É muito bom poder comprar uma semi joia novinha. Abrir a caixa e ver aquela peça linda, cheia de beleza e o mais importante brilhando. Mas as vezes a gente que mesmo é usar aquela peça que temos há anos, que já está esverdeada ou sem brilho algum. Por isso, vamos ensinar como limpar ouro ou semi joias douradas.

Pode ser muito frustante escolher aquele brinco que você já tem há anos para ir em uma festa ou evento especial e se deparar com uma peça sem vida, sem brilho, sem cor. Essa descrição é totalmente contrária ao ouro ou às peças douradas do mundo dos acessórios.

Joias vintage em em ouro
Joias vintage em ouro e pérolas da Chanel, em capa da Vogue Paris de Abril de 2018/ Reprodução: Vogue Paris

A proposta do ouro ou do dourado é reluzir! Esse metal chama tanta atenção por ser nobre e ter um brilho inigualável. Ele traz muita elegância para os looks e com certeza harmoniza muito bem em qualquer pessoa. Afinal, ele está presente na sociedade como demonstração de riqueza há milhares de anos.

Saiba que em termos químicos o ouro é considerado inerte, por isso ele não enferruja.  Por esse mesmo motivo, peças compostas somente de ouro não causam irritação na pele. E se derem algum tipo de reação, é porque as peças têm alguma mistura em sua composição que pode gerar essa irritação.

Acessórios de Ouro
Joias de ouro não oxidam, por isso elas não provocam reações alérgicas

Porém o lado B desse metal nobre, é que assim como a prata e outros metais, ele muda de cor. O ouro fica suscetível ao escurecimento por várias razões. Ele pode ser afetado pelo contato com certos produtos químicos, a sujeira da nossa própria pele e até mesmo da luz, entre outras variáveis.

Mas assim como a prata pode ser recuperada de formas simples, o ouro ou o dourado também podem! Com produtos simples, fáceis de encontrar em casa, você pode trazer todo brilho de volta às suas joias favoritas.

Tem dois produtos que são fundamentais para a limpeza do dourado, eles são: bicarbonato de sódio ou sabão/detergente de coco. Eles são essenciais para você limpar suas peças sem danificá-las.

Vamos ensinar o passo à passo de forma simplificada com os dois produtos, confira:

Pasta de dente limpa ouro também

Assim como funciona bem com peças de prata, o creme dental é um produto excelente para limpar suas peças de ouro ou de banho dourado. É muito simples fazer sua limpeza, você precisará de creme dental branco e uma flanela ou tecido macio.

Limpar ouro creme dental
A pasta de dente é um forte aliado na hora de limpar metais

O primeiro passo é envolver a peça que será higienizada pelo produto. Após isso, esfregue a peça com o tecido ou flanela de forma delicada, como se estivesse polindo. Depois enxague a peça em água corrente, tirando todos os resíduos do creme dental. Por fim, seque bem a peça. Fazendo esses procedimentos, sua peça voltará a brilhar!

Detergente de Coco

Você pode usar qualquer detergente, porém recomendamos o de coco, por ele ser mais neutro do que os outros. O procedimento é praticamente o mesmo para limpar ouro. Com auxílio de um pano úmido com água e detergente, você deverá esfregar a peça de forma delicada. Depois enxague a peça com água corrente, tire todos os resquícios do produto. Para finalizar sua peça.

Como Limpar Ouro
O detergente neutro remove toda a sujeira da sua semi joia

Essas são as formas mais fáceis de você fazer a manutenção de seus acessórios e limpar ouro ou peças douradas, na sua casa mesmo e gastando bem pouco! Você poderá deixar sua peça sem aquelas manchas verdes ou amarronzadas que se acumulam naturalmente.

Modelos com Joias de Ouro
As modelos Karlie Kloss, Irina Shayk e Hailey Baldwin usam joias de ouro

O ouro sempre será um metal nobre muito presente nas tendências e nas composições de joias e semi joias. Por isso, não deixe de ter peças vibrantes como o ouro amarelo, elegantes como o ouro branco ou charmosas como ouro rose!

1 thoughts on “Como limpar ouro – saiba o jeito mais fácil de fazer isso em casa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *