O colar de serpente da Bvlgari tem aparecido cada vez mais no pescoço das mulheres mais famosas do mundo. E isso não é em vão! O colar é uma peça belíssima, com certeza um masterpiece. Além disso, ele diz muito sobre a história da marca italiana.

As cobras sempre foram um dos principais símbolos da alta joalheria. Desde os egípcios que incorporavam o réptil em muitos de seus adornos, até aos romanos. Portanto, esse legado foi transmitido para as maiores joalherias do mundo. E até hoje as peças de serpentem mexem com o imaginário e possuem uma estética muito particular. Sendo um tipo de peça único!

Relógios de Serpente
Alguns modelos dos principais relógios de serpente da Bvlgari/ Reprodução: Bvlgari

A marca italiana Bvlgari é uma das primeiras joalherias a usar o símbolo em suas peças. E claro, que hoje em dia, quando se fala de serpente, logo a associamos a marca. Entretanto outras joalherias trabalharam com a imagem do animal. A Cartier é uma delas, quando em 1968, criou um colar de serpente para a atriz mexicana Maria Felix.

Colar Cobre Maria Felix
Colar de cobra criado pela Cartier em 1968 para a atriz mexicana Maria Felix

Ainda assim, a Bvlgari já em meados dos anos 40 criou manualmente seu primeiro relógio com formato de serpente. Nessa primeira versão, o corpo da serpente era maleável, de um vivo ouro amarelo. Depois as versões de Tubogas exploraram vários formatos diferentes para concepção da serpente.

Tradição e ruptura

A Bvlgari carrega a tradição desde seu nome. A grafia da nomenclatura é Bvlgari (com a letra “v” no lugar do “u”), pois segue o padrão de escrita do romano antigo. Entretanto a forma correta da pronúncia é “Bulgari”. Além desse traço exposto no nome, a marca mantem uma tradição secular na confecção minuciosa de suas joias de beleza imensurável.

Bulgari Joias coloridas
A Bvlgari cria uma ruptura com o estilo da alta joalheria francesa criando peças cheias de cor/ Reprodução: Bvlgari

Mas ao mesmo tempo que traz marcar inegáveis da alta joalheria tradicional, a Bvlgari criou seu estilo próprio se desvencilhando de padrões estéticos pregados pelas joalherias francesas do séc XIX. Então, com influências greco-romanas e do próprio renascimento italiano, a marca desenvolveu um estilo único.

Uma das principais características foi a composição de joias a partir de gemas variadas e coloridas. Então, o resultado foram incríveis combinações cromáticas. Essas joias eram bem contrastantes quando comparadas a peças francesas, que tinham o diamante como principal estrela das peças.

Representação da serpente

A serpente é um animal muito ambíguo que permeia o imaginário da humanidade há séculos. Desde os egípcios já se recorria a imagem da serpente para fazer parte de seus adornos corporais. E essa preferência se mantem nas sociedades grega e romana também.

Joia Romana Serpente
Joia romana de ouro egípcio dos anos 30 a.c.

Segundo a própria Bvlgari, a cobra é um símbolo de sabedoria e representa o renascimento e vitalidade. Além disso, os ornamentos com serpente são praticamente um talismã, devido ao seu apelo místico.

Anel Romano Cobra
Anel Romano com formato da serpente, seu valor estimado é de 15 mil dólares

Além disso, o próprio design da serpente sinuosa e com olhos penetrantes trazem muita sensualidade para quem a veste.

Joias com serpente

Hoje em dia, a serpente se preserva como uma herança e também caracteriza a marca. A coleção Serpenti fica disponível no próprio site da joalheria, que hoje também oferece outros produtos, como perfumes e cosméticos.

Joias com serpente
As peças da Bvlgari envolvem glaamour, tradição e sofisticação/ Reprodução: Bvlgari

Entre as peças da coleção estão presentes colares, braceletes, anéis, brincos e obviamente o relógio, que foi o acessório que introduziu a serpente na marca. As joias da coleção Serpenti aparecem em versões de ouro amarelo e ouro branco e chegam a custar milhares de euros.

Famosas que usaram o colar Serpenti

O colar Serpenti da marca com certeza é uma das peças mais nobres da alta joalheria de nosso tempo. O design da cobra traz sensualidade e sofisticação à peça, dando a ideia de que a cobra está se enrolando suavemente no pescoço de quem a veste.

Colar Serpente Bvlgari
O colar Serpenti é um verdadeiro masterpiece da Bvlgari

A peça acima é feita em ouro branco, com diamantes cravejados por toda área que simboliza as escamas da cobra. Além disso, um destaque da joia são os olhos penetrantes, feitos a partir de diamantes lapidados em formato de pera. Os dois diamantes dos olhos tem 0.95 ct e os cravejados 75,27 ct.

E devido à sua exuberância essa peça e outros modelos foram vistos nas celebridades mais consagrada no mundo da moda e também na mídia. Confira as celebridades que usaram o colar Serpenti:

Sofia Richie Colar Serpenti
Sofia Richie também usou o colar serpente da Bvlgari em sua composição
Alessandra Ambrósio Colar Serpente
A modelo brasileira Alessandra Ambrósio com o colar no red carpet de Cannes
Amber Heard Colar Serpente
A atriz Amber Heard com o colar icônico
Bella Hadid Colar Serpenti
A top model Bella Hadid é uma das favoritas da marca
Carla Bruni Colar Serpenti
A ex primeira dama da França já participou de diversas campanhas para a Bvlgari
Naomi Watts Colar Bvlgari
Naomi Watts usou o colar com voltado para o decote das costas
Naomi Campbell Colar Serpente
A modelo consagrada Naomi Campbell também já incorporou o colar de serpente em seus looks
Kitty Spencer Serpente Bulgari
Atualmente Kitty Spencer é embaixadora da Bvlgari ela já havia usado por diversas vezes joias icônicas da marca
Jessica Biel Colar Serpenti
A atriz Jessica Biel usou um modelo lindíssimo do colar de serpente da Bvlgari
Jasmine Tookes Colar Serpente
A modelo Jasmine Tookes incorporou o colar de serpente em look para o red carpet
Chiara Ferragni Colar Serpente
A italiana maior influencer de moda Chiara Ferragni também já usou o colar

Divas dos anos 50

Então, não é apenas em nosso tempo que a Bvlgari é usada pelas mulheres mais influentes. As atrizes que mais se destacaram no cinema dos anos 50, também fazem parte de um grupo seleto. Portanto, elas possuíram o privilégio de se adornar com peças da alta joalheria. Entre elas estão: Grace Kelly, Elizabeth Taylor, Audrey Hepburn e claro a italiana Sophia Loren.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *