para o anel de noivado e aliança também não! Entretanto, há algumas tradições que indicam formas de como usar esse adereço, que vamos contar nesse post.

As tradições permeiam a sociedade sem sabermos exatamente o porquê. Alguns hábitos que temos estão relacionados há milhares de anos atrás e é difícil saber como e por onde eles chegaram até nós.

Idosos com aliança de casamento
As tradições costumam ser passadas de pais para filhos e a aliança de casamento é uma delas

O caso do uso do anel de noivado e aliança faz parte desses hábitos. As comunidades mais antigas começaram a usar esse adorno para simbolizar o elo entre um casal. Com o passar do tempo a história e o significado da aliança de casamento foi mudando. E o que permanece é o posicionamento dos anéis nos dedos.

Paris Hilton Anel Noivado
O solitário é o modelo mais tradicional de anel de noivado. Esse da socialite Paris Hilton é avaliado em 2 milhões de dólares

Aqui no Brasil é mais comum que casais troquem alianças, porém existem pessoas que fazem o pedido de noivado com o tradicional anel, mais frequente nos Estados Unidos. Independente do tipo de joia, é bom saber em qual dedo usá-la diariamente.

Anel de noivado

Quando acontece o pedido de casamento, o noivo pode presentear a noiva com lindos modelos de semijoias. De acordo com a tradição, o tipo de anel ideal para essa ocasião é o solitário. Esse anel é um clássico quando o tema é casamento.

Anel anelar esquerdo
Segundo a tradição americana, o noivo deve gastar pelo menos o valor de dois de seus salários no anel de noivado

Nos Estados Unidos, onde a tradição é bem forte, ele é usado no dedo anelar da mão esquerda até o momento do casamento.

Lá apenas a mulher usa o anel, e quando o casamento é realizado o homem passa a usar aliança também e a mulher usa: anel de noivado e a aliança no dedo anelar da mão esquerda.

Aliança de compromisso

O anel de compromisso é bem frequente no Brasil. Geralmente, há dois tipos usados um par de alianças de prata, que é usado durante o namoro. Depois disso, é usado o par de alianças de compromisso douradas.

Alianças de compromisso
Durante o namoro, os casais costumam usar alianças pratas

Esses anéis costumam ser usados no dedo anular da mão direita, pelo noivo e pela noiva até o dia do casamento. Depois, o casal continua usando o mesmo par de alianças, só que no dedo anelar da mão esquerda.

Aliança de casamento

A aliança de casamento muitas vezes é a mesma que é usada durante o noivado, basicamente. A diferença é que em data próxima ao casamento, a noiva deve deixar a aliança com o noivo para que ele possa levar para o polimento e gravação da data do casamento, na parte interna do anel.

Alianças de noiva
Alguns casais optam pelos ouro branco no lugar do ouro amarelo na hora de escolher as alianças

Então, quando a noiva usa anel de noivado e não alianças, ela passa a usar o anel + a aliança, ambos no dedo anelar da mão esquerda.

Não há nenhuma regra que é seguida fielmente pelo casais. A frequência de usar o conjunto anel de noivado e aliança na mão esquerda se dá porque havia um boato entre os romanos de que pelo dedo anelar passava-se a Vena Amoris, uma veia interligada ao coração.

Vena Amoris Anel Noivado
Hoje em dia já se sabe que em todos os dedos da mão passam veias interligadas ao coração

Aparadores

Muitas noivas escolhem complementar as alianças com o aparador. Isso porque o aparador é um anel, geralmente, mais fininho com texturas e pedrarias, que acrescentam um valor a joia permanente. Os aparadores ficam lindos com alianças ou anéis de noivado, pois ressaltam ainda mais a beleza dessas joias.

Anel Solitário com Aparador
O aparador realça ainda mais a beleza de um anel solitário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *