Tem sonhos que não deixam a gente em paz, né?! Você acorda com aquela sensação ruim, cabeça pesada e corpo cansado… O melhor é quando temos aqueles sonhos tão perfeitos que não gostaríamos de acordar! Por isso o filtro dos sonhos é um importante amuleto. Suas principais finalidades são purificar as energias e separar as energias boas das energias ruins, que podem se confundir nos sonhos.

O filtro dos sonhos ou dreamcatcher é um acessório encontrado na maioria das casas esotéricas. Ele consiste em um círculo, enfeitado de penas e de contas, dentro de seu círculo há linhas que formam “teias”. Mas além da beleza estética esses objetos possuem uma carga simbólica e espiritual muito grande.

As tribos indígenas que criaram os filtros acreditavam que os sonhos bons poderiam passar mensagens importantes. Então, através desse amuleto é possível realmente filtrar o teor dessas mensagens. As boas passam pelo círculo do centro da teia. Por outro lado, as que têm energias ruins ficam presas nos fios da teia.

Origem do filtro dos sonhos

O filtro dos sonhos é usado há muito tempo por tribos indígenas xamãs dos EUA, especialmente, a tribo Ojibwa. Para essas tribos, aprender a decifrar as mensagens reveladas pelos sonhos era uma das principais missões que as pessoas tinham em sua passagem pela Terra.

Então, segundo as crenças desses povos durante a noite muitos sonhos ficavam pelo ar. Entre eles sonhos bons e ruins procuravam transmitir mensagens para as pessoas. Entretanto, os sonhos que não eram destinados a determinadas pessoas, também ficavam perambulando pelo ar.

Por isso, o filtro dos sonhos eram artefatos super necessários. Ele fazia a distinção entre esses sonhos e os filtrava. Ainda de acordo com a tradição, os sonhos bons vão passando pelo círculo central, já os sonhos ruins ficam presos na teia. E quando amanhece essas energias ruins desaparecem.

Para essas tribos é normal deixar um filtro dos sonhos próximos aos locais que os bebês dormem. Dessa forma, os pequenos ficam protegidos dos maus sonhos. Além disso, coloca-se uma pena no centro do filtro, representando o poder do ar.

Filtro dos sonhos

Poder do filtro dos sonhos

Além de bonita estética esse amuleto tem poderes místicos como:

  • Ajuda as pessoas a dormirem com tranquilidade
  • Atrai bons sonhos
  • Afasta os pesadelos
  • Protege o sono

O mais indicado é colocar o filtro dos sonhos no quarto, próximo a uma janela onde bata luz. Afinal, no amanhecer as energias negativas presas a teia somem. Mas o filtro também pode ser colocado sobre o corpo da pessoa que dorme, para garantir a proteção.

Leia também: Sonhar com brincos? Saiba seus significados

Lenda da aranha

Há uma lenda indígena norte americana que fala sobre a jornada espiritual de um índio idoso que encontrou uma aranha. A história diz que ao subir ao topo de uma montanha o índio se deparou com uma aranha. A aranha pegou um aro de cipó e na sua parte interna passou a tecer uma grande teia.

Em linguagem sagrada ela se comunicou com o índio dizendo que a vida é compostas de ciclos, como nascimento e morte. Ela também ensinou ao índio como forças boas e ruins envolvem a natureza humana.

Também disse que quando trabalha-se mais com as forças boas, os objetivos são alcançados e logo se entra em harmonia com a natureza. Porém, quando se faz o contrário se vive uma vida repleta de infortúnios.

Então, após tecer a parte interna de todo o aro, a aranha entregou o filtro ao velho índio. Ela lhe disse que aquela peça serviria para ajudar sua tribo a alcançar seus objetivos e usar de forma sábia ideias, sonhos e visões.

Do que é feito o filtro dos sonhos

Os mais tradicionais possuem o aro feito com uma vara de salgueiro. Neles são amarrados vários fios de fibras que formam uma teia de aranha irregular. Nele podem ter penas ou outro artefatos de motivos pessoais pendurados.

Joias com filtro dos sonhos

A estética da peça é tão interessante e bela que hoje em dia se tornou um símbolo muito marcante na cultura ocidental. Inclusive no mundo da moda, a imagem do filtro dos sonhos além de estar presente em estampas de vestuários e tatuagens, ela é um dos símbolos muito utilizados em joias.

Confira algumas lindas fotos de semijoias de filtro dos sonhos:

Brinco filtro dos sonhos
Joias de filtro dos sonhos
Colar Filtro dos sonhos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *