A estreia do filme Pantera Negra foi um fenômeno mundial ultrapassando a marca de 1,3 bilhões de dólares de bilheteria. T’challa é o rei de Wakanda e o principal super herói negro dos quadrinhos, e o poder de representatividade de seu filme foi o segredo de tanto sucesso. E, após acompanhar os detalhes da trama, os fãs logo passaram a desejar elementos do filme. Por isso, o colar Pantera Negra se destacou e é um dos acessórios mais procurados do momento.

Diferente de muitas produções que caem em estereótipos, em Pantera Negra as referências de matriz africanas são vistas o tempo todo. Além do elenco ser composto por maioria de atores e atrizes negros, para o desenvolvimento da película foram feitos muitos estudos e pesquisas.

Para criação de um figurino encantador na tela, a figurinista Ruth E. Carter buscou muitas referências em diversos povos africanos. Ela que já foi indicada duas vezes ao Oscar, trouxe mais uma vez às telas um trabalho digno de reconhecimento.

Ruth Carter Figurino
Ruth E. Carter foi quem concebeu o figurino de Pantera Negra

Embora lúdico o filme traz uma discussão pertinente sobre os povos africanos. Não vamos dar spoilers, mas fica registrado que é um filme Marvel que vale muito a pena ser visto com um olhar crítico. Portanto, procurar compreender cada um dos elementos incorporados na ficção, que podem valer de reflexão na realidade.

Figurino de Pantera Negra

Por trás da criação do figurino está a experiente Ruth E. Carter. Ela recebeu toda liberdade criativa para criar o figurino ideal de acordo com a proposta do filme. Então, Ruth imergiu no universo africano, estudou os mais variados trajes, acessórios, adornos corporais etc.

Pantera Negra Referencias Africanas
Durante todo o filme é possível observar uma multiplicidade de referências de matriz africana nos figurinos/ Reprodução: Papel Pop

A partir disso, ela criou peças para o filme que contemplavam desde o Rei T’Challa as guerreiras Dora Milaje. Então, Ruth usou suas pesquisas aprofundadas, a liberdade adquirida pela produtora do filme, sua criatividade e acrescentou um toque futurista. O resultado é encantador!

Colar que vira traje

Na narrativa a irmã de T’Challa, Shuri, desenvolve para ele um traje muito mais poderoso do que os usados anteriormente. O traje capta energia cada vez que é atingido e consegue reverter contra o inimigo. O mais interessante é que esse traje é disfarçado perfeitamente em forma de colar.

Pantera Negra Colar
O colar de T’Challa é usado sempre e quando necessário se transforma em seu traje de herói

Portanto, quando T’Challa precisa ir para alguma missão, seu traje de herói pode ser acionado a partir de um colar que ele usa frequentemente. E é esse mesmo colar que tem se tornado objeto de desejo de muitos fãs do universo Marvel.

Traje do Pantera Negra
A partir do colar surge o traje do Pantera Negra

Embora não tenha poderes especiais de se tornar um traje super poderoso, o colar tem uma estética muito particular. Ele é inspirado em joias africanas feitas a partir de dentes de animais. E é tão icônico que se tornou a marca principal do super herói.

Colar Pantera Negra
O ator Chadwick Boseman com o colar incorporado no traje de Pantera Negra

Assim como o escudo é importante para o Capitão América, ou o martelo é necessário para o Thor, o colar é o ícone de super herói do Pantera Negra. Segundo Ruth Carter, ela não entendia muito sobre elementos que compunham o universo dos super heróis. Então, teve uma grande ajuda de Ryan Coogler.

Colar Pantera Negra Descontraído
A ideia principal para a criação do colar é que a peça pudesse ser usada no dia à dia e com o traje de herói

O diretor foi quem a direcionou para criação da peça. E a partir dessas indicações foi concebida uma peça única no universo de super heróis e ao mesmo tempo tão natural que o herói poderia usá-lo em um momento descontraído.

Colar Pantera Negra para fãs

Após toda empolgação com a estreia do filme, aparentemente os fãs querem ter algo de Wakanda Forever! incorporado em seus trajes diários. A busca pelo colar pantera negra tem aumentado exponencialmente. Isso demonstra que incorporar elementos de um ídolo vai muito além do que o universo dos cosplays.

Em Vingadores: Guerra do Infinito, as poderosas joias do infinito acabaram mexendo com o imaginário do público. Mas elas não foram o único tipo de acessório ou elemento de super herói que deixou o público obcecado.

Colar Pantera Negra Dentes
Modelo de colar pantera negra

O colar de dentes é uma peça inspirada em uma estética que remete à tribos africanas. E demonstra que a fantasia do universo Marvel ultrapassa a barreira da ficção e invade a realidade. Segundo a figurinista Ruth E. Carter:

as pessoas precisam escapar, precisam de uma fantasia, precisam de um lugar onde possam se sentir protegidos

Então, através desse imaginário muitos fãs têm incorporado o colar como um elemento fashion em suas roupas. E, ao mesmo tempo que se sentem parte do universo do super herói trazem referências de uma matriz africana em seu estilo.

Confira os fãs que já incorporaram o colar do super herói em seus looks!

 

Uma publicação compartilhada por @xokiannanicole em

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *