Após o MET Gala 2018, maior evento do mundo da moda, com tema em corpos celestes as joias religiosas ganharam força. Aqui no Brasil, a tendência também está presente e os escapulários em especial. Afinal, na novela Segundo Sol, a personagem de Deborah Secco, aposta na joia como seu principal acessório.

Super atemporais, os escapulários são joias religiosas capazes trazer proteção aos seus usuários. Além disso, a peça pode dar um up a qualquer look básico, pois além de ser um adereço religioso, hoje a peça é também um ícone fashion

Muito utilizado desde a antiguidade, os escapulários caracterizam-se por trazer dois pingentes com imagens religiosas (um na frente e outro atrás). Os mais tradicionais representam o Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora. Entretanto, atualmente, existem escapulários para todas as crenças, como os que trazem a Hamsa e a Estrela de David, por exemplo.

Escapulário Ouro Rose
Mix em rose com escapulário delicado

Entre os famosos, o item faz sucesso tanto entre as mulheres, quanto entre os homens. As atrizes Camille Belle, Giovanna Ewbank e o ator Eduardo Moscovis são alguns exemplos.  Aliás, Giovanna quase nunca é vista sem o escapulário, pois acredita que o acessório a protege contra o meu olhado. E claro, não podemos de deixar de falar sobre o escapulário de Karola, da novela Segundo Sol.

A origem dos escapulários

O termo escapulário tem origem no latim scapula, que significa aquilo que se traz sobre os ombros. Então, ainda em meados do século XI, era um hábito de todos os monges carmelitas carregar nos ombros um pedaço de tecido leve. O intuito era fazer referência ao jugo suave e ao fardo leve de Cristo.

Origem escapulário

Após essa primeira referência da ideia do escapulário que conhecemos até hoje, já em 1251, São Simão Stock teve uma visão, em que Nossa Senhora do Carmo, o entregava um escapulário dizendo: aquele que morrer usando o Escapulário com devoção, não padecerá no fogo do inferno. 

Então, devido a sua força e apelo religioso, potencializado pela fé, a igreja católica passou a incorporar a peça. A partir disso a peça se tornou item religioso de muitos devotos, especialmente, de Nossa Senhora do Carmo. Portanto, a peça já foi usada por diversos santos, papas e fiéis ao longo do tempo.

Significados do escapulário

Então, resumindo o escapulário tem um significado religioso muito importante para quem é fiel. E embora a peça tenha sido incorporada também no mundo da moda, é importante entender e respeitar seu teor religioso. Veja os principais significados do escapulário:

  • Proteção ao longo da vida
  • Ajuda na hora da morte, especialmente, na hora do purgatório
  • Salvação eterna

Os escapulários no mundo da moda

Segundo a Igreja Católica, os escapulários indicavam que ao morrer, após ter uma vida santa, o destino seria o céu. No entanto, ele perdeu um pouco o seu propósito e muitas pessoas usam o escapulário apenas como um acessório da moda.

Escapulários Moda

Além de ser uma peça repleta de história e significado, os escapulários são considerado também uma super tendência da moda. Várias celebridades e fashionistas utilizam o objeto para compor os seus looks casuais. Versátil, ele pode ser usado em muitas ocasiões, compondo looks incríveis.  Veja alguns lind

Escapulário da Karola de Segundo Sol

Na novela Segundo Sol, a personagem de Deborah Secco sempre que pode incorpora o escapulário em seus looks. E podemos ver que a peça, além da carga religiosa, traz um charme todo especial para as composições da personagem.

Escapulário Karola Segundo Sol

O escapulário dela é o do Sagrado Coração em banho de ouro, que está super na moda no momento. Além disso, Karola opta por essa peça que é bem grandinha até, mas que casa perfeitamente com a personagem. Você pode se inspirar na personagem, incorporando o escapulário em seus looks também!

Leia também: Além de joia com significado, o colar de cruz é a trend da vez!

Saiba como comprar semi joias online

Atualmente, existem diversos tipos escapulários no mundo das semijoias. Na Waufentemos opções de escapulários folheados a ouro, banhados a ródio e feitos de prata. Há os escapulários com pingentes em diversas cores e tonalidade e também os mais simples e tradicionais.

Na hora de escolher o escapulário é importante optar por alguma peça que tenha a ver com você! Além disso, os escapulários também são excelentes acessórios para dar de presente. Afinal, quem não quer ganhar algo bonito e cheio de significado não é mesmo?!

Para comprar semijoias online, após escolher a peça basta adicioná-la em seu carrinho através do nosso site. As compras podem ser parceladas em até 6x sem juros e você receberá todos os produtos em sua casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *